Repository logo
 

Publication:
Rotinas de Invenção: uma experiência de arte na escola

dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorMazzamati, Suzanne Goulart Mattos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-08-23T16:34:33Z
dc.date.available2017-08-23T16:34:33Z
dc.date.issued2017-06-20
dc.description.abstractEsta dissertação relata uma experiência em arte e educação desenvolvida em uma escola particular em São Paulo, entre os anos de 1984 a 2016. São abordadas, neste relato, quatro práticas: o ateliê livre, o ensino sistemático de desenho, as técnicas e as formas de ver e os rituais de convivência. A análise e a reflexão sobre as práticas desenvolveu-se no caminhar do relato, sob o ponto de vista e o apoio de diversos autores, entre eles, Cecília Salles, Jorge Larrosa, Paulo Freire, Jacques Rancière, Michel de Certeau, Ítalo Calvino, Carl Jung, Thierry de Duve e Celso Favaretto, além de depoimentos dos professores e falas dos alunos. O diálogo entre tantos vetores faz saltar à vista a importância do ensino da arte nas escolas em sua complexidade, em sua vitalidade e em sua contribuição para um crescimento integrado do aluno, com espaço para ser e estar no grupo. A pesquisa analisa documentos produzidos pelas equipes de arte e traz imagens ilustrativas desse processo.pt
dc.description.abstractThe present dissertation describes an experience on art and education carried out in a private school in São Paulo, between 1984 and 2016. In such report, four practices are broached: free workshop, systematic drawing instruction, different techniques and ways of seeing, and rituals of coexistence. Analysis and reflections on such practices were developed during the course of the report, under the point of view and support of several authors, among them, Cecília Salles, Jorge Larrosa, Paulo Freire, Jacques Rancière, Michel de Certeau, Ítalo Calvino, Carl Jung, Thierry de Duve, Celso Favaretto, in addition to teacher testimonials and student talks. The dialog between so many vectors stresses the importance of art teaching in schools in all its complexity, vitality and in its contribution to an integrated growth of the student, with space to be and relate to the group. The survey analyses documents produced by art teams and presents illustrative images of such a process.en
dc.identifier.aleph000890866
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes0881287710938442
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151355
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectEnsino fundamental Ipt
dc.subjectPráticaspt
dc.subjectAteliê livrept
dc.subjectDesenhopt
dc.subjectTécnicaspt
dc.subjectEspaçopt
dc.subjectArt and educationen
dc.subjectElementary school Ien
dc.subjectPracticesen
dc.subjectFree workshopen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectTechniquesen
dc.subjectSpaceen
dc.titleRotinas de Invenção: uma experiência de arte na escolapt
dc.title.alternativeRoutines of invention: an art experience at schoolen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0881287710938442
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos artísticos, experiências educacionais e mediação culturalpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mazzamati_sgm_me_ia.pdf
Size:
30.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:

License bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.96 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: