Rio Claro - IB - Instituto de Biociências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254626
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PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O ensino do balé clássico: a importância da didática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) França, Vitória de Queiroz; Azevedo, Maria Antonia Ramos de
; Carrasco, Ligia Bueno Zangali ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O balé clássico é uma dança com diversas metodologias de ensino específicas e instrumentais, tendo uma concepção tradicional marcada pela disciplina e obediência, em que os alunos podem se sentir reprimidos e, por vezes, desmotivados a continuarem. A partir deste fato, partimos do pressuposto que um saber específico sobre a técnica clássica não seria suficiente para o ensino dessa tão bela arte. Este trabalho apresenta, assim, uma reflexão acerca da necessidade da Didática no ensino de balé. Entendemos que, como em todas as situações de ensino e aprendizagem, há a necessidade de o professor de balé desenvolver saberes específicos acerca do “como ensinar” e não apenas “do quê” ensinar. Nosso objetivo geral foi identificar e compreender os conceitos da didática e sua importância para o processo de ensino aprendizagem para a formação de um professor de balé clássico, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e delineamento bibliográfico, buscamos compreender esta importância e discorrer sobre ela a partir de outras pesquisas já realizadas no campo. O resultado desta pesquisa mostrou que a concepção da Pedagogia Tradicional ainda cerca as aulas de balé, e que é necessário repensar a formação formal na dança, visto que para uma melhora no ensino-aprendizagem, a didática e a preocupação em constituir saberes específicos para o ensino de balé são indispensáveis para o professor. Está aí o início de importantes mudanças paradigmáticas na busca pela qualificação dos processos de ensino e aprendizagem também no balé.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Psicologia do esporte e sua atuação no cenário competitivo de League of Legends(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Carvalho, Raphael Henrique Corrêa; Machado, Afonso Antônio
; Lemos Filho, Joacks de Paula
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Neste trabalho de Conclusão de Curso será estudado a origem dos eSports, com o League of Legends em foco, e como estes estão presentes nas tendências contemporâneas, também estabelecendo seu caráter competitivo, assim como as dificuldades e desafios que os cyber atletas enfrentam para alcançar um bom desempenho. Após tal análise, será relacionado a psicologia do esporte, enfatizando a sua importância para aleançar um nível de excelência na performance dos competidores.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Relação entre mindfulness e exercício físico: uma revisão narrativa de literatura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Dionello, Millena Luz Mendes; Kokubun, Eduardo
; Almeida, Daniela Ambrósio de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Manter corpo e mente saudáveis é um passo fundamental para viver com qualidade. 'Saúde' é definida pela Organização Mundial da Saúde como um estado que transcende a ideia de ausência de doenças, contemplando o bem-estar completo (físico, mental e social) do indivíduo. Ter uma vida fisicamente ativa pode trazer inúmeros benefícios tanto à saúde física, quanto psicológica. Nas últimas décadas, tendo em vista melhorar o cenário em que muitas pessoas enfrentam transtornos, principalmente psicológicos, em todo o mundo, tem-se atentado ainda mais à importância dos cuidados com a saúde mental. A utilização de Mindfulness como estratégia de cuidados e promoção da saúde vêm mostrando resultados significativos no tratamento e prevenção desses transtornos, melhorando também aspectos como atenção, concentração, resiliência, empatia e bem-estar. A Atenção Plena, como traduz-se Mindfulness na língua portuguesa, é um estado de consciência em que o indivíduo encontra-se inteiramente entregue ao momento presente, essa capacidade de concentração e contemplação pode ser treinada e, quando dominada, pode refletir na vida do indivíduo como um todo, possibilitando experiências mais proveitosas seja no âmbito social ou esportivo. O objetivo desta revisão narrativa de literatura é esclarecer a relação entre a Atenção Plena e o exercício físico. O Método utilizado foi a realização de uma busca nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo selecionando de forma direcionada os artigos pertinentes ao assunto, através da combinação dos termos “Mindfulness”, “Atenção Plena”, “Atividade Física”, “Exercício Físico”, “Esporte”, “Desempenho Esportivo”; “Atleta” e “Sedentarismo”, incluindo estudos publicados entre os anos 2000 e 2020, e não considerando outras revisões. Resultados: Foram selecionados, conforme critérios de inclusão e exclusão, um total de 27 artigos. Considerações finais: Intervenções baseadas em Mindfulness podem trazer inúmeros benefícios às práticas de exercício físico, aderência a atividade física, reabilitação, desempenho atlético e do movimento humano através de experiências e relações psicológicas em variados graus, e para diferentes populações. Devido a atualidade da temática, bem como sua relevância em diversos contextos, é sugerido que novos estudos sejam realizados buscando abordar outros cenários, e diferentes públicos.