Rio Claro - IB - Instituto de Biociências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254626
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ItemTrabalho de conclusão de curso A importância da organização escolar na educação infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Ramos, Lorena ; Borghi, Raquel Fontes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A organização do espaço escolar desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Ao estrategicamente dispor elementos como livros, brinquedos e materiais artísticos, é possível criar ambientes que estimulam diversas habilidades.. A literatura mostra que as escolas de educação infantil consideram a organização do ambiente como parte fundamental de sua proposta pedagógica. O objetivo principal do presente estudo é compreender a importância da organização do espaço na promoção do desenvolvimento integral das crianças, com enfoque na organização do espaço físico escolar. Foi realizado um levantamento de artigos científicos da área da educação em periódicos nacionais do portal CAPES, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Como critério para a seleção foram utilizados periódicos nacionais com ano de publicação entre 2010 e 2024, com os descritores: Educação Infantil e Organização do espaço. O presente trabalho pretende contribuir para conscientização do quão importante é um espaço bem organizado para o desenvolvimento das crianças em diversos sentidos na educação infantil.ItemTrabalho de conclusão de curso O papel da temperatura ambiental no padrão de atividade do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) em uma área no município de Botucatu/SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Bucalam, Eduardo Claudino ; Kanda, Claudia Zukeran ; Ribeiro, Milton Cezar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O padrão de atividade é fundamental para a história natural das espécies, que podem adaptar seu comportamento em resposta a fatores ambientais. Eventos climáticos extremos, como o aumento das temperaturas, representam desafios significativos à biodiversidade, levando as espécies a ajustar seus padrões comportamentais para se adaptarem. Este estudo avaliou a influência da temperatura no padrão de atividade do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) em Botucatu/SP. Foram analisados 54 registros de tamanduás obtidos por armadilhas fotográficas, em conjunto com dados de temperatura horária da estação meteorológica da UNESP de Botucatu. Observou-se que os tamanduás apresentam um padrão predominantemente noturno, entre temperaturas de 16 ºC e 31 ºC, evitando horários de temperaturas extremas. Esses esultados indicam que a espécie ajusta seu comportamento para evitar condições térmicas adversas, sugerindo que o aumento de temperaturas extremas, em decorrência das mudanças climáticas, pode limitar ainda mais seus períodos de atividade, impactando sua sobrevivência e forrageio. A compreensão dessa relação reforça a importância de políticas de conservação que preservem habitats adequados para a espécie, especialmente diante das crescentes ameaças climáticas.ItemTrabalho de conclusão de curso Importância da preparação física para os serviços de bombeiro: um estudo de revisão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Penteado, Nicolas Parizotto ; Silva, Diego Orcioli da ; Kokubun, Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os Bombeiros Militares constituem uma das categorias profissionais que mais enfrentam condições adversas no trabalho. Estes profissionais realizam serviços que exigem grande esforço físico, além de precisão e ação rápida durante as ocorrências, sendo que qualquer deslize pode colocá-lo em risco de vida. Além disso, para se prevenirem do perigo iminente, eles utilizam materiais pesados e que dificultam sua mobilidade. Desta forma, o exercício físico é uma importante ferramenta tanto para o preparo físico quanto mental dos Bombeiros Militares. Sendo assim, o objetivo da presente revisão foi verificar a importância da preparação física para o desempenho laboral de bombeiros por meio de uma revisão literária não sistemática. A revisão foi realizada em plataformas de pesquisa, como PubMed, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, SciElo e Google Acadêmico. A busca foi realizada em artigos publicados até agosto de 2024. Foram incluídos 7 artigos que destacam que a atividade física tem grande importância na vida dos Bombeiros Militares. A prática regular de exercícios promove melhoras nas capacidades físicas de resistência, força, agilidade, coordenação e flexibilidade, assim como ajuda a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar o bem-estar geral, o que é crucial para bombeiros que enfrentam situações traumáticas. A revisão da