Rio Claro - IB - Instituto de Biociências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254626

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 1600
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A aplicação da lei 10.639/03 no Currículo em Ação: o conteúdo de história do Ensino Fundamental I
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Santos, Miriã Pereira dos ; Fonseca, Débora Cristina ; Silva, Peterson Rigato da
    O presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo principal analisar os conteúdos de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena presentes na apostila "Currículo em Ação", com enfoque no caderno de "Sociedade e Natureza" do aluno, responsável pelo conteúdo de história e geografia do Ensino Fundamental I. Verificando através uma análise documental, no material, se a obrigação estabelecida pela Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 está sendo apresentada e trabalhada adequadamente. Partindo, portanto, de uma pesquisa qualitativa, será analisado o material do aluno "Currículo em Ação", que compõe os materiais de apoio para a implementação do Currículo Paulista, homologado pelo estado de São Paulo no ano de 2019.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    As contribuições de Krupskaya para construção da educação soviética
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Greve, Rafael Martins ; Fonesca, Débora Cristina ; Cardoso, Priscila Carla
    O presente trabalho discute a trajetória política da pensadora Nadezhda Krupskaya, assim como suas concepções teóricas e práticas acerca da pedagogia socialista e a construção do sistema educacional soviético, o trabalho também teve como objetivo apresentar as principais ideias de Krupskaya acerca da educação socialista, contribuindo para educadores atuais conhecerem outras possibilidades e propostas educacionais para além da perspectiva vigente burguesa. Como metodologia, esse trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, com levantamento do material através de palavras e temas chave em fontes físicas e virtuais. Para atender os objetivos exploramos ideias fundamentais de Marx, dados sobre a escola soviética, assim como a vida de Krupskaya e os momentos históricos marcantes que viveu, como a revolução russa e o evento do domingo sangrento. Depois dessa contextualização esse trabalho explorou categorias que a autora trabalhou durante sua vida. Como resultados evidenciamos a correlação entre os pontos que a autora estudou durante sua vida e a influência dentro da educação soviética, especialmente a escola do trabalho, para que outros educadores tenham acesso a novas concepções epistemológicas sobre método de ensino para além da ordem vigente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estratégias metodológicas aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista dentro da educação física escolar: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-24) Previdente, Luís Felipe Abreu ; Figueiredo, Gabriella Andreeta
    O presente trabalho tem como objetivo aglutinar e revisar estudos modernos para contribuir para práticas pedagógicas inclusivas. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica com enfoque na metodologia do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), metodologia que tenta quebrar as barreiras que impedem a inclusão de pessoas com qualquer grau de deficiência na sociedade, assegurando o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos na Educação Física escolar. O DUA busca assegurar, desde o planejamento das aulas, a acessibilidade como ponto central. Pelo fato de ser uma metodologia criada no exterior, a maior parte da amostragem da revisão foi realizada fora do Brasil. Por mais que não tenha tanta aplicação desta metodologia em território nacional, há grande possibilidade de transferência dos resultados lá obtidos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Influência da personalidade sobre a seleção de microhabitats pelo sabiá-barranco (Turdus leucomelas)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-06) Azevêdo, Mariana Corrêa ; Araújo, Márcio Silva ; Batisteli, Augusto Florisvaldo
    Os animais selecionam microhabitats a partir do equilíbrio entre recompensas e riscos, processo que pode ser observado através de experimentos em condições controladas. O comportamento de seleção de microhabitats pode ser parcialmente influenciado pela personalidade animal, que consiste em diferenças individuais, repetidas e estáveis do comportamento ao longo do tempo. Distúrbios antropogênicos, como a urbanização, resultam em diferenças no comportamento e na personalidade dos indivíduos, sendo que aves urbanas tendem a ser, por exemplo, mais ousadas do que aves rurais. No entanto, a seleção de microhabitats a nível individual tem sido pouco estudada, especialmente para determinar se essa seleção difere de forma inata entre indivíduos com origens rurais e urbanas. Neste estudo, investigamos se há repetibilidade individual na seleção de microhabitat por sabiás-barranco (Turdus leucomelas), observando se há diferença entre sabiás de origem urbana e rural quanto à frequência de trânsito entre diferentes microhabitats, à tolerância a microhabitats expostos e ao tempo de latência para entrar em um novo espaço. Com esse propósito, conduzimos um experimento registrando o tempo de latência, o número de trocas de lado das gaiolas (transição entre exposto e encoberto, ou vice-versa) feitas pela ave e o tempo total em segundos que o indivíduo permaneceu na parte encoberta. Houve repetibilidade na frequência de trocas entre os lados da gaiola e no tempo de latência, evidenciando consistência a nível individual desses comportamentos, porém não no tempo de permanência nos diferentes microhabitats. Além disso, a origem dos indivíduos, urbana e rural, não teve efeito sobre o comportamento. Dessa maneira, outros fatores ambientais, como risco de predação e neofobia, podem ter uma influência maior na seleção do microhabitat. Por fim, nossos resultados sugerem que os indivíduos podem usar distintos microhabitats sem preferência, o que pode ter implicações para sua movimentação na paisagem e suas interações (e.g., frugivoria) com espécies de plantas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Funções ecológicas da anta (Tapirus terrestris) na germinação e recrutamento do araçá-roxo (Psidium myrtoides)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Veloso, Maria Eduarda Vieira ; Rodrigues, Mauro Galetti
    A frugivoria desempenha um papel crucial na dispersão de sementes e na manutenção da biodiversidade. Nesse contexto, a anta brasileira (Tapirus terrestris) é um agente importante na ecologia de dispersão de sementes, influenciando na estrutura das comunidades vegetais, como o araçá-roxo (Psidium myrtoides), através da defecação em latrinas. Apesar do importante papel ecológico da anta como dispersora de sementes, ainda é incerto seu impacto na sucessão das espécies vegetais. Com isso, investigamos a influência da anta no estabelecimento do araçá-roxo através da observação de germinação e recrutamento de sementes dispostas em fezes de anta. O estudo possui quatro tratamentos: três tratamentos tiveram como substrato fezes de anta e três variações de sementes (despolpadas manualmente, com polpa e defecadas), enquanto no quarto tratamento, foi utilizado vermiculita com sementes despolpadas manualmente. O estudo buscou avaliar a taxa de germinação, a velocidade de germinação e o crescimento das plântulas ao longo do tempo. Nenhum dos tratamentos mostraram diferenças estatisticamente significativas no sucesso de germinação das sementes. No entanto, a velocidade de germinação variou significativamente (valor p< 0.001), sendo mais lenta nas sementes defecadas (média de 8,6 semanas) e mais rápida nas despolpadas e dispostas em vermiculita (média de 6,6 semanas). O crescimento das plântulas também variou significativamente (valor p< 0.001), em que sementes com polpa e despolpadas manualmente atingiram maior taxa de crescimento total (56 e 57 mm, respectivamente), enquanto sementes defecadas e as dispostas em vermiculita atingiram menor taxa (51 e 46 mm, respectivamente). Os nossos resultados ilustram a importância das latrinas como microambientes propícios à germinação e desenvolvimento de sementes. Curiosamente, embora a passagem pelo trato digestivo das antas não pareça ser um requisito fundamental para o sucesso da germinação e do recrutamento, a dispersão de sementes pelas antas continua a desempenhar um papel crucial na colonização de novas áreas e na manutenção da biodiversidade nos ecossistemas tropicais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O efeito do fogo na produção de frutos carnosos em um fragmento de Cerrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-05) Pintor, Matheus Shimamoto ; Ferreira, Marco Aurélio Pizo
    O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e é o lar de uma fauna e flora rica e diversa. Nesse bioma o fogo é considerado uma importante força evolutiva, podendo impactar de forma positiva ou negativa diferentes espécies. Apesar de possuírem características para resistir a incêndios, alterações na frequência das queimadas causadas por atividade antrópica podem acabar afetando as populações de plantas do Cerrado. Assim como a vegetação, a fauna também é influenciada pelas queimadas, prejudicando serviços ecológicos como a dispersão de sementes, por exemplo. As aves são frugívoros de grande importância devido a sua capacidade de deslocamento e frequência de consumo de frutos. Esta pesquisa buscou determinar o impacto de dois incêndios, separados por um ano sem queimadas, na produção de frutos carnosos, de interesse para a avifauna do Cerrado, na região do município de Rio Claro-SP. Catorze espécies de plantas foram registradas produzindo frutos ao longo de quatro anos de coletas, apresentando uma variação significativa e evidenciando que a frequência de queimadas observada impacta, no geral de forma negativa, na produtividade de frutos carnosos do Cerrado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A profissionalização do estágio supervisionado passados 30 anos na educação física: diga-me como tu ensinas e direi quem tu és e vice-versa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Gonçalves, Giovanna Martins ; Souza Neto, Samuel de
