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Circuitos provisórios

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Orientador

Romagnolo, Sérgio

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação trata de um estudo de imagens virtuais populares, também conhecidas como memes, através de uma ocupação virtual, o desenvolvimento de um enquadramento teórico e sua difusão via performances-palestras. A pesquisa foi norteada pelos conceitos da memética de Susan Blackmore, as reflexões teóricas de Aby Warburg sobre a sobrevivência das imagens e a análise do funcionamento da ideologia pensada por Slavoj Zizek. Partindo do estudo aproximado da lógica memética inspirado de uma análise estética do processo de radicalização de jovens para a extrema-direita através de memes como a redpill e os valores associados às comunidades incel e similares, propõe-se artisticamente um novo memeplexo chamado de TRAVECOCENO que apresenta uma contra-ordem ao funcionamento da propaganda política da direita. Esse complexo de memes se organiza através da ocupação de determinadas plataformas, a produção de um enquadramento teórico e a disseminação através das redes por uma ocupação e direcionamento de produções em vídeo e texto.

Resumo (inglês)

This dissertation deals with a study of popular virtual images, also known as memes, through a virtual occupation, the development of a theoretical framework and its diffusion through performances-talks. The research was guided by the concepts of memetics found in Susan Blackmore, the theoretical reflections of Aby Warburg on the survival of images and the analysis of ideology’s working by Slavoj Zizek. Going from a close study of memetic logic through an aesthetic analysis of the radicalization process of young people to the far-right through memes such as the redpill and values associated with the incel community and similar groups, we propose a new memeplex called TRAVECOCENO that presents a counter-order to the working of the right’s political propaganda. This meme complex organizes itself through the occupation of certain platforms, the development of a theoretical framework and the aligning of text and video productions.

Descrição

Palavras-chave

Arte, Memes, Memética, Imagens, Ideologia

Idioma

Português

Citação

CAMARGO, Eduarda Neves. Circuitos provisórios. 2025. 165 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2025.

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