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote na BNCC: proposta para o 2º ciclo do ensino fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Neves, Kauan; Impolcetto , Fernanda Moreto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento elaborado por especialistas com a finalidade de nortear as escolas na organização dos currículos, os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote estão previstos para dois ciclos (2º e 4º) do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Esse estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino para os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote para o 2º ciclo do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano). Segundo a BNCC, habilidades como: identificar elementos comuns entre os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote e vivenciar diversos esportes desta categoria estão previstos para o 2º ciclo. Para uma maior facilidade no processo de ensino-aprendizagem, a elaboração dessa proposta baseou-se no ensino dessas modalidades considerando a lógica interna, buscando uma melhor compreensão do jogo e seus princípios táticos através de jogos reduzidos nas aulas de Educação Física. Para atingir tal objetivo, foram elaborados planos de aula que propõem jogos de agarrar e lançar, jogos de rebater com as mãos e jogos de rebater com implemento. Assim espera-se com a proposta deste estudo, contribuir para o ensino dos esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote, a partir do uso de jogos e com base na lógica interna dessas modalidades, como prevê a BNCC.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Lesões na coluna de ginastas e artistas circenses: medidas preventivas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Bassani, Giulia; Greco, Camila Coelho
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tanto a Ginástica Rítmica quanto as atividades circenses são modalidades que prezam muito pelo fator estético, tendo a flexibilidade como uma habilidade muito apreciada, buscando sempre maiores amplitudes de movimento. Por conta desse fator, são atividades que possuem aitas taxas de lesão na coluna devido a esforços repetitivos e estressantes de hiperextensão do tronco, sendo a espondilólise uma das lesões mais comuns. Objetiva-se, então, avaliar protocolos de força presentes na literatura que possam prevenir e/ou reabilitar atletas e artistas que possuem essa classe de lesões, para que seja possível preservar o bem-estar e o desempenho do indivíduo, tendo em vista que a mesma pode proporcionar uma diminuição do rendimento, afetar a qualidade da performance, provocar dor, afastar o indivíduo de suas atividades esportivas e artísticas além de possivelmente interferir em atividades do cotidiano. Por meio de uma revisão de literatura, utilizando as plataformas Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Web of Science e SPORTDiscus, e as palavras-chave “rhythmic gymnastics”, “circus”, “low back pair”, “spine injuries” e “spondyiolysis' para a busca. Os resultados obtidos a partir de tal análise foram promissores para a utilização do treinamento de força como parte do tratamento convencional para a espondilólise, sendo, na maioria dos casos a primeira opção de intervenção, embora os resultados do tratamento cirúrgico sejam bem estabelecidos dentro da literatura. Foi possível concluir que os treinamentos de força, de forma personalizada as características do indivíduo, podem tratar e prevenir reincidências desse tipo de trauma, além de auxiliar no desempenho da atividade específica desses atletas e artistas.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A interferência do VAR na atuação dos árbitros de futebol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Silva, Aline Correia da; Machado, Afonso Antônio
; Morão, Kauan Galvão
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