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar o estágio supervisionado (ES) em educação física na legislação, bem como o dispositivo portfólio no que se refere a questão da (auto)avaliação com ênfase nas idades do ensino na formação prática - ES. Especificamente busca identificar as idades do ensino no ES com ênfase na aprendizagem profissional da educação física; (b) analisar as orientações dadas para o ES no que se refere a (auto)avaliação; e, (c) analisar as idades do ensino no estágio supervisionado no portfólio, a partir da descrição que os estudantes de educação física fazem a respeito de suas crenças no ensino em processos de (auto)avaliação no ES. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo exploratório, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica, a análise documental (portfólio) e a análise de conteúdo. Os participantes desse estudo foram estudantes do 4º ano de educação física - Licenciatura da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro. Entre os resultados, eles foram organizados em quatro eixos: (a) Diretrizes Curriculares de Educação Física e Formação de Professores (2018); (b) Proposta Pedagógica Curricular do curso de Educação Física (Estrutura Curricular de 2017); (c) Dispositivos de avaliação utilizados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física; e, (d) As disciplinas de Estágio Supervisionado e o uso desses dispositivos para a formação. Cada um desses eixos contribuiu para a averiguação das representações que os estudantes foram constituindo no âmbito do portfólio, compreendido aqui como um dispositivo de formação. Na questão central da pesquisa vinculada à remática da profissionalização do estágio supervisionado, tendo como referencia o desafio do “diga-me como tu ensinas e direi quem tu és e vice-versa” observou-se que no ES - I, os estudantes, ainda, estão se acostumando com esse primeiro contato com a cultura escolar e suas demandas, refletindo uma transição entre o ofício de aluno e o habitus de professor. Assim, o ES – I oscila nas idades do estágio supervisionado (artesanal; reprodução de modelos; aprendizado da profissão), apresentando aspectos de uma aprendizagem artesanal e a reprodução de modelos em função da inexperiência, do nervosismo, da insegurança e da ansiedade. Porém, aos poucos, na escola este estudante começa a se ver não mais como aluno e sim como futuro professor, no qual o tacto pedagógico com que o professor orientador da universidade lida com esse estudante dentro da sala de aula pode fazer toda a diferença. No entanto, com o ES – IV, observa-se uma evolução dos estudantes ao longo dos estágios, no qual eles se mostraram mais confiantes, com melhoras na comunicação e mais reflexivos sobre as práticas de como lidar com o ambiente escolar. Nesta etapa, embora possa haver aspectos de uma aprendizagem artesanal e modelo de reprodução no ES, o aprendizado da profissão se manifesta no desenvolvimento profissional, auto avaliação, reflexão crítica. Concluiu-se que a pesquisa analisou, através dos portfólios o desenvolvimento profissional dos docentes em formação inicial, por meio de um quadro teórico e conceitual que levou em conta a profissão como um método de controle do trabalho, a profissionalização como uma forma de análise da prática, e o profissionalismo como uma forma de melhorar a prática profissional. Assim, o emprego do portfólio, como registro dessas experiências, constituiu-se um dossiê de uma forma de narrativa elaborada pelo discente que favorece a auto análise do futuro docente e permite a tomada de decisão em futuras ações.