literatura ainda destaca a necessidade de políticas de saúde ocupacional que promovam a atividade física e o bem-estar mental, oferecendo suporte contínuo para esses profissionais.ItemTrabalho de conclusão de curso Os usos da literatura infantil como instrumento de inclusão na educação: uma revisão sistemática da literatura na área da educação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Izidoro, Kamile de Oliveira ; Correr, Rinaldo ; Picolo, Giovanna Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho tem como objetivo compreender os usos de livros de Literatura Infantil, no contexto de possíveis abordagens para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, partindo da condição de personagens literários identificados nas obras selecionadas. As obras escolhidas foram do acervo complementar de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizado às escolas públicas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2012. Os títulos são para o trabalho com a alfabetização dos alunos do 1o aos 3o anos do Ensino Fundamental. A abordagem dada à pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo revisão bibliográfica. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, a investigação busca apontar o que os livros dispõem de uma perspectiva inclusiva, que respeita as diferenças e valoriza as potencialidades das pessoas com deficiência. Os resultados apontam para o fato de que as obras de Literatura Infantil analisadas podem adotar uma importante funcionalidade no que tange à construção de valores inclusivos no âmbito da Educação, a partir da concepção de outros sentidos às circunstâncias preconceituosas, partindo das próprias experiências relacionadas à valorização das particularidades.ItemTrabalho de conclusão de curso A influência dos perfis de força-velocidade nos primeiros milissegundos de um sprint em atletas de futebol de campo.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-14) Bonadio, Lucas Ferreira ; Greco, Camila Coelho ; Mantovani, Guilherme Beneduzzi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar se há influência na relação dos perfis de força-velocidade de atletas do futebol de campo em seu desempenho nos primeiros milissegundos de um sprint em linha reta. A pesquisa visa estudar a força- velocidade que é uma característica importante para os jogadores de futebol, pois influencia em sua capacidade de aceleração rápida e explosiva durante as partidas, e os estudos sobre os perfis força-velocidade evidenciam que cada vez mais o futebol atual solicita grande demanda de ações e movimentação em alta intensidade. Para a realização desta pesquisa, os atletas foram submetidos a dois testes de sprint: Um método de Sprint em campo para mensurar força, potência, velocidade e mecânica durante o sprint para assim classificar e diferenciar os atletas entre os perfis de força- velocidade e após agrupá-los por perfil. Foram realizados após os testes de Sprints repetidos de 6 x 40 metros em velocidade máxima e descanso passivo de 2 a 4 minutos para então definirmos as medidas de avaliação de performance em aceleração inicial, velocidade máxima (inicial e final), velocidade média e pace. Este estudo revela que os perfis de força-velocidade são fundamentais nos primeiros milissegundos de um sprint em atletas de futebol, a melhor parcial de um atleta de perfil de velocidade foi de 1.07 s nos primeiros 100 ms e 5.2 s nos 40 metros, já um atleta de perfil de força obteve um tempo de 1.2 s nos primeiros 100 ms e 4.95 s nos 40 metros, evidenciando uma aceleração inicial mais lenta. A força inicial (F0) impacta diretamente a aceleração, essencial para explosões curtas, enquanto atletas com maior velocidade máxima compensam a menor força inicial. A personalização dos treinos, focando nas características de cada perfil, é essencial para melhorar a performance, otimizando a aceleração e a manutenção da velocidade máxima.ItemTrabalho de conclusão de curso Mapeamento de estudos sobre a obesidade infanto-juvenil e o papel da educação física(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) De Oliveira, Henrique Santos Martins ; Iaochite, Roberto Tadeu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pesquisas mostram que existe uma grande porcentagem de adolescentes com excesso de peso no Brasil e no mundo, e que hábitos não saudáveis de alimentação, sono e pouca prática de atividade física estão colaborando para que esse percentual se mantenha alto. Nesse sentido, a partir de uma revisão bibliográfica sistematizada, o presente estudo mapeou a literatura sobre o tema da obesidade infanto-juvenil no contexto escolar em diálogo com a Educação Física. Dessa forma, chegou-se aos resultados de que exercícios físicos praticados com regularidade atenuaram indicadores antropométricos de