Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.authorGabini, Wanderlei Sebastião
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas de Jaú (FIJ)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:38Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:38Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo.pt
dc.description.affiliationFaculdades Integradas de Jaú (FIJ), Jaú, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent6359-6371
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-6371
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes2374974313953772
dc.identifier.orcid0000-0002-0192-3988
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141590
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectComputadorpt
dc.titleFormação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2374974313953772[2]
unesp.author.orcid0000-0002-0192-3988[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf
Tamanho:
527.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format