Publicação: O sentido da história para a École des Annales
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Zuin, João Carlos Soares 

Hartog, François 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências Sociais - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo revelar as contribuições historiográficas da primeira geração da Ecole des Annales para compreensão da realidade social, buscando demonstrar qual o sentido da historia para este movimento. Vai, ainda, ao longo do trabalho demonstrar a presença de elementos da primeira geração nas gerações atuais dos Annales. Por ultimo, revelarà a importância e atualidade que o novo campo semântico e a nova narrativa histórica proposta pela primeira geração dos Annales possui para a compreensão da realidade social dos dias de hoje. Procuramos aqui destacar como a narrativa de testemunho e a historia das mentalidades na historiografia são a herança dos Annales (primeira geração), considerando e respeitados todos os diferentes rumos e caminhos tomados pelos posteriores diretores da corrente, mas ressaltando que elementos e noções introduzidas por Febvre e Bloch foram de fundamental importância para a construção de uma narrativa que procura compreender a realidade social, agora, à partir de uma visão mais global – a historia total -, atendo-se não mais somente no fenômeno politico mas, sobretudo, aos sujeitos, todos eles, responsáveis pela sua construção, incluindo em especial as “massas anônimas”. A pesquisa valeu-se da investigação de bibliografias dos historiadores vinculados à corrente historiográfica, bem como de seus interpretes e, por ultimo, de documentos de correspondências referentes à primeira geração. A investigação à partir das correspondências foi possivel através de um estagio doutoral realizado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais, História, Historia - Metodologia, Historiografia, Social sciences
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. O sentido da história para a École des Annales. 2014. 162 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.