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As contribuições da família no desenvolvimento infantil: perspectivas de professores

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Orientador

Fonseca, Débora Cristina

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A relação entre família e escola é resguardada por lei para todos os níveis de educação básica no país, visto que a educação é dever do Estado e da família. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo pesquisar a interação escola e família e de que forma ela influencia no pleno desenvolvimento infantil. Para esse fim, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa composta por dois procedimentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico pela base de dados SciElo- Scientific Electronic Library Online-, e, posteriormente, realizamos a aplicação de formulário online com vinte e quatro professoras de Educação Infantil de cinco escolas da rede municipal de Piracicaba. Os dados foram analisados individualmente e, posteriormente, realizamos uma triangulação entre eles com o suporte teórico da perspectiva sócio- histórica Os resultados demonstram que as professoras compreendem a importância das famílias para o desenvolvimento infantil, mas possuem práticas que não corroboram para uma participação efetiva, bem como a literatura sobre o tema apresenta. A relação entre os pares precisa ser reformulada com o objetivo de futuras práticas que incluam as famílias no processo de desenvolvimento, proporcionando um diálogo horizontal entre as instituições.

Resumo (inglês)

The relationship between family and school is protected by law for all levels of basic education in the country, since education is the responsibility of the state and the family. Taking this into account, the aim of this paper was to research school and family interaction and how it influences children's full development. To this end, we carried out a qualitative research approach consisting of two data collection procedures: a bibliographic survey using the SciElo - Scientific Electronic Library Online - database, considering three descriptors: Child development AND School AND Family and, as a criterion, we used the period of the last ten years as a cut-off, seeking to understand what the conceptions of child development, school and family were and, subsequently, we applied an online form with twenty-four Early Childhood Education teachers from five schools in the Piracicaba municipal network. The data was to analyze individually and then triangulate with the theoretical support of the socio-historical perspective. The results show that the teachers understand the importance of families for children's development, but, they have some actions that do not corroborate effective participation, as well as the literature on the subject, which also requires more in-depth research in the field of education. The relationship between peers needs to be reformulated with the aim of future practices that include families in the development process.

Descrição

Palavras-chave

Desenvolvimento infantil, Escola, Família, Child development, School, Family

Idioma

Português

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