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Dez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolítica

dc.contributor.authorPagni, Pedro Angelo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-03T17:31:48Z
dc.date.available2019-10-03T17:31:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAbstract: Amid the uncertainty of the current political context and an unprecedented institutional crisis in Brazil, this essay offers a theoretical analysis of the problems arising from the drafting, implementation and setback of PNEEPEI from a biopolitical perspective. To this end, supported by analyses by Foucault and Agamben, we will understand how Brazilian state governmentality addresses the inclusion of people with disabilities in school in terms of both biopolitics and Thanatos-politics. In light of the criticism of the scientific paradigm that brings together these two aspects underpinning PNEEPEI, we propose an aesthetic paradigm of inclusion to better meet the demands of the ethos of these people in school.en
dc.description.abstractResumo: Em meio às incertezas do quadro político atual e de uma crise institucional sem precedentes no Brasil, este ensaio analisa teoricamente os problemas decorrentes da elaboração, implantação e dos refluxos da PNEEPEI pela perspectiva da biopolítica. Para isso, apoiados nas análises de Foucault e Agamben, compreenderemos o modo como a governamentalidade estatal brasileira se ocupa da inclusão das pessoas com deficiência na escola, elucidando suas faces tanto biopolítica quanto tanatopolítica. À luz da crítica ao paradigma científico que congrega essas faces, no qual a PNEEPEI se apoia, propomos um paradigma estético de inclusão, com vistas a melhor atender as demandas do ethos dessas pessoas na escola.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623684849
dc.identifier.citationEducação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 44, n. 1, p. -, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/2175-623684849
dc.identifier.fileS2175-62362019000100208.pdf
dc.identifier.issn2175-6236
dc.identifier.lattes4107347396869362
dc.identifier.orcid0000-0001-7505-4896
dc.identifier.scieloS2175-62362019000100208
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183826
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação & Realidade
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectPNEEPEIen
dc.subjectAesthetic Paradigmen
dc.subjectBiopolíticapt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectDeficiênciapt
dc.subjectPNEEPEIpt
dc.subjectParadigma Estéticopt
dc.titleDez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolíticapt
dc.title.alternativeTen Years of PNEEPEI: an analysis from a biopolitical perspectiveen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4107347396869362
unesp.author.orcid0000-0001-7505-4896

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