Rio Claro - IB - Instituto de Biociências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254626
Navegar
Submissões Recentes
PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O movimento ecofeminista: aspectos históricos e conceituais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Goes, Marina Milito; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente estudo busca analisar a construção do movimento ecofeminista, que desde a década de 1960, une as pautas de ecologia com o feminismo. As pautas do movimento se opõem ao atual modelo de desenvolvimento insustentável baseado na cultura capitalista e patriarcal. Ao longo da história, essa relação de dominação e domesticação apresenta a figura da mulher associada à natureza, e a do homem associada à "cultura" que deve dominá-la. No Brasil e em outros países, organizações de mulheres lutam pela conscientização da preservação da natureza e das populações que sofrem com sua destruição, bem como contra o uso indiscriminado de agrotóxicos, sementes transgênicas e do desmatamento desenfreado. A movimentação de mulheres brasileiras está intimamente ligada à resistência das populações tradicionais, que buscam na agricultura familiar, no extrativismo sustentável e na economia solidária alternativas para sobreviver frente ao modelo capitalista destrutivo. Diante disso, foi desenvolvido esse trabalho no qual buscou-se analisar por meio da investigação qualitativa de caráter bibliográfico e exploratório, como foi construída a história do movimento ecofeminista, a fim de apresentar como os movimentos de mulheres brasileiras se assemelham nessa luta atualmente.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Plano de carreira: um estudo de caso no município de Rio Claro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Souza, Rafael Praxedes; Dias, Romualdo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo do trabalho é pesquisar quais possibilidades financeiras os planos de carreiras podem oferecer aos educadores. Porém, como cada rede de ensino possui um plano diferente, optou-se por analisar o plano de carreira dos profissionais do magistério do município de Rio Claro - SP. Como metodologia de pesquisa, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema “plano de carreira”, para compreender as recentes produções acadêmicas acerca deste assunto. Foram analisados documentos oficiais sobre o tema, como por exemplo, o plano decenal e suas metas, aprofundando nas progressões horizontais e verticais do plano de carreira do magistério do município de Rio Claro - SP e as evoluções correspondentes ao tempo de serviço. O trabalho também faz uma discussão sobre a importância da formação continuada para além do aspecto financeiro, a fim de colaborar com o pensamento de que cursos não são apenas para a evolução financeira e sim para seu objetivo maior que é o aperfeiçoamento profissional. Com o entendimento do funcionamento das evoluções, o trabalho apresenta algumas tabelas apontando as remunerações dos educadores do município, comparando a formação, o tempo de serviço, a jornada e o cargo que ocupa. Pretende-se evidenciar a importância para os futuros professores de estudar os planos de carreiras de cada rede de ensino antes de ingressar, sabendo assim dos seus limites e potencialidades.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Transtorno do Espectro Autista na infância(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Monteiro, Jucileide de Oliveira; Hiraga, Cynthia Yukiko
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa teve como foco de estudo descrever o comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na segunda infância. O período da segunda infância de um desenvolvimento típico é marcado por diversas mudanças nas dimensões motoras, cognitivas e psicossociais. Essas mudanças influenciam diretamente o desempenho e a aquisição de competências escolares da criança com desenvolvimento típico, mas sobremaneira o das crianças com (TEA). O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão de literatura. Os artigos científicos incluídos no presente estudo indicaram que o TEA afeta o desenvolvimento da criança, sua rotina diária em casa e na sua capacidade de aprendizagem. Nesse contexto, crianças com diagnósticos do TEA necessitam de apoio para um desenvolvimento biopsicossocial adequado de modo a adquirir autonomia e independência. Por fim, políticas públicas educacionais devem ser fortalecidas a fim de promover a inclusão de crianças com o TEA.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A voz dos oprimidos: a invisibilidade dos jovens que estão em medida socioeducativa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Chervi, Jaqueline Aparecida; Fonseca, Débora Cristina
; Cardoso, Priscila Carla ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho tem como tema a (in) visibilidade dos jovens que se encontram em medida socioeducativa em meio aberto, seja ela liberdade assistida (LA) ou prestação de serviços à comunidade (PSC). O objetivo consistiu em buscar elementos que possibilitem identificar o histórico de aproximação com o ato infracional, a experiência de cumprimento de medidas socioeducativas, se a socioeducação é efetiva e sobre possíveis projetos de futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise foi realizada a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas. Para tanto foi utilizado a análise de conteúdo, com base teórica em uma perspectiva crítica de Educação. Ao final do trabalho, ficou evidente o quanto o jovem periférico é excluído da sociedade, tendo a criminalização uma forma de ser incluído e visto pela sociedade. A socioeducação vivenciada por estes jovens não possibilita o rompimento com a infração, pois seus direitos continuam sendo violados, bem como os projetos para o futuro mantem-se na lógica da entrada formal no mercado de trabalho.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação ambiental e o Ensino Fundamental em teses e dissertações no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Viana, Gabriela Brito; Santana, Luiz Carlos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente investigação trata de pesquisas sobre educação ambiental no ensino fundamental e objetivou identificar e compreender as seguintes questões: que concepções de educação ambiental e que práticas pedagógicas para o ensino fundamental estão presentes em pesquisas sobre educação ambiental? Que implicações pedagógicas nos espaços escolares são explicitadas nestas pesquisas? Para isso, foi realizada a pesquisa no banco de teses e dissertações do Projeto Farte - Estado da Arte em Educação Ambiental no Brasil. Inicialmente apresentou-se um breve histórico sobre o surgimento da Educação Ambiental no contexto do movimento ambientalista. No processo de consolidação da educação ambiental constata-se a pesquisa como um dos elementos importantes. Por conseguinte, identificou-se as correntes, conservadora e crítica, pelas quais a educação ambiental vem sendo desenvolvida no Brasil. Como proposta metodológica delimitaram-se como instrumento de coleta de dados: pesquisa bibliográfica no banco do Earte. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo para identificar e compreender as concepções de educação ambiental. A partir do material coletado, concluiu-se que as concepções pedagógicas de educação ambiental pesquisadas giram em torno da conscientização para respeitar e preservar o ambiente. Trata-se, então, de que essa educação tem como objetivo desenvolver a consciência para o respeito e a preservação do ambiente. Faz-se necessário, no entanto, o desenvolvimento crítico voltado para a educação ambiental, além do oferecimento de formação continuada com um enfoque ambiental, uma vez que o tema é atual, necessário, e já faz parte do cotidiano escolar.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Relações intergeracionais e formação profissional docente: uma análise das produções acadêmicas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Barros, Caroline Fernandes; Sarti, Flávia Medeiros
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliográfico que objetivou reunir, na literatura especializada em português, elementos para a discussão sobre a o valor formativo das relações entre gerações profissionais docentes e analisar como os pesquisadores da área desenvolvem e discutem sobre esse tipo de formação. A revisão realizada identificou 8 dissertações, 2 teses e 4 artigos. De acordo com os resultados obtidos, nota-se a necessidade de uma formação de professores que institua a relação entre diferentes gerações de professores de modo a trazer os professores experientes para dentro da formação, amenizando, entre outros problemas, as desistências no início da carreira docente e o choque de realidade, embora as pesquisas analisadas no estudo bibliográfico apresentem dados ricos, detalhados e relevantes, há poucos pesquisadores que se dedicam ao tema no Brasil, mesmo que as bases pesquisadas sejam abrangentes e relevantes, a prática de formação de professores pelas Instituições de Ensino Superior pouco consideram a relevância da relação intergeracional.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A avaliação dos conteúdos de geografia, no Ensino Fundamental I: uma comparação dos métodos avaliativos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Cezarano, Basya; Maia, Diego Corrêa
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A geografia integra-se na vida de todas as pessoas e está presente na vida diária de cada indivíduo, visto que é através do conhecimento geográfico que se obtém conhecimentos de localização, noção espacial e também sobre as relações do indivíduo com o meio onde vive. No ambiente escolar, a geografia está presente desde a Educação Infantil e a cada etapa escolar é acrescida de conhecimentos mais específicos. Todavia, é no Ensino Fundamental I que os conteúdos são introduzidos aos escolares, através da alfabetização e do letramento geográfico, visando o desenvolvimento dos principais temas da Geografia escolar. Assim sendo, este trabalho tem por finalidade produzir uma análise sobre as condições avaliativas descritas tanto no Parâmetro Curricular Nacional (PCN) quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, esse trabalho é desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, voltada para análises sobre as condições avaliativas dos conteúdos de Geografia, no Ensino Fundamental I. Assim sendo, é possível notar mais semelhanças do que diferenças entre os documentos. Ambos se diferenciam apenas na metodologia proposta para a realização das avaliações dos conteúdos curriculares.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O ensino do balé clássico: a importância da didática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) França, Vitória de Queiroz; Azevedo, Maria Antonia Ramos de
