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Publicação:
Comercialização de energia elétrica no Brasil

dc.contributor.advisorFernandes Filho, Guilherme Eugênio Filippo [UNESP]
dc.contributor.authorSaggio, Carlo Giovanni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:09Z
dc.date.available2015-03-23T15:28:09Z
dc.date.issued2013-12-13
dc.description.abstractHow companies can sell their surplus production capacity of electric power in Brazil? This work was developed from the question presented and focusing on clarification of procedures to enter the Brazilian electricity market by providing basic guidelines based on resolutions by National Agency of Electric Energy, National System Operator procedures and rules of the Assembly of Electric Energy Commercialization. It features subsidy to companies that fit this profile to evaluate the possibility to sell their surplus electricity. The general aim was to analyze the procedures and the necessary steps to make this sale happen. Was developed through a literature review where an overview of the Brazilian electric sector and a case study of a company that has excess capacity of electricity, but doesn’t make its marketing. Resulted in the expected clarification as well as the incentive for companies through the information presented, the entry in this trade since power is still crucial to the country's economic growth and ensure its availability in quantity demanded is a challenge of the utmost importance for satisfactory results are achieved economic development contributing to the progress of our societyen
dc.description.abstractComo empresas podem vender o seu excedente de capacidade de produção de energia elétrica no Brasil? Este trabalho foi desenvolvido a partir do questionamento apresentado e focando o esclarecimento dos procedimentos necessários para ingressar no mercado de energia elétrica brasileiro através da apresentação de diretrizes básicas fundamentadas nas resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica, dos procedimentos do Operador Nacional do Sistema e das regras da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Ele apresenta subsídio às empresas que se enquadram nesse perfil para avaliarem a possibilidade de vender sua energia elétrica excedente. Teve como objetivo geral analisar os procedimentos e as etapas necessárias para que esta venda aconteça. Foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica onde foi apresentada uma visão geral sobre o setor elétrico brasileiro e um estudo de caso de uma empresa que tem excedente de capacidade de produção de energia elétrica, mas não faz a sua comercialização. Teve como resultado esperado o esclarecimento assim como o incentivo às empresas, através das informações apresentadas, ao ingresso nesse comércio uma vez que energia é fundamental para o crescimento econômico do país e garantir sua disponibilidade na quantidade demandada é um desafio de extrema importância para que resultados satisfatórios de desenvolvimento econômico sejam atingidos contribuindo com o progresso de nossa sociedadept
dc.format.extent73 f.
dc.identifier.aleph000738379
dc.identifier.citationSAGGIO, Carlo Giovanni. Comercialização de energia elétrica no Brasil. 2013. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.
dc.identifier.file000738379.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120915
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnergia elétricapt
dc.subjectEnergia elétrica - Distribuiçãopt
dc.subjectEnergia eletrica - Concessõespt
dc.subjectComercializaçãopt
dc.subjectIndustria eletricapt
dc.subjectElectric powerpt
dc.titleComercialização de energia elétrica no Brasilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia Mecânica - FEGpt

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