obesidade nos alunos avaliados, ademais, também compreendeu-se que as condições do ambiente escolar para a prática de atividade física impactam diretamente no sedentarismo ou não dos escolares e , além disso, descobriu -se que uma das principais causas da obesidade é a dificuldade em manter uma alimentação saudável, o leva à conclusão de que é fundamental para o combate à adiposidade o hábito de se exercitar frequentemente, o que demanda espaços adequados para a prática e também que é necessário que os profissionais de Educação Física, assim como a comunidade escolar, incentivem os alunos a consumir alimentos mais saudáveis para a melhora de suas saúdes.ItemTrabalho de conclusão de curso Pesticidas derivados de uracila e a saúde hepática: avaliação dos seus efeitos toxicológicos em vias de sinalização adversa (AOP) em Drosophila melanogaster como modelo alternativo de investigação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Cantador, Victor Hugo Cotinguiba ; Moraes, Karen Cristiane Martinez de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas (NAFLDs) são caracterizadas pelo acúmulo excessivo de lipídios nas células hepáticas, podendo evoluir para quadros clínicos mais graves como o hepatocarcinoma. As NAFLDs são uma grande preocupação para a saúde pública mundial, pois afetam uma grande parcela da população e não existirem terapias eficazes, além de possuírem diversas etiologias, entre elas a exposição a contaminantes ambientais. Dentre esses contaminantes estão aqueles baseados na estrutura de uracila, como bromacil, o qual vem sendo amplamente utilizado na agricultura. Nesse contexto, surge a mosca Drosophila melanogaster como uma importante ferramenta biotecnológica para o estudo de doenças humanas, considerando a homologia de genes e rotas metabólicas entre esses animas e os humanos. Sendo assim, o presente estudo visa avaliar os efeitos do herbicida bromacil na saúde hepática e na homeostase energética utilizando como um modelo translacional a mosca D. melanogaster. Para isso, foram realizadas análises bioquímicas correlatas ao metabolismo energético, análises relacionadas ao funcionamento de mitocôndrias e avaliação da expressão de genes. Sendo assim, os resultados revelaram que o bromacil, principalmente nas concentrações 5 μM e 50 μM, foi capaz de induzir alterações metabólicas através da diminuição da atividade da enzima lactato desidrogenase, diminuição da produção de espécies reativas de oxigênio e diminuição da expressão dos genes cnc, sod1, cat, gtpx e cyp6a2, os quais são correlatos ao estresse oxidativo. Com base nesses resultados, infere-se que o herbicida bromacil está comprometendo o funcionamento das mitocôndrias, devido à baixa produção de EROs e baixa atividade da LDH, além dos resultados indicarem uma deficiência nos sistemas de detoxificação das mitocôndrias. Portanto, o herbicida bromacil pode estar favorecendo a progressão do quadro esteatótico, induzindo disfunções mitocondriais que podem prejudicar as respostas celulares a esse estresse.ItemTrabalho de conclusão de curso Aspectos sociais de liderança no uso de dormitórios e árvores de alimentação em micos-leões-pretos (Leontopithecus chrysopygus)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Pires, Aline Zambretti ; Culot, Laurence Marianne Vincianne ; Souza, Breno de Lima ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Indivíduos dentro de um grupo social precisam coordenar seus movimentos. Em um sistema cooperativo como nos micos-leões-pretos [Callitrichidae, Leontopithecus chrysopygus], é esperado que a liderança nos movimentos do grupo seja distribuída entre diferentes indivíduos e não por um único líder. No entanto, pouco se sabe sobre quais fatores influenciam este processo. Usando modelos lineares generalizados e análise de efeitos marginais, testamos a relação entre a identidade individual (caracterizada pela idade, sexo e status reprodutivo) e a liderança para entrada e saída de dormitórios e chegada às árvores frutíferas pelo mico-leão-preto (MLP). Entre abril e julho de 2023, observamos dois grupos de MLPs, em uma mata ripária no município de Buri, São Paulo. Registramos a ordem de entrada e saída dos indivíduos nos dormitórios e de chegada a árvores frutíferas, utilizando os métodos "todas as ocorrências" e "ad libitum", respectivamente. Descobrimos que a identidade dos indivíduos influencia a liderança. As fêmeas tendem a liderar os movimentos em direção às árvores frutíferas, devido a uma possível melhor visão das cores (tricromacia alélica) em comparação com os machos e a um possível melhor conhecimento da área (maior probabilidade de filopatria). Por outro lado, a liderança nos movimentos para os dormitórios é mais distribuída, com machos frequentemente liderando a entrada enquanto outros adultos de ambos os sexos lideram a saída. Juvenis ocuparam as últimas posições na progressão, provavelmente devido ao menor conhecimento sobre o ambiente e como estratégia de proteção, seguindo adultos que possivelmente os carregavam quando filhotes. Esses resultados sugerem uma liderança distribuída e variável, onde diferentes indivíduos assumem papéis de liderança conforme as necessidades do grupo. A complexidade dessas interações e a influência do ambiente fragmentado destacam a necessidade de estudos adicionais para uma compreensão mais ampla dos padrões de liderança no gênero Leontopithecus.ItemTrabalho de conclusão de curso Kata e judô: há caminho?