; Carrasco, Ligia Bueno Zangali ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O balé clássico é uma dança com diversas metodologias de ensino específicas e instrumentais, tendo uma concepção tradicional marcada pela disciplina e obediência, em que os alunos podem se sentir reprimidos e, por vezes, desmotivados a continuarem. A partir deste fato, partimos do pressuposto que um saber específico sobre a técnica clássica não seria suficiente para o ensino dessa tão bela arte. Este trabalho apresenta, assim, uma reflexão acerca da necessidade da Didática no ensino de balé. Entendemos que, como em todas as situações de ensino e aprendizagem, há a necessidade de o professor de balé desenvolver saberes específicos acerca do “como ensinar” e não apenas “do quê” ensinar. Nosso objetivo geral foi identificar e compreender os conceitos da didática e sua importância para o processo de ensino aprendizagem para a formação de um professor de balé clássico, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e delineamento bibliográfico, buscamos compreender esta importância e discorrer sobre ela a partir de outras pesquisas já realizadas no campo. O resultado desta pesquisa mostrou que a concepção da Pedagogia Tradicional ainda cerca as aulas de balé, e que é necessário repensar a formação formal na dança, visto que para uma melhora no ensino-aprendizagem, a didática e a preocupação em constituir saberes específicos para o ensino de balé são indispensáveis para o professor. Está aí o início de importantes mudanças paradigmáticas na busca pela qualificação dos processos de ensino e aprendizagem também no balé.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Psicologia do esporte e sua atuação no cenário competitivo de League of Legends(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Carvalho, Raphael Henrique Corrêa; Machado, Afonso Antônio
; Lemos Filho, Joacks de Paula
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Neste trabalho de Conclusão de Curso será estudado a origem dos eSports, com o League of Legends em foco, e como estes estão presentes nas tendências contemporâneas, também estabelecendo seu caráter competitivo, assim como as dificuldades e desafios que os cyber atletas enfrentam para alcançar um bom desempenho. Após tal análise, será relacionado a psicologia do esporte, enfatizando a sua importância para aleançar um nível de excelência na performance dos competidores.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Relação entre mindfulness e exercício físico: uma revisão narrativa de literatura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Dionello, Millena Luz Mendes; Kokubun, Eduardo
; Almeida, Daniela Ambrósio de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Manter corpo e mente saudáveis é um passo fundamental para viver com qualidade. 'Saúde' é definida pela Organização Mundial da Saúde como um estado que transcende a ideia de ausência de doenças, contemplando o bem-estar completo (físico, mental e social) do indivíduo. Ter uma vida fisicamente ativa pode trazer inúmeros benefícios tanto à saúde física, quanto psicológica. Nas últimas décadas, tendo em vista melhorar o cenário em que muitas pessoas enfrentam transtornos, principalmente psicológicos, em todo o mundo, tem-se atentado ainda mais à importância dos cuidados com a saúde mental. A utilização de Mindfulness como estratégia de cuidados e promoção da saúde vêm mostrando resultados significativos no tratamento e prevenção desses transtornos, melhorando também aspectos como atenção, concentração, resiliência, empatia e bem-estar. A Atenção Plena, como traduz-se Mindfulness na língua portuguesa, é um estado de consciência em que o indivíduo encontra-se inteiramente entregue ao momento presente, essa capacidade de concentração e contemplação pode ser treinada e, quando dominada, pode refletir na vida do indivíduo como um todo, possibilitando experiências mais proveitosas seja no âmbito social ou esportivo. O objetivo desta revisão narrativa de literatura é esclarecer a relação entre a Atenção Plena e o exercício físico. O Método utilizado foi a realização de uma busca nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo selecionando de forma direcionada os artigos pertinentes ao assunto, através da combinação dos termos “Mindfulness”, “Atenção Plena”, “Atividade Física”, “Exercício Físico”, “Esporte”, “Desempenho Esportivo”; “Atleta” e “Sedentarismo”, incluindo estudos publicados entre os anos 2000 e 2020, e não considerando outras revisões. Resultados: Foram selecionados, conforme critérios de inclusão e exclusão, um total de 27 artigos. Considerações finais: Intervenções baseadas em Mindfulness podem trazer inúmeros benefícios às práticas de exercício físico, aderência a atividade física, reabilitação, desempenho atlético e do movimento humano através de experiências e relações psicológicas em variados graus, e para diferentes populações. Devido a atualidade da temática, bem como sua relevância em diversos contextos, é sugerido que novos estudos sejam realizados buscando abordar outros cenários, e diferentes públicos.