No esporte a utilização de recursos tecnológicos está crescendo durante os jogos e na preparação dos atletas. No futebol, o VAR (Video Assistant Referee) foi criado com o intuito de auxiliar o árbitro central do jogo a não cometer erros que fossem decisivos para o resultado final de uma partida. Segundo Amado (2018), o VAR é um sistema monitorado por um grupo formado de árbitros e ex-árbitros de futebol, ficando concentrados em uma sala de vídeo fora do estádio, acompanhando todos os lances da partida, podendo ter a assistência do replay em lances duvidosos. O árbitro é um elemento fundamenta! dentro da partida e precisa estar atento a todos os lances dos jogos, sendo muitas vezes um papel difícil. A partir disso, o estudo busca averiguar se o recurso tecnológico (VAR) possui interferência no desempenho e decisões dos árbitros nas partidas de futebol, verificando se essa tecnologia pode auxiliar a diminuir os erros relacionados a arbitragem ou não e se isso traz melhorias para a modalidade. O método que foi utilizado nesta pesquisa é a revisão bibliográfica e documental, buscando por materiais em bases de dados e outro tipo de conteúdo que proporciona base teórica para aprofundamento da temática e discussão da mesma. Assim, por meio desse estudo, foi possível verificar que o VAR é uma tecnologia que realmente minimizou o índice de erros no cenário do futebol, no entanto, ainda gera controvérsias sobre sua utilização, principalmente devido à falta de preparo dos árbitros para lidarem com isso, demorando tempo demais para tomarem decisões e, majoritariamente, deixando treinadores e atletas contrariados diante da utilização de tal tecnologia. Nota se que o VAR é uma ferramenta que pode passar por um processo longo até chegar na melhor performance dentro do futebol.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Aspectos da metodologia de ensino e de gestão de diferentes franquias de escolas de futebol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Pereira, João Lucas Freitas Alves; Drigo, Alexandre Janotta
; Pacheco, José Pedro Scarpel ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O futebol tem grande popularidade na sociedade brasileira desde a sua chegada ao país, o que ocorreu no final do século XIX. Notadamente percebe-se que o povo brasileiro se identifica bastante com esse esporte. O futebol infantil que era praticado espontaneamente em diferentes ambientes no meio urbano tem se transformado em mercadoria, promovendo a prática em escolas de futebol! de clubes nacionais e internacionais, muitas dessas sendo franquias. Este trabalho buscou descrever como as franquias das escolas de futebol nacionais e internacionais são organizadas e estruturadas, e analisar a metodologia de trabalho, as práticas pedagógicas e os modelos de gestão de negócio. Para obter análises mais complexas acerca dessas questões foi realizada uma triangulação de dados entre revisão de literatura, análise documental e pesquisa autobiográfica. Concluiu-se que na maioria das escolas os professores que criam os seus próprios métodos de trabalho e administram as escolas de acordo com a sua própria autonomia, e a franquia apenas “empresta” o nome do clube ao franqueado, como uma troca comercial.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação ambiental e unidades de conservação: um estudo sobre a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Jamaguiva, Gleice; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As Unidades de Conservação configuram-se como uma das principais estratégias da política ambiental brasileira, com a finalidade de conservação, não apenas da biodiversidade, mas da diversidade cultural e da qualidade de vida associadas a ela. Para tais áreas estão preconizadas ações e processos da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA), sendo a Educação Ambiental um saber complexo visando a transformação social e assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Uma das diretrizes da ENCEA trata da participação social enfaticamente preconizada na criação, implementação e gestão dessas áreas. O que, entretanto, constitui um desafio, devido, entre outros fatores, às assimetrias sociais no que tange as populações locais. O objetivo do presente trabalho é, então, investigar de que modo a Educação Ambiental e a Comunicação podem contribuir para incrementar e potencializar a participação social nas UCs, uma vez que ela é considerada fundamental no cumprimento dos objetivos das mesmas. Para tanto, o trabalho consistiu em uma investigação de natureza qualitativa do “tipo” documental cujo corpus documental é constituído pelas publicações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) : “Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação( ENCEA)" de 2009 e a “Série Educação Ambiental e Comunicação em Unidades de Conservação ' de 2015. A partir das análises realizadas é possível concluir que "Educomunicação" e Arte Educação devem ocupar papel de destaque no debate teórico-prático sobre Educação Ambiental e Comunicação no contexto das Unidades de Conservação como aportes para a participação social nessas áreas. Contudo, vários são os desafios e esforços a serem direcionados para a construção de espaços públicos que efetivamente sejam democráticos e cumpram os objetivos socioambientais pelos quais foram criados, especialmente frente à atual desconstrução da política de proteção socioambiental brasileira , após décadas de evolução e consolidação.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Análise circular aplicada à fenologia de longa duração: avaliando o impacto das mudanças climáticas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Tavares, Gabriel Augusto; Morellato, Patrícia Cerdeira
