Publicação: A abordagem humanista no ensino de física: uma proposta com experimentos de baixo custo
Carregando...
Data
2022-12-14
Orientador
Assis, Alice 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho visa investigar concepções humanistas de Carl Rogers para a educação que possam contribuir para o Ensino de Física. A importância das formulações psicopedagógicas de Rogers para a atividade docente contemporânea se torna evidente quando se observa que um determinado alinhamento de competências (a ser cultivado pelo docente) pode gerar um processo evolutivo de conhecimento e também de mudança de comportamento do discente, que através da experiência e da experimentação, utiliza mais do seu potencial natural para o aprendizado. Dessa forma, a proposta deste trabalho para o Ensino de Física é o uso de uma abordagem centrada no aluno em conjunção com atividades experimentais de baixo custo, e assim buscar uma aprendizagem significativa em Física concomitante ao crescimento do aluno como pessoa. É importante compreender que o uso de uma metodologia de ensino mais estimulante, a exemplo da construção de experimentos pelas mãos dos próprios alunos, faz com que a aprendizagem seja finalmente percebida como algo relevante para a vida dos estudantes. Dessa maneira, a Física pode deixar de ser entediante e descontextualizada, passando a ser uma ciência que gera curiosidade, motiva descobertas e produz conhecimento.
Resumo (inglês)
This work aims to investigate Carl Rogers’ humanistic conceptions to education that can contribute to the Physics Teaching. The importance of Rogers' psychopedagogical formulations for contemporary teaching activity becomes evident when it is observed that a certain alignment of competences (to be cultivated by the teacher) can generate an evolutionary process of knowledge and also of change in student behavior, whom through experience and experimentation uses more of its natural potential for learning. In that sense, the proposal of this work for the Physics Teaching is the use of a student-centered approach in conjunction with low-cost experimental activities, and thus seek significant learning in Physics concomitant with student growth as a person. It is important to understand that the use of a more stimulating teaching methodology, such as the construction of experiments by the hands of the students themselves, makes learning finally be perceived as relevant to the students' lives. In that manner, Physics can stop being boring and decontextualized, becoming a science that generates curiosity, motivates discoveries and produces knowledge.
Descrição
Idioma
Português