Logotipo do repositório
 

Publicação:
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)

dc.contributor.authorSouza, Daiane de [UNESP]
dc.contributor.authorSena, Galeno José de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:35:26Z
dc.date.available2016-08-04T13:35:26Z
dc.date.issued2015-09-01
dc.description.abstractCurrently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way.en
dc.description.abstractAtualmente vemos o ensino de Física nas escolas, de modo geral, como sendo algo maçante em que quase não se vê o interesse por parte dos alunos por essa Ciência. Neste contexto, técnicas e métodos de ensino têm sido investigados visando uma maior eficiência no processo ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Como exemplo, citamos o trecho a seguir: " a experimentação pode contribuir efetivamente no processo ensinoaprendizagem, garantindo um aprendizado significativo por parte do aluno".¹ Nesse trecho podemos analisar que o autor defende a ideia da aplicação da experimentação como um método efetivo para o aumento do interesse pela Ciência por parte do aluno. Esse método poderia ser adotado pelas escolas públicas, com vistas à melhoria do ensino de Ciências, visto que pode conduzir a bons resultados. O projeto que desenvolvemos na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá também se baseia no mesmo método, o da experimentação, sendo que utilizamos como parte do projeto a Mostra de Energia, sendo que essa experimentação é efetuada de maneira contextualizada.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent1-4
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes5751030321381870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142445
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEnergy exhibitionen
dc.subjectScienceen
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectMostrapt
dc.subjectCiênciapt
dc.subjectExperimentaçãopt
dc.titleMostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)pt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5751030321381870
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.departmentMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf
Tamanho:
288.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format