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Proficiência das habilidades motoras fundamentais na atividade física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Matos, Gabriel Soares ; Hiraga, Cynthia Yukiko ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dança na educação física escolar: uma investigação da produção científica em periódicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Silveira, Gabriela Fernanda Franco ; Impolcetto, Fernanda Moreto ; Bufalo, Rafael Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Benefícios e malefícios à saúde do ciberatleta devido às rotinas de treinamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Mantovani, Guilherme Beneduzzi ; Machado, Afonso Antonio ; Sena, Arthur Bernardino Domene ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Currently, the electronic sport or e-sports is in great rise and development, with high numbers of fans and teams professionalized. Like any sport, the routine of training can have both positive and negative effects for health of the cyber athletes. The general objective of the study was to understand what are the effects of training routines in the physical health of a cyber athlete, stressing the positive and negative points of such activities. In addition, we sought to understand what is the function of the physical education professional in the reality of the cyber athletes. The research method was a bibliographic review, so we selected scientific papers, theses, dissertations, articles of journals for reading and analysis of information. The results showed that the training routines have effects, predominantly negative on physical health and develop various types of syndromes, injuries, diseases and disorders mainly associated with the musculoskeletal system. However, all these problems can be avoided and cautious by regular practice of physical exercises, provided that systematized and structured properly by a competent professional in the area of physical education
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A natação para bebês: princípios pedagógicos, sua didática e sua relação com a educação física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Guimarães, Gustavo Gonzalo ; Lima, Luiz Augusto Normanha ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The infant swimming area is within the aquatic activities and is a relatively recent area if we take into account that the first studies done with this theme began in the seventies and that previously this mode of interaction with the aquatic environment was a myth before the vision of science. After the first research with this theme appeared, then came innumerable knowledge and discoveries related to the psychomotor, cognitive and social development of the babies, using as an instrument to stimulate swimming. The aim of this study is to compare the pedagogical and didactic principles of swimming for infants with the pedagogical, didactic and educational principles of Physical Education and to verify how swimming for infants is part of Physical Education as an educational tool
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Revisitando os estudos sobre a germinação de sementes de Euterpe edulis Martius (Arecaceae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Fernandes, Karen Andressa ; Cortes, Marina Correa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Seed germination is a crucial process to ensure the regeneration of plant populations, especially non-sprouting species. It is a variable process between species and even within the species itself due to intrinsic characteristics of the seed (seed traits) and external factors (biotic and abiotic). Thus, we aim to review the effects of these factors on the germination of the seeds of an endangered Atlantic Forest species, Euterpe edulis Martius (Arecaceae), whose economic and ecological importance is well documented in the literature. To do this, we consulted 13 databases available online, nationally and internationally, from keywords related to the scientific and popular name of the species and to the germination process. We found a total of 106 studies that tested the effect of one or more factors on the germination of the seeds of the species, of which 60 are published in journals, and the rest comprise monographs, book chapters and abstracts of studies presented at events. The number of studies has increased over time, and although the species also occurs in Paraguay and Argentina, Brazil has the highest number of studies. We identified some conditions more favorable to the germination of the seeds of the species, among which we highlight: 1) application of pre-treatments; 2) selection of matrices for collection of very mature fruits (black), 3) use of larger seeds for cultivation; 4) constant temperature at 25°C, or alternated 20- 30°C in the laboratory; 5) use of vermiculite as a substrate; 6) seeding depth of 2 centimeters; 7) for the management of the species is suggested the planting of seedlings instead of seeds. This knowledge leads to a better understanding of the interfering factors in the dynamics of regeneration, as well as to optimize projects related to restoration, reintroduction, enrichment and commercial cultivation. Finally, we point out some shortcomings in relation to germination, which require the attention of future...