; Barros, Tadeu de Siqueira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Com a estimativa do aumento da temperatura global em 1,5 “€ nas próximas décadas, as mudanças climáticas são um assunto de muito debate quanto a seus impactos nos organismos, comunidades e ecossistemas, além de como mensurar tais impactos corretamente. À fenologia, neste cenário. surge como uma importante ferramenta para compreender a influência do clima sobre os organismos vegetais e suas relações ecológicas. Este trabalho consiste na análise de uma série fenológica de treze anos (2003 a 2015) de dados semanais coletados para nove espécies arbóreas localizadas na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro - São Paulo, correlacionando-os, através da aplicação de estatística circular, com dados climáticos de temperatura e pluviosidade, verificando possíveis influências climáticas sobre o ciclo anual.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Influência da paisagem, da pegada ecológica e dos recursos hídricos sobre a movimentação de onça-pintada (Panthera onca) na Mata Atlântica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Gonçalves, Beatriz Garcia; Ribeiro, Milton Cezar
; Bejarano Alegre, Vanesa Fabiola
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os animais se movimentam para encontrar alimento, se reproduzir e estabelecer territórios. Grandes mamiferos, como predadores terrestres, dependem de extensas áreas para suprir suas necessidades metabólicas e comportamentais. A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e desempenha um importante papel ecológico como predador de topo nas comunidades da qual faz parte. A espécie vem sofrendo com declínio de suas populações ao longo de sua distribuição na Mata Atlântica. A onça-pintada que antes ocupava todo bioma, hoje está praticamente extinta em algumas regiões, devido a degradação do ambiente, e a forma com que a espécie se move neste cenário ainda é pouco conhecida. O presente estudo visa compreender como estruturas da paisagem (cobertura florestal e recursos hídricos) juntamente com um índice de pegada ecológica influencia no uso das matrizes e dos remanescentes florestais, pela onça-pintada, nos fragmentos da Mata Atlântica. Os dados utilizados estão disponíveis no Data Paper Jaguar movement database: a GPSbased movement dataset of an apex predator in the Neotropics. Para este estudo, selecionamos três unidades de conservação que comportam fragmentos da Mata Atlântica. Foram analisados treze indivíduos de onça-pintada, seis do Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD); três indivíduos no Parque Estadual das Várzeas do Rio Invinhema (PEVRI) e quatro indivíduos no Parque Nacional Do iguaçu (PNI). A Cobertura Florestal teve maior impacto sobre as variáveis dependentes no PEMD, principalmente sobre Comprimento de Passo. Para o PEVRI, o índice de Pegada Ecológica foi o que mais afeitou negativamente as variáveis preditivas, enquanto que PNI, as três variáveis preditivas influenciaram igualmente entre os indivíduos. Este estudo corrobora padrões observados em outros estudos, indicando a predileção das onças-pintadas a ambientes bem preservados. Os resultados indicados neste estudo podem ser utilizados como um indicador de medidas a serem tomadas para conservação da onça-pintada, como manejo dos ambientes naturais e antropizados.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Respostas de Daphnia magna a mudanças estruturais em meta-redes tróficas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Oye, Miyuki; Barros, Tadeu de Siqueira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os impactos ecológicos causados pelas mudanças ambientais tendem a se intensificar conforme a exploração humana do ambiente aumenta. A base das redes tróficas sofre com a homogeneização do ambiente através da introdução de espécies invasoras, urbanização e agricultura. Por outro lado, os organismos do topo das redes tróficas são coletados com maior preferência para o consumo humano. Em redes tróficas aquáticas, os microcrustáceos zooplanctônicos