(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Namba, Lucas Hiroshi ; Martins, Carlos José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O budô, incluindo judô, kendô, karatê e aikidô, é resultado da transformação das artes marciais japonesas tradicionais, originárias da classe samurai, que foram remodeladas durante a estabilização do Japão no período Tokugawa. A transição do bujutsu — voltado para o combate — para práticas com propósitos educacionais, espirituais e formativos caracterizou o desenvolvimento do budô moderno. Jigoro Kano desempenhou um papel fundamental nessa mudança ao desenvolver o judô, integrando métodos pedagógicos ocidentais e eliminando técnicas perigosas, preservando-as apenas nos katas. O kata não só transmitia as técnicas de maneira segura, mas também oferecia uma base filosófica e cultural para o desenvolvimento do praticante. Kano comparava o kata à gramática, enquanto o randori representava a prática livre, ressaltando a necessidade do equilíbrio entre teoria e prática. A prática do kata, mesmo com sua importância para a formação integral do judoca, enfrenta desafios no judô esportivo moderno, onde o foco está mais em competições. Competições de kata aumentaram o interesse dos judocas na prática do kata, contudo deve-se atentar ao perigo do desvirtuamento da introspecção e significados do kata frente à necessidade de performance competitiva.ItemTrabalho de conclusão de curso Benefícios da prática de Muay Thai no corpo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-11-18) Oliveira, Rafael Alexandre Martins de ; Oliveira, Alexandre Gabarra de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A prática regular de Muay Thai oferece diversos benefícios para o corpo humano. Este antigo estilo de arte marcial tailandesa não só promove habilidades de autodefesa, mas também contribui para a melhoria da saúde física e do bem-estar geral. Desenvolvimento da disciplina mental, concentração e foco durante os treinos. Alívio do estresse e da tensão emocional através da liberação de energia durante os treinos. Aumento da confiança e autoestima à medida que os praticantes dominam novas técnicas e desafios. O objetivo dessa pesquisa será analisar o desenvolvimento da resistência cardiovascular, força muscular e flexibilidade através de treinos intensos e variados. Como a prática regular de Muay Thai influencia o condicionamento físico, a saúde mental e o bem-estar geral dos praticantes? Métodos são através de uma referência bibliográfica abrangente sobre as técnicas e estratégias do Muay Thai, com contribuições de benefícios da prática de muay thai no corpo. O Muay Thai, uma arte marcial tradicional tailandesa que combina golpes de soco, chutes, joelhadas e cotoveladas, não apenas se destaca como um método eficaz de autodefesa, mas também é reconhecido pelos seus efeitos benéficos na saúde física e emocional.ItemTrabalho de conclusão de curso Efeitos da hipóxia no desempenho cognitivo em teste incremental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Santana, Renata Baur Storm ; Kokubum, Eduardo ; Ueno, Deisy Terumi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Existe uma relação entre o exercício físico e a cognição. Os benefícios agudos e crônicos do exercício físico sobre o desempenho cognitivo têm sido amplamente reportados. Esses efeitos se devem a um aumento do fluxo sanguíneo cerebral e, por conseguinte, do aporte de nutrientes e também mediado por um aumento na atividade de neurotransmissores. O exercício realizado em condições de hipóxia promovem, dentre outros efeitos, aumento da ventilação e atividade cardíaca, potencializando os seus efeitos. Esses efeitos sistêmicos têm o potencial de se estenderem às funções cognitivas. Contudo, a exposição à hipóxia pode retirar importantes recursos tanto para as funções cognitivas como as fisiológicas sistêmicas. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da hipóxia na função cognitiva durante a realização do em diferentes faixas de intensidade de exercício. Para tanto, participantes foram submetidos a exercício incremental na esteira na condição de normóxia e hipóxia. As funções fisiológicas desses sistemas foram avaliadas mediante medidas cardiorrespiratórias e a função cognitiva através do teste de reação com escolha (TRE). Nos resultados, vemos que a saturação teve uma queda significativa no grupo da hipóxia, juntamente com o aumento da frequência cardíaca, em relação a escala de Borg e a oscilação do tempo de resposta durante o exercício e a exposição à hipóxia. Alguns aspectos demonstraram uma possível melhora na cognição, embora pesquisas anteriores tenham indicado que a hipóxia aguda pode ter um impacto negativo sobre a cognição, nossos resultados não confirmam essa ideia. Isso sugere que outros fatores podem estar influenciando o desempenho cognitivo Esses achados enfatizam a importância de continuar investigando as interações entre a hipóxia, o exercício físico e as funções cognitivas. É crucial compreender como diferentes condições, como a intensidade do exercício e a complexidade das atividades, podem afetar os resultados. Isso reforça a necessidade de uma abordagem integrada em programas de treinamento e intervenções em saúde.ItemTrabalho de conclusão de curso “Trilhando os biomas”: elaboração de um jogo de tabuleiro para uma abordagem lúdica da biodiversidade brasileira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Neves, Regiane Gualdieri ; Osti, Andréia ; Carolino, Aline Gasparini Zacharias ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Brasil abriga a maior biodiversidade do mundo, distribuída em um imenso território e dividida em seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. A maneira mais abrangente e eficaz de disseminar os fundamentos da educação ambiental e, consequentemente, dos meios de preservar essa imensa biodiversidade é inserindo-os no contexto escolar, mas o modelo de ensino tradicional adotado pelas escolas de Educação Básica torna as aulas de Ciências e Biologia maçantes e desinteressantes. Assim, o objetivo principal desse trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro didático que possa ser utilizado como uma ferramenta lúdica para auxiliar o ensino sobre biodiversidade e biomas brasileiros, no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, através de duas etapas: a) pesquisa bibliográfica e b) elaboração do jogo. O primeiro levantamento bibliográfico objetivou uma análise de aspectos gerais sobre a utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Já o segundo levantamento bibliográfico objetivou separar materiais cujo objetivo era desenvolver, analisar e/ou aplicar jogos específicos sobre temas referentes à área de Ciências, bem como analisar os resultados desta aplicação. O processo de desenvolvimento do jogo foi baseado em duas etapas: primeiramente, foi realizada uma análise sobre como os temas relacionados à biodiversidade brasileira são abordados na BNCC durante o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais); já a segunda etapa foi dedicada à definição dos elementos do jogo, como dimensões do tabuleiro e das cartas, cores, tipos e tamanho das fontes dos textos, quantidade de casas do tabuleiro e conteúdo do jogo. O jogo “Trilhando os Biomas” é composto por um tabuleiro com 106 casas e 120 cartas com informações sobre espécies de animais e plantas que são encontrados principalmente ou exclusivamente em cada um dos biomas brasileiros. O jogo aborda a biodiversidade de todo o território brasileiro, pode ser produzido com materiais de baixo custo e sua dinâmica é baseada em jogos de tabuleiro populares que despertam o interesse do seu público-alvo: a partir de 12 anos de idade. Portanto, acredita-se que o jogo didático elaborado nesse trabalho pode ser utilizado como uma ferramenta lúdica, em nível nacional, para auxiliar estudantes que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental a compreender e assimilar melhor conceitos relacionados à biodiversidade brasileira.ItemTrabalho de conclusão de curso Diversidade viral em análises metagenômicas de fungos cultivados por formigas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Cardozo, Matheus Custodio Sarkis ; Kooij, Pepijn Wilhelmus ; Ferro, Milene ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A relação simbiótica entre fungos e formigas cultivadoras de fungos vem sendo amplamente estudada como um sistema-modelo para relações mutualisticas em geral, devido a complexidade de tanto as interações entre o fungo e as formigas que o cultivam, quanto com outros organismos, como bactérias. Embora sejam principalmente associados com doenças e outras enfermidades, vírus poderiam potencialmente estarem envolvidos em uma relação de mutualismo em certas circunstâncias. Vírus que impedem o desenvolvimento de estruturas reprodutivas em fungos seriam prejudiciais, mas poderiam ser benéficos em um sistema onde o fungo