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O governo da língua e o lugar do espanhol no novo ensino médio: matizes de sujeição e resistência nos debates legislativos e suas implicações na matriz curricular da Rede Faetec/RJ

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Orientador

Gregolin, Maria do Rosario de Fatima Valencise

Coorientador

Pós-graduação

Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta tese se propõe a investigar as complexas e dinâmicas relações de saber e poder que sustentam determinadas políticas linguísticas presentes no contexto do Ensino Médio brasileiro, particularmente, no que concerne à valorização, ao silenciamento ou ao apagamento de línguas estrangeiras específicas. O referencial teórico-metodológico adotado filia-se aos Estudos Discursivos Foucaultianos e dialoga com as áreas de Políticas Línguísticas e Educacionais relacionando discursos, saberes e poderes. Por essa razão, adotamos uma perspectiva arqueogenealógica, conforme elaborada por Foucault (1984; 2008; 2013), centrada na análise da articulação entre os saberes instituídos – isto é, as 'verdades' de uma época -, as relações de poder e a produção de subjetividades a partir das materialidades discursivas presentes na Lei nº 13.415/17, no debate dos deputados federais durante a sessão legislativa de 9 de julho de 2024 e na Lei nº 14.945/24, esta última resultante dos embates e conflitos discursivos entre os parlamentares. Esses enunciados conformaram e viabilizaram a institucionalização do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determinam a obrigatoriedade do ensino e da aprendizagem da língua inglesa em território nacional. A compreensão de que os referidos discursos ignoram/excluem saberes relacionados à aprendizagem de outras línguas estrangeiras (LEs) na atualidade, nos leva a configurá-los como agentes de silenciamento e de invisibilização das línguas supercentrais e, por extensão, dos docentes inscritos na formação discursiva (Foucault, 2008) “professores de línguas estrangeiras modernas”, bem como de suas práticas pedagógicas. Sendo assim, busca-se compreender as inter-relações entre os pensamentos neoliberais, o governo da língua, as políticas linguísticas e educacionais, bem como os ditos e não-ditos sobre as LEs nos discursos políticos que emergiram desse embate e se materializaram nas Leis nº 13.415/17 e nº 14.945/24, assim como na BNCC. Com isso, propõe-se entender o lugar designado aos idiomas e aos docentes das línguas supercentrais, no âmbito da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC – RJ), especialmente na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, além de propor alternativas que privilegiem o plurilinguismo e sejam mais democráticas para todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.

Resumo (espanhol)

Esta tesis se propone investigar las complejas y dinámicas relaciones de conocimiento y poder que sustentan ciertas políticas lingüísticas presentes en el contexto de la enseñanza media brasileña, en particular en lo que se refiere a la valorización, silenciamiento o borrado de lenguas extranjeras específicas. El marco teórico-metodológico adoptado se inscribe en los Estudios Discursivos Foucaultianos y dialoga con las áreas de Lenguaje y Políticas Educativas, relacionando discursos, saberes y poderes. Por ello, adoptamos una perspectiva arqueogenealógica, elaborada por Foucault (1984; 2008; 2013), centrada en el análisis de la articulación entre el conocimiento instituido - es decir, las "verdades" de una época -, las relaciones de poder y la producción de subjetividades a partir de las materialidades discursivas presentes en la Ley nº 13.415/17, en el debate de los diputados federales durante la sesión legislativa del 9 de julio de 2024, y en la Ley nº 14.945/24, este último producto de enfrentamientos y conflictos discursivos entre parlamentarios. Estas declaraciones dieron forma y posibilitaron la institucionalización de la Nueva Escuela Media y de la Base Curricular Común Nacional (BNCC), que determinan la obligatoriedad de la enseñanza y el aprendizaje del idioma inglés en el territorio nacional. La comprensión de que estos discursos ignoran/excluyen los saberes relacionados con el aprendizaje de otras lenguas extranjeras (ELE) en la actualidad, nos lleva a configurarlos como agentes de silenciamiento e invisibilización de las lenguas supracentrales y, por extensión, de los docentes matriculados en la formación discursiva (Foucault, 2008) "profesores de lenguas extranjeras modernas", así como de sus prácticas pedagógicas. Así, se busca comprender las interrelaciones entre los pensamientos neoliberales, el gobierno lingüístico, las políticas lingüísticas y educativas, así como los dichos y no dichos sobre las LE en los discursos políticos que surgieron de este choque y se materializaron en las Leyes Nº 13.415/17 y Nº 14.945/24, así como en el BNCC. Con ello, se propone comprender el lugar asignado a las lenguas y a los profesores de lenguas supercentrales, en el ámbito de la Fundación de Apoyo a la Escuela Técnica Superior (FAETEC – RJ), especialmente en la Escuela Técnica Estatal Oscar Tenório, además de proponer alternativas que privilegien el plurilingüismo y sean más democráticas para todos los sujetos involucrados en el proceso educativo.

Resumo (inglês)

This thesis proposes to investigate the complex and dynamic relations of knowledge and power that sustain certain linguistic policies present in the context of Brazilian High School, particularly with regard to the valorization, silencing or erasure of specific foreign languages. The theoretical-methodological framework adopted is affiliated with Foucaultian Discursive Studies and dialogues with the areas of Language and Educational Policies, relating discourses, knowledge and powers. For this reason, we adopted an archaeogenealogical perspective, as elaborated by Foucault (1984; 2008; 2013), centered on the analysis of the articulation between instituted knowledge – that is, the 'truths' of an era -, power relations, and the production of subjectivities based on the discursive materialities present in Law No. 13,415/17, in the debate of federal deputies during the legislative session of July 9, 2024, and in Law No. 14,945/24, the latter resulting from clashes and discursive conflicts between parliamentarians. These statements shaped and enabled the institutionalization of the New High School and the National Common Curricular Base (BNCC), which determine the mandatory teaching and learning of the English language in the national territory. The understanding that these discourses ignore/exclude knowledge related to the learning of other foreign languages (FLs) today, leads us to configure them as agents of silencing and invisibilization of supercentral languages and, by extension, of teachers enrolled in discursive training (Foucault, 2008) "teachers of modern foreign languages", as well as their pedagogical practices. Thus, we seek to understand the interrelations between neoliberal thoughts, language government, linguistic and educational policies, as well as the sayings and unsayings about the LEs in the political discourses that emerged from this clash and materialized in Laws No. 13,415/17 and No. 14,945/24, as well as in the BNCC. With this, it is proposed to understand the place assigned to languages and teachers of super-central languages, within the scope of the Technical School Support Foundation (FAETEC – RJ), especially in the Oscar Tenório State Technical School, in addition to proposing alternatives that privilege plurilingualism and are more democratic for all subjects involved in the educational process.

Descrição

Palavras-chave

Análise do Discurso, Foucault, Políticas Linguísticas, Políticas Públicas Educacionais, Ensino de línguas Estrangeiras, Espanhol, FAETEC/ RJ, Enseñanza de lenguas extranjeras, Discourse, Language policies, Public educational policies, Foreign language teaching

Idioma

Português

Citação

LOPES, C. F. O governo da língua e o lugar do espanhol no novo ensino médio: matizes de sujeição e resistência nos debates legislativos e suas implicações na matriz curricular da Rede Faetec/ RJ. 2025. 244f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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