possuem um importante papel de manter a estabilidade de ecossistemas aquáticos, atuando como mediadores entre a produtividade primária de algas planctônicas e predadores vertebrados. O objetivo do trabalho foi investigar o regime reprodutivo de Daphnia magna sob condição de homogeneização dos recursos basais e extinção do predador de topo. O modelo linear de análise de variância indicou que a variância da abundância de Daphnia magna foi mais significativa nos tratamentos sem heterogeneidade de recursos basais, devido ao baixo valor nutricional de detritos orgânicos. Além disso, apesar de a associação entre produção de ovos e tratamentos ter sido marginalmente significativa (p = 0,054), nossos dados indicam que a presença de predadores combinada com ausência de heterogeneidade de recursos basais tende a estimular maior produção ovos de resistência por Daphnia magna.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Deslocamento na matriz por espécies na Mata Atlântica: integrando dados de atropelamento e o conhecimento de especialistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Figueiredo, Isabella Maria Cassimiro; Ribeiro, Milton Cezar
; Assis, Julia Camara de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Entre os processos antrópicos e naturais que alteram a paisagem, temos a remanescente na paisagem, passa a ter efeitos negativos na movimentação da fauna. Em paisagens com habitat fragmentado, a movimentação é essencial para manter a dinâmica populacional de diversas espécies. Dessa forma, os organismos tendem a percorrer a matriz com maior frequência, arriscando-se de acordo com sua capacidade de locomoção e sensibilidade a ambientes alterados, o que, em muitos casos, afeta as taxas de mortalidade das espécies. No Brasil, as estruturas viárias desempenham papel relevante pois, além de atuarem na fragmentação, oferecem risco de atropelamento, agindo como sumidouro de espécies. Todavia, quando os atropelamentos são registrados, é possível compilar informações importantes sobre a ocorrência de populações animais, prever focos de atropelamentos e propor medidas de mitigação, como passagens de fauna. Ao atrelar tais informações ao conhecimento de especialistas, é possfvel avaliar diferentes aspectos da ecologia de espécies atropeladas, e como são afetadas por infraestruturas lineares. No presente estudo, utilizamos dados de atropelamento para descrever padrões de distancia potencial de deslocamento de 90 espécies na matriz antrépica. Para isso, as seguintes etapas foram realizadas: 1) triagem das espécies com informações suficientes para estimar seu deslocamento na matriz, ii) análise da variação das distancias de deslocamento das espécies fora do habitat florestal e iii) verificação da curva de decaimento das distâncias percorridas. As espécies selecionadas foram avaliadas por especialistas, para melhor compreensão de suas preferências de habitat e dependência florestal, bem como probabilidades de cruzarem estruturas viárias. Para validar os valores de deslocamento obtidos junto aos especialistas, foi feito um levantamento bibliográfico sobre movimentação na matriz para cada espécie estudada. Dentre as espécies focais, constam em guantidade decrescente mamíferos, aves, répteis e anfíbios. As distâncias médias estimadas para o deslocamento na matriz variaram entre o menor valor de 631 (Colaptes campestris) e 1058m (Turdus rufiventris), ambos atribuídos a espécies de aves. A consulta aos especialistas indicou que a maioria das espécies registradas não é estritamente florestais, havendo apenas alguns animais com maior preferência a ambientes de floresta. A literatura científica apresenta trabalhos de movimentação para algumas das espécies estudadas, com grande quantidade de estudo para P. concolor, e os valores de distância, em sua maioria, divergem dos obtidos no presente estudo. Os resultados apresentados neste estudo possibilitam compreender melhor os padrões de locomoção das espécies selecionadas pela matriz, especialmente para anfibios e répteis, grupos menos frequentes em estudos de ecologia espacial e movimentação. Os valores de distância de deslocamento na matriz estimados para as espécies selecionadas complementam estudos de movimentação existentes, e fornecem novos insights para espécies pouco estudadas. Além disso, a integração de várias fontes de informações (banco de dados de atropelamentos, conhecimento dos especialistas e literatura científica) contribui para o avanço no conhecimento e desenvolvimento de medidas de conservação dessas espécies.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Caracterização da morfologia larval externa de Crossodactylodes Cochran, 1938 (Anura: Leptodactylidae: Paratelmatobiinae)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-07) Krüger, Eric Lemos; Santos, Marcus Thadeu Teixeira