seja transmitido verticalmente e não precisa mais se reproduzir sexualmente. Neste estudo, analisamos a diversidade viral associada a uma amostra de micélio de um fungo mutualista cultivado por formigas atíneas por meio de dados metagenômicos de amostras virais purificadas obtidas do fungo simbionte. Detectamos a presença de sequências de bacteriófagos na amostra, mas o viroma analisado não correspondeu a nenhum micovírus de sequência conhecida em bancos de dados públicos, como o NCBI. No entanto, muitas das sequências obtidas não foram identificadas, podendo representar uma diversidade viral ainda não catalogada, incluindo micovírus associados aos fungos mutualistas.ItemTrabalho de conclusão de curso Dos frutos às fezes: detectando DNA vegetal em amostras fecais de aves frugívoras(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-21) Godoy, Vinicius Marciano de ; Côrtes, Marina Corrêa ; Motta, Carina Isabella ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A dispersão de sementes por animais é um processo crucial para a manutenção de populações e comunidades florestais, contribuindo para a regeneração e diversidade das florestas. Esse processo permite que as sementes sejam transportadas para áreas distantes, favorecendo a colonização de novos territórios e a sobrevivência de diversas espécies vegetais. A análise de amostras fecais é uma abordagem promissora para investigar esse processo ecológico, seja por meio de métodos tradicionais de triagem ou através de técnicas moleculares. As ferramentas moleculares possibilitam a detecção de espécies e indivíduos, além de descrever comunidades e interações ecológicas em amostras com quantidades limitadas e baixa qualidade de DNA. No entanto, ao analisar a dieta de dispersores de sementes, a interpretação dos resultados depende de fatores como o tempo decorrido entre a alimentação e a defecação, além da quantidade de alimento consumido, ambos potencialmente influenciando o sucesso na detecção do DNA. Este projeto teve como objetivo otimizar os protocolos de extração e amplificação de DNA de frutos em amostras fecais de aves frugívoras. Para isso, foi realizado um estudo experimental em cativeiro com 30 Sabiás-barranco (Turdus leucomelas) alimentadas com goiaba (Psidium guajava). Investigamos como a taxa de detecção de DNA dos frutos varia em função do tempo transcorrido desde a alimentação e da quantidade de frutos consumidos. Os resultados mostraram que o tempo desde o consumo do fruto é um preditor significativo para a amplificação de DNA vegetal nas fezes das aves, enquanto a quantidade consumida não apresentou efeito relevante. Esses achados têm implicações para estudos de campo, indicando que, embora as técnicas moleculares sejam eficazes em detectar DNA vegetal mesmo em pequenas quantidades de fruto consumido, a probabilidade de sucesso é maior em amostras de fezes coletadas mais cedo, principalmente nas primeiras duas horas após a ingestão do fruto.ItemTrabalho de conclusão de curso Vantagens do treinamento de força específico para membros inferiores em corredores fundistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Merce, João Victor Tosatto ; Kokubun, Eduardo ; Ueno, Deisy Terumi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O treinamento de força é importante para o desenvolvimento físico e desempenho esportivo, elementos que englobam os corredores no atletismo. Além do fortalecimento dos músculos e do aumento da resistência muscular, ele contribui para a melhoria da composição corporal, reduzindo o risco de lesões comuns associadas à prática da corrida. Ou seja, inserir o treinamento de força de forma específica nos regimes de treinamento dos corredores não apenas melhora sua performance, mas também promove uma prática esportiva mais segura e sustentável a longo prazo. Estudos mostram benefícios do treinamento de força para aumentar a potência, velocidade, resistência e o VO2 máximo dos corredores, oferecendo vantagens significativas, especialmente para corredores fundistas. No entanto, é essencial uma estruturação cuidadosa e uma organização adequada dos treinos, levando em consideração o volume e intensidade do treinamento de corrida, bem como os objetivos específicos de desempenho e prevenção de lesões, conforme ressaltado por Schoenfeld. Assim, embora ofereça inúmeras vantagens, a implementação do treinamento de força deve ser planejada e executada de forma criteriosa para garantir resultados positivos. Portanto, o presente estudo teve como objetivo verificar a influência do treinamento de força específico para membros inferiores em corredores fundistas, analisando sua eficácia para o aumento de performance e redução nos tempos de provas. Para tanto, foi realizada uma revisão literária de estudos publicados nas bases de dados do