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote na BNCC: proposta para o 2º ciclo do ensino fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Neves, Kauan; Impolcetto , Fernanda Moreto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento elaborado por especialistas com a finalidade de nortear as escolas na organização dos currículos, os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote estão previstos para dois ciclos (2º e 4º) do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Esse estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino para os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote para o 2º ciclo do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano). Segundo a BNCC, habilidades como: identificar elementos comuns entre os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote e vivenciar diversos esportes desta categoria estão previstos para o 2º ciclo. Para uma maior facilidade no processo de ensino-aprendizagem, a elaboração dessa proposta baseou-se no ensino dessas modalidades considerando a lógica interna, buscando uma melhor compreensão do jogo e seus princípios táticos através de jogos reduzidos nas aulas de Educação Física. Para atingir tal objetivo, foram elaborados planos de aula que propõem jogos de agarrar e lançar, jogos de rebater com as mãos e jogos de rebater com implemento. Assim espera-se com a proposta deste estudo, contribuir para o ensino dos esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote, a partir do uso de jogos e com base na lógica interna dessas modalidades, como prevê a BNCC.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Lesões na coluna de ginastas e artistas circenses: medidas preventivas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Bassani, Giulia; Greco, Camila Coelho
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tanto a Ginástica Rítmica quanto as atividades circenses são modalidades que prezam muito pelo fator estético, tendo a flexibilidade como uma habilidade muito apreciada, buscando sempre maiores amplitudes de movimento. Por conta desse fator, são atividades que possuem aitas taxas de lesão na coluna devido a esforços repetitivos e estressantes de hiperextensão do tronco, sendo a espondilólise uma das lesões mais comuns. Objetiva-se, então, avaliar protocolos de força presentes na literatura que possam prevenir e/ou reabilitar atletas e artistas que possuem essa classe de lesões, para que seja possível preservar o bem-estar e o desempenho do indivíduo, tendo em vista que a mesma pode proporcionar uma diminuição do rendimento, afetar a qualidade da performance, provocar dor, afastar o indivíduo de suas atividades esportivas e artísticas além de possivelmente interferir em atividades do cotidiano. Por meio de uma revisão de literatura, utilizando as plataformas Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Web of Science e SPORTDiscus, e as palavras-chave “rhythmic gymnastics”, “circus”, “low back pair”, “spine injuries” e “spondyiolysis' para a busca. Os resultados obtidos a partir de tal análise foram promissores para a utilização do treinamento de força como parte do tratamento convencional para a espondilólise, sendo, na maioria dos casos a primeira opção de intervenção, embora os resultados do tratamento cirúrgico sejam bem estabelecidos dentro da literatura. Foi possível concluir que os treinamentos de força, de forma personalizada as características do indivíduo, podem tratar e prevenir reincidências desse tipo de trauma, além de auxiliar no desempenho da atividade específica desses atletas e artistas.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A interferência do VAR na atuação dos árbitros de futebol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Silva, Aline Correia da; Machado, Afonso Antônio
; Morão, Kauan Galvão
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