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Lesão no contexto esportivo: a importância da psicologia do esporte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Penatti, Isabela Perez ; Machado, Afonso Antonio ; Morão, Kauan Galvão ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Sports psychology is essential in the athletes life, because it is possible to work the emotional balance, so we can comprehend the interference of psychological factors. Besides that, the need to work the psychological reaction to sport injuries, seen that athletes may respond different to those injuries, is essential to the healing process. The objective of this study is to comprehend the influence of sport injuries in athletes. This paper was based in literature review and case studies, with the objective to have a better understanding upon the subject matter, giving a better knowledge of the ways and means over this subject, so that we can treat our athletes injuries the best way possible. In this way, it was possible to verify that psychological factors can influence the performance and recovery of athletes, as well as the return to sports practice. Therefore, we note the need and importance of the work of the sports psychologist together with the multiprofessional team (technical commission, coach, among others involved in the sports scenario)
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Solo e bioturbação como ferramentas de avaliação da degradação em pastagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Mendes, Vinícius ; Rosolen, Vania Silvia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Plano diretor como ferramenta de gestão ambiental: um estudo de caso no município de Rio Claro/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Santana, Luiza Marceli Vieira ; Pagani, Maria Inez ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Urban planning always has been a challenge to public administration since emergence city, respond for growing demands, while promote social, environmental and economic well-being. Brazilian Federal Constitution (1988) and City Statute (2001) provide to Master Plan a basic instrument of urban development policy and municipal expansion. This tool guides the actions of public and private power in the planning and construction of urban and rural spaces, in a way that ensures life quality for all population. This study addresses the applicability importance of a Master Plan as an environmental tool in urban management, making cities a sustainable and democratic space. It is presented here the study of Plans of the Municipality of Rio Claro (1992, 2007 and 2017), its municipal programs and laws that assist in environmental conservation, guidelines effectiveness that discuss land use and occupation, green areas protection, watersheds, ecosystems preservation and biodiversity. From the study, we conclude the Plan when well prepared we have the necessary instruments to assist the sustainable development of cities and meet as social demands
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Distribuição de macrófitas aquáticas no estuário do rio Itamambuca em Ubatuba: litoral norte do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Motta, Victor de Oliveira da ; Camargo, Antonio Fernando Monteiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O impacto da mineração em ecossistemas do tipo murundus no oeste de Minas Gerais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Junqueira, Deise Aparecida ; Rosolen, Vania Silvia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Preservação de culturas de fungos do gênero Escovopsis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Carneiro, Luciana Simão ; Rodrigues, André ; Lacerda, Lorena Tigre ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dieta do exótico invasor Sus scrofa na região de Rio Claro, São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) Bercê, William ; Rodrigues, Mauro Galetti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Mecanismos do jejum e sua aplicabilidade no exercício físico: uma revisão de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) Moro, Yuri Matheus ; Oliveira, Alexandre Gabarra de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Fasting is a natural human body phenomenon of a voluntary or involuntary character. Classified as an abstention in food and / or fluid intake after a certain period of time of the last meal, this practice has been used for centuries throughout human history for a wide range of purposes. Today, fasting is perceived by some professionals as a powerful tool and an effective means of controlling and maintaining body weight, which in then shed light on it's concept. In addition to serving as a kind of natural treatment for people with metabolic adversities its theory points out that when tied to an program of physical exercise and balanced diet, fasting can serve as a supplement in order to maximize gains in both health and wellness. This work aims to elucidate this issue and to point out possible benefits of physical exercise linked to fasting, using as a method a review of non - systematic literature carried out in internationally recognized databases. Several studies indicate that there are no significant differences in weight reduction when exercise is performed under fasting state or when done after a pre-workout meal, however fasting training protocols show that its accomplishment causes several metabolic adaptations at the cellular level, which when brought to a scope of greater magnitude can be interpreted as beneficial precursors to the organism providing better levels of health