Medline, Pubmed, SciELO e Lilacs, bem como as revistas científicas Journal of Applied Physiology e American College of Sports Medicine, além de pesquisas no Google Scholar através de combinações de palavras-chave como: “exercício”, “treinamento físico”, “VO2 Máximo”, “força”, “corredores”, “fundistas”, “prevenção de lesões”, “membros inferiores” e “corrida”. A partir dos estudos analisados, foi possível concluir que adicionar treinos de força em rotinas de treinamento para corredores fundistas podem aumentar a economia de corrida e a performance significativamente em comparação às rotinas que possuem apenas o treinamento aeróbico puro em seu protocolo.ItemTrabalho de conclusão de curso Hábitos comportamentais da Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae): uma revisão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Manochio, Marina ; Barbosa, Luiz Gustavo Bicas ; Ribeiro, Milton Cezar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica abrangente sobre os hábitos comportamentais da baleia jubarte (Megaptera novaeangliae). A revisão foi conduzida com o objetivo de sintetizar o conhecimento atual disponível na literatura científica sobre os comportamentos dessa espécie, abordando temas como comunicação vocal, padrões de migração, estratégias de alimentação, interações sociais e reprodução. Para isso, foram realizadas buscas sistemáticas em bases de dados acadêmicas utilizando uma variedade de termos de busca relacionados à baleia jubarte e seu comportamento. Os estudos selecionados, após criteriosamente analisados e sintetizados, permitiram uma compreensão mais aprofundada dos hábitos e comportamentos dessa espécie. A análise do comportamento social e dos padrões de migração é essencial para compreender as dinâmicas populacionais e os impactos de atividades humanas, como o turismo de observação de cetáceos, que, apesar de gerar benefícios econômicos, pode alterar significativamente os comportamentos dos animais. O estudo conclui que a compreensão dos hábitos comportamentais das jubartes é vital para sua conservação e para o desenvolvimento de estratégias de manejo adequadas.ItemTrabalho de conclusão de curso O impacto da atividade física na gestão da fibromialgia: uma revisão bibliográfica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Agosta, Leonardo Contarini ; Oliveira, Alexandre Gabarra de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica cujo objetivo é analisar o papel da realização de programas de atividade física no tratamento de portadores de fibromialgia. Para isso, foram analisadas produções científicas que abordam o tema dos tratamentos não farmacológicos para pacientes com fibromialgia, com foco na prescrição de programas de exercícios físicos. É possível observar que a atividade física assistida, em suas diversas modalidades, levando em consideração as particularidades de cada paciente, desempenha um papel crucial na redução dos sintomas da fibromialgia e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.ItemTrabalho de conclusão de curso Ensino de ciências em tempos de pandemia da Covid-19: propostas didáticas, perspectivas de professores e interações sociais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Maurano, Rafaela de Genaro ; Benetti, Bernadete ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo teve como objetivo evidenciar o papel das interações sociais no Ensino de Ciências identificando as possibilidades de sua ocorrência no ensino remoto por meio da caracterização das possíveis interações, segundo as atividades sugeridas nos materiais didáticos do Currículo Paulista e da análise das aulas de Ciências disponibilizadas no Centro de Mídias de São Paulo, particularmente aquelas relacionadas a Unidade Temática “Terra e Universo”, oferecidas aos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais durante o período pandêmico. Para tanto foram analisados os materiais didáticos disponíveis aos estudantes e professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e 03 (três) aulas de Ciências oferecidas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Buscamos também entender a concepção de professores que atuaram ativamente na modalidade remota de ensino com esse nível de escolaridade por meio de um questionário disponibilizado na plataforma Google Formulários. Os resultados obtidos apontam que, apesar de as atividades sugeridas nos cadernos oferecerem possibilidades de diversos momentos de interação aluno-aluno e professor-aluno, as aulas do Centro de Mídias, que se basearem parcialmente nesse material, não propiciaram tais momentos, reduzindo a comunicação e a participação dos estudantes ao chat síncrono para seleção de respostas pré-determinadas para as perguntas apresentadas pelos professores. Já as respostas apresentadas pelos