No esporte a utilização de recursos tecnológicos está crescendo durante os jogos e na preparação dos atletas. No futebol, o VAR (Video Assistant Referee) foi criado com o intuito de auxiliar o árbitro central do jogo a não cometer erros que fossem decisivos para o resultado final de uma partida. Segundo Amado (2018), o VAR é um sistema monitorado por um grupo formado de árbitros e ex-árbitros de futebol, ficando concentrados em uma sala de vídeo fora do estádio, acompanhando todos os lances da partida, podendo ter a assistência do replay em lances duvidosos. O árbitro é um elemento fundamenta! dentro da partida e precisa estar atento a todos os lances dos jogos, sendo muitas vezes um papel difícil. A partir disso, o estudo busca averiguar se o recurso tecnológico (VAR) possui interferência no desempenho e decisões dos árbitros nas partidas de futebol, verificando se essa tecnologia pode auxiliar a diminuir os erros relacionados a arbitragem ou não e se isso traz melhorias para a modalidade. O método que foi utilizado nesta pesquisa é a revisão bibliográfica e documental, buscando por materiais em bases de dados e outro tipo de conteúdo que proporciona base teórica para aprofundamento da temática e discussão da mesma. Assim, por meio desse estudo, foi possível verificar que o VAR é uma tecnologia que realmente minimizou o índice de erros no cenário do futebol, no entanto, ainda gera controvérsias sobre sua utilização, principalmente devido à falta de preparo dos árbitros para lidarem com isso, demorando tempo demais para tomarem decisões e, majoritariamente, deixando treinadores e atletas contrariados diante da utilização de tal tecnologia. Nota se que o VAR é uma ferramenta que pode passar por um processo longo até chegar na melhor performance dentro do futebol.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Aspectos da metodologia de ensino e de gestão de diferentes franquias de escolas de futebol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Pereira, João Lucas Freitas Alves; Drigo, Alexandre Janotta
; Pacheco, José Pedro Scarpel ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O futebol tem grande popularidade na sociedade brasileira desde a sua chegada ao país, o que ocorreu no final do século XIX. Notadamente percebe-se que o povo brasileiro se identifica bastante com esse esporte. O futebol infantil que era praticado espontaneamente em diferentes ambientes no meio urbano tem se transformado em mercadoria, promovendo a prática em escolas de futebol! de clubes nacionais e internacionais, muitas dessas sendo franquias. Este trabalho buscou descrever como as franquias das escolas de futebol nacionais e internacionais são organizadas e estruturadas, e analisar a metodologia de trabalho, as práticas pedagógicas e os modelos de gestão de negócio. Para obter análises mais complexas acerca dessas questões foi realizada uma triangulação de dados entre revisão de literatura, análise documental e pesquisa autobiográfica. Concluiu-se que na maioria das escolas os professores que criam os seus próprios métodos de trabalho e administram as escolas de acordo com a sua própria autonomia, e a franquia apenas “empresta” o nome do clube ao franqueado, como uma troca comercial.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação ambiental e Unidades de Conservação: um estudo sobre a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Jamaguiva, Gleice; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As Unidades de Conservação configuram-se como uma das principais estratégias da política ambiental brasileira, com a finalidade de conservação, não apenas da biodiversidade, mas da diversidade cultural e da qualidade de vida associadas a ela. Para tais áreas estão preconizadas ações e processos da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA), sendo a Educação Ambiental um saber complexo visando a transformação social e assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Uma das diretrizes da ENCEA trata da participação social enfaticamente preconizada na criação, implementação e gestão dessas áreas. O que, entretanto, constitui um desafio, devido, entre outros fatores, às assimetrias sociais no que tange as populações locais. O objetivo do presente trabalho é, então, investigar de que modo a Educação Ambiental e a Comunicação podem contribuir para incrementar e potencializar a participação social nas UCs, uma vez que ela é considerada fundamental no cumprimento dos objetivos das mesmas. Para tanto, o trabalho consistiu em uma investigação de natureza qualitativa do “tipo” documental cujo corpus documental é constituído pelas publicações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) : “Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação( ENCEA)" de 2009 e a “Série Educação Ambiental e Comunicação em Unidades de Conservação ' de 2015. A partir das análises realizadas é possível concluir que "Educomunicação" e Arte Educação devem ocupar papel de destaque no debate teórico-prático sobre Educação Ambiental e Comunicação no contexto das Unidades de Conservação como aportes para a participação social nessas áreas. Contudo, vários são os desafios e esforços a serem direcionados para a construção de espaços públicos que efetivamente sejam democráticos e cumpram os objetivos socioambientais pelos quais foram criados, especialmente frente à atual desconstrução da política de proteção socioambiental brasileira , após décadas de evolução e consolidação.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Análise circular aplicada à fenologia de longa duração: avaliando o impacto das mudanças climáticas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Tavares, Gabriel Augusto; Morellato, Patrícia Cerdeira