; Haddad, Célio Fernando Baptista
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O conhecimento sobre a morfologia larval do gênero de anuros bromelígenas Crossodactylodes (Leptodactylidae) é limitado a um número restrito de trabalhos publicados e não acompanhou os avanços taxonômicos que ocorreram nos últimos anos. Até o momento, a única descrição larval com identidade taxonômica confirmada a nível de espécie é a de C. itambe. Neste trabalho, a morfologia externa dos girinos de duas espécies de Crossodactylodes (C. serranegra e C. teixeirai) é detalhadamente descrita. Para isso, foram analisados 25 caracteres morfométricos, além da análise detalhada de diferentes caracteres discretos. Apesar de uma ampla variação intraespecífica, foi verificada a presença de caracteres diagnósticos interespecíficos. Crossodactylodes serranegra apresenta musculatura caudal mais delgada que C. teixeirai e há também diferenças na parede interna do espiráculo. As duas espécies aqui descritas apresentam diferenças morfológicas mais acentuadas em relação a C. itambe, que possui, por exemplo, espiráculo sem parede interna e tubo ventral medial e amplamente alargado. A presença de interrupção lateral de papilas marginais e de um serrilhado diferenciado na face oral da maxila anterior em C. serranegra e C. teixeirai reforça que estes caracteres são sinapomórficos para o gênero. Este trabalho contribui para a diminuição da lacuna sobre o conhecimento larval em Crossodactylodes.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Mobilização de saberes por professores em formação: análise do processo identitário, reflexivo e da prática de ensino na educação física(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-13) Silva, Danilo Santos da; Souza Neto, Samuel De
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa tem como foco o processo de incorporação profissional de professores de educação fisica no período da formação inicial na graduação, considerando o estágio curricular supervisionado (ECS) como um periodo de aquisição de uma cultura profisisonal, mas também de uma identidade profisisonal. O que significa dizer que no itinerário do curso de Educação Física, este processo identitário vai ocorrendo na incoporação de aspectos de uma cultura profissional, base de conhecimentos/saberes (saberes docentes; saberes profissionais) e de um ponto de vista pedagógico aonde o estudante vai paulatinamente deliberando sobre as suas praticas em situação de docencia e exercicio da pratica de ensino. Em face dessa compreensão, este trabalho apresentou como problemática de investigação: quais são os saberes docentes mobilizados em situação de exercicios reflexivos sobre a docencia que contribuem para a identidade do ser professor? Objetivou-se analisar nos relatórios de ECS a mobilização de saberes profissionais que contribuem reflexivamente para a construção do ser professor em sua dimensão pessoal e profissional. Metodologicamente optou-se por um estudo exploratório em que o pesquisador analisa na análise documental de portfólios a trajetória de três estudantes de ECS em relatórios sobre a prática profissional, buscando encontrar aspectos que apontem para as suas crenças ou representações a respeito do ser professor. Para esta finalidade se utilizara da análise de prosa para a apreciação dos dados por temas. Porém, cabe ressaltar que nas orientações da Resolução CNS n. 510/2016 consta que não é preciso submeter este tipo de trabalho ao comitê de ética “Pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontaneamente, contingencialmente, na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito” (BRASIL, 2016, s/p). Assim, o estudo busca em três relatórios [portfólios - em que se obteve a autorização dos estudantes (egressos)], a partir de análise documental e análise de conteúdo, selecionar traços de vivências e experiências pessoais vinculados a uma prática profissional que exigiu a mobilização de saberes, mas também de uma cultura profissional em ação na constituição do ser professor. Como resultados observou-se que os participantes G1, W1 e L1 ao analisaram: (1) inserção profissional - em aspectos vinculados a profissionalidade e acordos verbais no dispostivo do check list manifestaram que era possivel cumprir com a maior parte das exigencias vinculados aos aspectos de uma cultura profissional dimensionadas em aspectos de profissionalidade (discernimento), desenvolvimento profissional (aprendizagem profissional) e acordos (moralidade, ética), refletidos em diferentes apontamentos dos 15 pontos das competencias profissionais (dimensões: pedagógica e tecnológica; profissional; interpessoal e interistitucional e ecológica) na evolução do ECS 1 para o ECS 3. (2) mobilização de saberes docente (disciplinar, formação profissional, curricular, experiencial) - nos processos de desenvolvimento pessoal (produzir a vida de professor) e desenvolvimento profissional (produzir a profissão – socialização) em processos reflexivos de análise crítica. (3) reflexão critica – compreendeu-se que não se nasce professor, mas torna-se professor, pois a autoreflexão é imprescindível para o desenvolvimento profissional. Conclui-se que ser docente é uma lapidação constante e que as vivências e experiencias escolares em processo reflexivos contribuem para edificação do professor.