educadores ao questionário proposto evidenciaram que apesar do esforço para incentivar a participação alunos, por meio de diferentes plataformas de comunicação e metodologias de ensino, poucos foram os que participaram ativamente das atividades propostas e dos momentos síncronos nos quais as interações poderiam ocorrer. Tais resultados evidenciam que a educação em tempos de pandemia não foi acessível a todos os estudantes e que apesar de o ensino remoto ter se apresentado como uma solução no contexto pandêmico, propiciou poucos momentos de interações sociais, essenciais para o ensino de Ciências que tem como objetivo a alfabetização científica dos estudantes.ItemTrabalho de conclusão de curso Flórula de samambaias do câmpus da Unesp de Rio Claro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Bossolan, Yuri Gonçalves ; Moraes, Pedro Luís Rodrigues de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As samambaias são plantas vasculares sem sementes pertencentes a classe Polypodiopsida. Representam uma grande diversidade de espécies distribuídas em todos os continentes. O câmpus da Unesp de Rio Claro é consideravelmente arborizado e é possível observar diversos indivíduos de samambaias epífitas proximamente a calçadas e caminhos. Existem outros trabalhos que se preocuparam em identificar e inventariar as espécies de angiospermas do câmpus, tanto arbóreas quanto herbáceas. No entanto, a composição específica das samambaias presentes no câmpus não é conhecida, mesmo com a aparente baixa diversidade. Este trabalho teve como objetivo reconhecer a diversidade de samambaias no câmpus da Unesp de Rio Claro através de coletas de plantas e identificação por meio de chaves e consulta a especialistas. Foram reconhecidas 15 espécies de cinco diferentes famílias. A família mais diversa no câmpus foi Polypodiaceae e a espécie mais abundante foi Pleopeltis pleopeltifolia (Raddi) Alston, desta mesma família. A diversidade encontrada é relativamente baixa e pode estar relacionada à ocorrência natural das espécies no clima da área de estudo aliada à sua antropização.ItemTrabalho de conclusão de curso As influências da dança de salão em aspectos psicológicos dos praticantes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-09) Hayashiya, Ana Paula Akiko ; Machado, Afonso Antonio ; Oliveira, Bruna Feitosa de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A dança de salão consiste em uma grande ferramenta cultural passível de aprendizado, diversão e socialização. Além disso, são variados os estudos que a apontam por ser responsável por inúmeros benefícios dentro das capacidades perceptivas, como espacial, corporal e do desenvolvimento motor. Entretanto, poucas são as pesquisas relacionadas aos aspectos psicológicos de seus praticantes. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o impacto da prática da dança de salão na autoestima e ansiedade. Para isso, foi aplicada a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) em 30 indivíduos, sendo 15 praticantes de dança de salão e 15 sedentários, de ambos os sexos. Para análise dos dados foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk e Teste t, com significância de p < 0,05. A partir dos resultados obtidos, foi possível analisar a diferença significativa na média da autoestima, com os participantes da dança de salão com médias mais altas (26,40) e menor desvio padrão, enquanto o grupo sedentário obteve média menores nesse elemento (6,092). No teste de ansiedade estado, o grupo dos praticantes de dança de salão também apresentaram valores menores (33,27) se comparados aos sedentários (45,27), indicando índices mais baixos de ansiedade quando o teste foi aplicado, mas com desvio padrão maior contraposto aos sedentários. Em contrapartida, diferentemente dos resultados anteriores, a ansiedade traço foi identificada em maiores níveis nos praticantes da dança de salão, com média 48,00, quando comparados aos sedentários, que obteve média 38,07, acompanhado de um desvio padrão alto. A partir destes resultados foi possível inferir que o grupo praticante de dança de salão apresentou níveis menores de ansiedade estado e maiores de autoestima e ansiedade traço, se comparado ao grupo sedentário, o que indica que apesar de apresentar uma personalidade mais ansiosa, esses indivíduos têm conseguido manejar esse estado emocional. Além disso, a diferença identificada nos níveis maiores de autoestima entre os grupos também segue a tendência aonde os indivíduos ativos se sentem mais confiantes sobre si mesmos. Esses resultados indicam uma relação de níveis maiores de autoestima e menores de ansiedade estado em praticantes de dança de salão e a existência de mais estudos como esse podem contribuir para compreender se essa relação pode ou não ser extrapolada para a população.