; Barros, Tadeu de Siqueira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Com a estimativa do aumento da temperatura global em 1,5 “€ nas próximas décadas, as mudanças climáticas são um assunto de muito debate quanto a seus impactos nos organismos, comunidades e ecossistemas, além de como mensurar tais impactos corretamente. À fenologia, neste cenário. surge como uma importante ferramenta para compreender a influência do clima sobre os organismos vegetais e suas relações ecológicas. Este trabalho consiste na análise de uma série fenológica de treze anos (2003 a 2015) de dados semanais coletados para nove espécies arbóreas localizadas na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro - São Paulo, correlacionando-os, através da aplicação de estatística circular, com dados climáticos de temperatura e pluviosidade, verificando possíveis influências climáticas sobre o ciclo anual.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Influência da paisagem, da pegada ecológica e dos recursos hídricos sobre a movimentação de onça-pintada (Panthera onca) na Mata Atlântica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Gonçalves, Beatriz Garcia; Ribeiro, Milton Cezar
; Bejarano Alegre, Vanesa Fabiola
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os animais se movimentam para encontrar alimento, se reproduzir e estabelecer territórios. Grandes mamiferos, como predadores terrestres, dependem de extensas áreas para suprir suas necessidades metabólicas e comportamentais. A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e desempenha um importante papel ecológico como predador de topo nas comunidades da qual faz parte. A espécie vem sofrendo com declínio de suas populações ao longo de sua distribuição na Mata Atlântica. A onça-pintada que antes ocupava todo bioma, hoje está praticamente extinta em algumas regiões, devido a degradação do ambiente, e a forma com que a espécie se move neste cenário ainda é pouco conhecida. O presente estudo visa compreender como estruturas da paisagem (cobertura florestal e recursos hídricos) juntamente com um índice de pegada ecológica influencia no uso das matrizes e dos remanescentes florestais, pela onça-pintada, nos fragmentos da Mata Atlântica. Os dados utilizados estão disponíveis no Data Paper Jaguar movement database: a GPSbased movement dataset of an apex predator in the Neotropics. Para este estudo, selecionamos três unidades de conservação que comportam fragmentos da Mata Atlântica. Foram analisados treze indivíduos de onça-pintada, seis do Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD); três indivíduos no Parque Estadual das Várzeas do Rio Invinhema (PEVRI) e quatro indivíduos no Parque Nacional Do iguaçu (PNI). A Cobertura Florestal teve maior impacto sobre as variáveis dependentes no PEMD, principalmente sobre Comprimento de Passo. Para o PEVRI, o índice de Pegada Ecológica foi o que mais afeitou negativamente as variáveis preditivas, enquanto que PNI, as três variáveis preditivas influenciaram igualmente entre os indivíduos. Este estudo corrobora padrões observados em outros estudos, indicando a predileção das onças-pintadas a ambientes bem preservados. Os resultados indicados neste estudo podem ser utilizados como um indicador de medidas a serem tomadas para conservação da onça-pintada, como manejo dos ambientes naturais e antropizados.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Respostas de Daphnia magna a mudanças estruturais em meta-redes tróficas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Oye, Miyuki; Barros, Tadeu de Siqueira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os impactos ecológicos causados pelas mudanças ambientais tendem a se intensificar conforme a exploração humana do ambiente aumenta. A base das redes tróficas sofre com a homogeneização do ambiente através da introdução de espécies invasoras, urbanização e agricultura. Por outro lado, os organismos do topo das redes tróficas são coletados com maior preferência para o consumo humano. Em redes tróficas aquáticas, os microcrustáceos zooplanctônicos possuem um importante papel de manter a estabilidade de ecossistemas aquáticos, atuando como mediadores entre a produtividade primária de algas planctônicas e predadores vertebrados. O objetivo do trabalho foi investigar o regime reprodutivo de Daphnia magna sob condição de homogeneização dos recursos basais e extinção do predador de topo. O modelo linear de análise de variância indicou que a variância da abundância de Daphnia magna foi mais significativa nos tratamentos sem heterogeneidade de recursos basais, devido ao baixo valor nutricional de detritos orgânicos. Além disso, apesar de a associação entre produção de ovos e tratamentos ter sido marginalmente significativa (p = 0,054), nossos dados indicam que a presença de predadores combinada com ausência de heterogeneidade de recursos basais tende a estimular maior produção ovos de resistência por Daphnia magna.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Deslocamento na matriz por espécies na Mata Atlântica: integrando dados de atropelamento e o conhecimento de especialistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Figueiredo, Isabella Maria Cassimiro; Ribeiro, Milton Cezar