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Influência da irradiância na diversidade de insetos capturados por Drosera intermedia (Droseraceae) durante a floração(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Arnosti, Tiago Cruañes; Habermann, Gustavo
; Von Zuben, Claudio José
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As plantas carnívoras do gênero Drosera L. (Droseraceae) possuem relação de “trade-off” entre irradiância e captura de insetos devido ao alto custo energético no desenvolvimento das “armadilhas” (folhas adaptadas à atração, captura, digestão e absorção dos nutrientes da presa). Quanto maior a irradiância, maior a produção de antocianinas, substância associada à fotoproteção e coloração avermelhada nas plantas, supostamente tornando-as mais atrativas para algumas ordens de insetos. Testamos os efeitos da irradiância nos espécimes de D. intermedia para verificar se há correlação entre irradiância e a coloração das plantas com a captura de insetos e sua diversidade. Um grupo recebendo incidência solar direta mostrou coloração avermelhada das folhas e tricomas, outro sob menor irradiância mostrou coloração esverdeada das folhas e esbranquiçada dos tricomas. Houve mudança de coloração dos espécimes após três dias de aclimatação, evidenciando seu alto grau de plasticidade. As plantas que receberam maior irradiância capturaram quatro vezes mais insetos que o outro grupo. Logo, a irradiância parece influenciar na relação de troca entre recursos energéticos empregados por esta espécie para obtenção de recursos.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação Física e o ensino de estudantes com autismo: um breve mapeamento da literatura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Bonezi, Felipe; Iaochite, Roberto Tadeu
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A Educação Física (EF) escolar pode proporcionar um melhor desenvolvimento pessoal e social desses alunos e disponibilizar um espaço para a inclusão escolar por meio de sua aplicação. Nessa perspectiva, associando a importância do movimento de inclusão de estudantes com autismo e a EF como disciplina que possibilita incluir os mesmo, este trabalho tem como objetivo realizar um breve mapeamento da literatura sobre TEA e a Educação Física na escola, considerando os aspectos metodológicos e os resultados apresentados por essa produção. A metodologia se pautou num breve mapeamento da literatura. Os resultados mostraram a relevância da EF inclusiva e a necessidade de envolver diferentes atores nos estudos sobre o tema.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A importância da organização escolar na educação infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Ramos, Lorena; Borghi, Raquel Fontes
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A organização do espaço escolar desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Ao estrategicamente dispor elementos como livros, brinquedos e materiais artísticos, é possível criar ambientes que estimulam diversas habilidades.. A literatura mostra que as escolas de educação infantil consideram a organização do ambiente como parte fundamental de sua proposta pedagógica. O objetivo principal do presente estudo é compreender a importância da organização do espaço na promoção do desenvolvimento integral das crianças, com enfoque na organização do espaço físico escolar. Foi realizado um levantamento de artigos científicos da área da educação em periódicos nacionais do portal CAPES, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Como critério para a seleção foram utilizados periódicos nacionais com ano de publicação entre 2010 e 2024, com os descritores: Educação Infantil e Organização do espaço. O presente trabalho pretende contribuir para conscientização do quão importante é um espaço bem organizado para o desenvolvimento das crianças em diversos sentidos na educação infantil.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O papel da temperatura ambiental no padrão de atividade do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) em uma área no município de Botucatu/SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Bucalam, Eduardo Claudino; Kanda, Claudia Zukeran ; Ribeiro, Milton Cezar
