Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Concepções de professores de química da rede privada acerca do uso de metodologias ativas apoiadas em tecnologias digitais no ensino remoto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Gibin, Gustavo Bizarria

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - fc

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pandemia da COVID-19 trouxe consigo inúmeras imposições, dentre elas o isolamento social e a transformação das salas de aula em ambientes virtuais de aprendizagem. Com o fechamento das escolas, o formato de ensino adotado foi denominado de Ensino Remoto Emergencial. Neste novo cenário, a utilização das tecnologias digitais serviu como alternativa para que o sistema de ensino não parasse completamente. Entretanto, a implementação das tecnologias digitais, bem como das metodologias ativas tem se tornado um desafio, visto a falta de experiência e formação dos docentes. Diante desses desafios e dificuldades, este trabalho objetivou compreender as concepções de um grupo de professores de Química da rede privada de ensino do interior paulista, quanto ao uso das metodologias ativas apoiadas nas tecnologias digitais durante a pandemia. Adotou-se como referencial teórico as ideias de Moran e Valente acerca do tema e a abordagem empregada foi qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e na análise dos dados, empregou-se a análise lexical com o software Iramuteq. Constatou-se que os docentes não implementaram estratégias metodológicas ativas durante as aulas remotas e que se limitaram à recursos tecnológicos como slides e quizzes interativos. A falta de orientações para o uso de metodologias e recursos alternativos, bem como a falta de tempo devido a prioridade ao cumprimento do conteúdo, foram alguns desafios constatados. Isto implica na necessidade de oferta de formações docentes sobre esses temas, bem como na revisão da real importância do cumprimento dos conteúdos na formação dos aprendizes.

Resumo (inglês)

The COVID-19 pandemic brought with it numerous impositions, among them social isolation and the transformation of classrooms into virtual learning environments. With the closure of schools, the teaching format adopted was called Emergency Remote Teaching. In this new scenario, the use of digital technologies served as an alternative for the education system not to stop completely. However, the implementation of digital technologies, as well as active methodologies, has become a challenge, given the lack of experience and training of teachers. Faced with these challenges and difficulties, this work aimed to understand the conceptions of a group of chemistry teachers from the private teaching network in the interior of São Paulo, regarding the use of active methodologies supported by digital technologies during the pandemic. Moran and Valente's ideas on the subject were adopted as a theoretical framework and the approach used was qualitative. For data collection, semi-structured interviews were used and for data analysis, lexical analysis was used with the Iramuteq software. It was found that teachers did not implement active methodological strategies during remote classes and that they were limited to technological resources such as slides and interactive quizzes. The lack of guidelines for the use of alternative methodologies and resources, as well as the lack of time due to the priority given to complying with the content, were some of the challenges identified. This implies the need to offer teacher training on these topics, as well as reviewing the real importance of complying with the contents in the training of apprentices.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de química, TDIC, Formação de professores, Chemistry teaching, Teacher training

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação