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Publicação:
Construção e validação de uma estratégia educativa frente ao medo do parto

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Orientador

Jamas, Milena Temer

Coorientador

Avila, Marla Andréia Garcia de

Pós-graduação

Enfermagem - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Introdução: O parto normal está em declínio no mundo desenvolvido, necessitando de uma análise crítica das crenças associadas ao nascimento, suas origens e como moldam os cuidados prestados às mulheres. Estudos de intervenção são limitados, e os elementos que sustentam o medo do parto não são totalmente explorados, tornando necessária a identificação precoce dos componentes do medo relacionado ao parto e o desenvolvimento de estratégias de educação específica para minimizar esse sentimento antes da gestação. Objetivos: Avaliar a validade da estrutura interna da versão brasileira online da escala Childbirth Fear Prior to Pregnancy (CFPP); identificar a prevalência e os fatores associados ao medo do parto em homens e mulheres; desenvolver e validar uma tecnologia educativa para abordar o medo do parto; e implementar essa estratégia nas unidades de atendimento a gestantes do município de Botucatu/SP. Método: Trata-se de um estudo multimétodo conduzido em quatro etapas. Na primeira, conduziu-se um estudo metodológico para avaliar a validade da estrutura interna da versão brasileira da escala CFPP para aplicação online. Na segunda, realizou-se um estudo transversal por inquérito online com adultos jovens para identificar a prevalência e os fatores associados ao medo do parto. Na terceira, conduziu-se um estudo metodológico para o desenvolvimento de uma tecnologia educativa, tipo vídeo animado, direcionada pela análise dos resultados da segunda etapa e com o apoio de juízes especialistas para desenvolvimento e validação. Na quarta, implementou-se a estratégia nas unidades de atendimento às gestantes do município. Resultados: Identificou-se que a versão online da escala CFPP apresenta sólidas evidências de validade na estrutura interna e confiabilidade para medir o medo do parto na população brasileira. Conclusão: O estudo possibilitou a identificação dos fatores que influenciam o medo do parto e o desenvolvimento de uma estratégia educativa direcionada. Espera-se que essa abordagem, aliada às intervenções dos profissionais de saúde, promova uma compreensão mais ampla do tema, desmistificando vivências negativas e favorecendo uma assistência obstétrica mais humanizada e centrada nas necessidades das gestantes.

Resumo (inglês)

Introduction: Normal birth is in decline in the developed world, requiring a critical analysis of the beliefs associated with birth, their origins, and how they shape the care provided to women. Intervention studies are limited, and the elements supporting fear of childbirth are not fully explored, requiring the early identification of the components of fear related to childbirth and the development of specific education strategies to minimize this feeling before pregnancy. Objectives: To evaluate the validity of the internal structure of the Brazilian online version of the Childbirth Fear Prior to Pregnancy (CFPP) scale; to identify the prevalence and factors associated with fear of childbirth in men and women; to develop and validate educational technology to address fear of childbirth; and to implement this strategy in the municipality’s pregnancy care units. Method: This is a multi-method study conducted in four stages. First, a methodological study was conducted to evaluate the validity of the internal structure of the Brazilian version of the CFPP scale for online application. In the second stage, a cross-sectional study was carried out using an online survey with young adults to identify the prevalence and factors associated with fear of childbirth. In the third, a methodological study was conducted for the development of an educational technology, such as an animated video, guided by the analysis of the results of the second stage and with the support of expert judges for development and validation. On the fourth stage, the strategy was implemented in the municipality's pregnant women's care units. Results: In the first stage, it was identified that the online version of the CFPP scale presents solid evidence of validity in the internal structure and reliability for measuring fear of childbirth in the Brazilian population. Conclusion: The study allowed identifying the factors that influence fear of childbirth and the development of a targeted educational strategy. It is expected that this approach, combined with the interventions by health professionals, will promote a broader understanding of the topic, demystifying negative experiences and favoring more humanized obstetric care centered on the needs of pregnant women.

Descrição

Palavras-chave

Educação em saúde, Medo, Parto (obstetrícia), Filmes educativos

Idioma

Português

Como citar

CASTRO, Andrezza Belluomini. Construção e validação de uma estratégia educativa frente ao medo do parto. Orientador(a): Milena Temer Jamas. 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2024.

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