; Assis, Julia Camara de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Entre os processos antrópicos e naturais que alteram a paisagem, temos a remanescente na paisagem, passa a ter efeitos negativos na movimentação da fauna. Em paisagens com habitat fragmentado, a movimentação é essencial para manter a dinâmica populacional de diversas espécies. Dessa forma, os organismos tendem a percorrer a matriz com maior frequência, arriscando-se de acordo com sua capacidade de locomoção e sensibilidade a ambientes alterados, o que, em muitos casos, afeta as taxas de mortalidade das espécies. No Brasil, as estruturas viárias desempenham papel relevante pois, além de atuarem na fragmentação, oferecem risco de atropelamento, agindo como sumidouro de espécies. Todavia, quando os atropelamentos são registrados, é possível compilar informações importantes sobre a ocorrência de populações animais, prever focos de atropelamentos e propor medidas de mitigação, como passagens de fauna. Ao atrelar tais informações ao conhecimento de especialistas, é possfvel avaliar diferentes aspectos da ecologia de espécies atropeladas, e como são afetadas por infraestruturas lineares. No presente estudo, utilizamos dados de atropelamento para descrever padrões de distancia potencial de deslocamento de 90 espécies na matriz antrépica. Para isso, as seguintes etapas foram realizadas: 1) triagem das espécies com informações suficientes para estimar seu deslocamento na matriz, ii) análise da variação das distancias de deslocamento das espécies fora do habitat florestal e iii) verificação da curva de decaimento das distâncias percorridas. As espécies selecionadas foram avaliadas por especialistas, para melhor compreensão de suas preferências de habitat e dependência florestal, bem como probabilidades de cruzarem estruturas viárias. Para validar os valores de deslocamento obtidos junto aos especialistas, foi feito um levantamento bibliográfico sobre movimentação na matriz para cada espécie estudada. Dentre as espécies focais, constam em guantidade decrescente mamíferos, aves, répteis e anfíbios. As distâncias médias estimadas para o deslocamento na matriz variaram entre o menor valor de 631 (Colaptes campestris) e 1058m (Turdus rufiventris), ambos atribuídos a espécies de aves. A consulta aos especialistas indicou que a maioria das espécies registradas não é estritamente florestais, havendo apenas alguns animais com maior preferência a ambientes de floresta. A literatura científica apresenta trabalhos de movimentação para algumas das espécies estudadas, com grande quantidade de estudo para P. concolor, e os valores de distância, em sua maioria, divergem dos obtidos no presente estudo. Os resultados apresentados neste estudo possibilitam compreender melhor os padrões de locomoção das espécies selecionadas pela matriz, especialmente para anfibios e répteis, grupos menos frequentes em estudos de ecologia espacial e movimentação. Os valores de distância de deslocamento na matriz estimados para as espécies selecionadas complementam estudos de movimentação existentes, e fornecem novos insights para espécies pouco estudadas. Além disso, a integração de várias fontes de informações (banco de dados de atropelamentos, conhecimento dos especialistas e literatura científica) contribui para o avanço no conhecimento e desenvolvimento de medidas de conservação dessas espécies.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Caracterização da morfologia larval externa de Crossodactylodes Cochran, 1938 (Anura: Leptodactylidae: Paratelmatobiinae)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-07) Krüger, Eric Lemos; Santos, Marcus Thadeu Teixeira
; Haddad, Célio Fernando Baptista
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O conhecimento sobre a morfologia larval do gênero de anuros bromelígenas Crossodactylodes (Leptodactylidae) é limitado a um número restrito de trabalhos publicados e não acompanhou os avanços taxonômicos que ocorreram nos últimos anos. Até o momento, a única descrição larval com identidade taxonômica confirmada a nível de espécie é a de C. itambe. Neste trabalho, a morfologia externa dos girinos de duas espécies de Crossodactylodes (C. serranegra e C. teixeirai) é detalhadamente descrita. Para isso, foram analisados 25 caracteres morfométricos, além da análise detalhada de diferentes caracteres discretos. Apesar de uma ampla variação intraespecífica, foi verificada a presença de caracteres diagnósticos interespecíficos. Crossodactylodes serranegra apresenta musculatura caudal mais delgada que C. teixeirai e há também diferenças na parede interna do espiráculo. As duas espécies aqui descritas apresentam diferenças morfológicas mais acentuadas em relação a C. itambe, que possui, por exemplo, espiráculo sem parede interna e tubo ventral medial e amplamente alargado. A presença de interrupção lateral de papilas marginais e de um serrilhado diferenciado na face oral da maxila anterior em C. serranegra e C. teixeirai reforça que estes caracteres são sinapomórficos para o gênero. Este trabalho contribui para a diminuição da lacuna sobre o conhecimento larval em Crossodactylodes.