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O padrão de atividade é fundamental para a história natural das espécies, que podem adaptar seu comportamento em resposta a fatores ambientais. Eventos climáticos extremos, como o aumento das temperaturas, representam desafios significativos à biodiversidade, levando as espécies a ajustar seus padrões comportamentais para se adaptarem. Este estudo avaliou a influência da temperatura no padrão de atividade do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) em Botucatu/SP. Foram analisados 54 registros de tamanduás obtidos por armadilhas fotográficas, em conjunto com dados de temperatura horária da estação meteorológica da UNESP de Botucatu. Observou-se que os tamanduás apresentam um padrão predominantemente noturno, entre temperaturas de 16 ºC e 31 ºC, evitando horários de temperaturas extremas. Esses esultados indicam que a espécie ajusta seu comportamento para evitar condições térmicas adversas, sugerindo que o aumento de temperaturas extremas, em decorrência das mudanças climáticas, pode limitar ainda mais seus períodos de atividade, impactando sua sobrevivência e forrageio. A compreensão dessa relação reforça a importância de políticas de conservação que preservem habitats adequados para a espécie, especialmente diante das crescentes ameaças climáticas.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Importância da preparação física para os serviços de bombeiro: um estudo de revisão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Penteado, Nicolas Parizotto; Silva, Diego Orcioli da
; Kokubun, Eduardo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os Bombeiros Militares constituem uma das categorias profissionais que mais enfrentam condições adversas no trabalho. Estes profissionais realizam serviços que exigem grande esforço físico, além de precisão e ação rápida durante as ocorrências, sendo que qualquer deslize pode colocá-lo em risco de vida. Além disso, para se prevenirem do perigo iminente, eles utilizam materiais pesados e que dificultam sua mobilidade. Desta forma, o exercício físico é uma importante ferramenta tanto para o preparo físico quanto mental dos Bombeiros Militares. Sendo assim, o objetivo da presente revisão foi verificar a importância da preparação física para o desempenho laboral de bombeiros por meio de uma revisão literária não sistemática. A revisão foi realizada em plataformas de pesquisa, como PubMed, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, SciElo e Google Acadêmico. A busca foi realizada em artigos publicados até agosto de 2024. Foram incluídos 7 artigos que destacam que a atividade física tem grande importância na vida dos Bombeiros Militares. A prática regular de exercícios promove melhoras nas capacidades físicas de resistência, força, agilidade, coordenação e flexibilidade, assim como ajuda a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar o bem-estar geral, o que é crucial para bombeiros que enfrentam situações traumáticas. A revisão da literatura ainda destaca a necessidade de políticas de saúde ocupacional que promovam a atividade física e o bem-estar mental, oferecendo suporte contínuo para esses profissionais.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Os usos da literatura infantil como instrumento de inclusão na educação: uma revisão sistemática da literatura na área da educação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Izidoro, Kamile de Oliveira; Correr, Rinaldo
; Picolo, Giovanna Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho tem como objetivo compreender os usos de livros de Literatura Infantil, no contexto de possíveis abordagens para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, partindo da condição de personagens literários identificados nas obras selecionadas. As obras escolhidas foram do acervo complementar de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizado às escolas públicas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2012. Os títulos são para o trabalho com a alfabetização dos alunos do 1o aos 3o anos do Ensino Fundamental. A abordagem dada à pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo revisão bibliográfica. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, a investigação busca apontar o que os livros dispõem de uma perspectiva inclusiva, que respeita as diferenças e valoriza as potencialidades das pessoas com deficiência. Os resultados apontam para o fato de que as obras de Literatura Infantil analisadas podem adotar uma importante funcionalidade no que tange à construção de valores inclusivos no âmbito da Educação, a partir da concepção de outros sentidos às circunstâncias preconceituosas, partindo das próprias experiências relacionadas à valorização das particularidades.