Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação musical e pedagogia histórico-crítica: fundamentos de uma proposta para o ensino de música na escola regular

dc.contributor.advisorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.authorRocha, Rafael Beling
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-06-15T19:51:51Z
dc.date.available2023-06-15T19:51:51Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.description.abstractO tema desta pesquisa é a educação musical fundamentada na Pedagogia Histórico-crítica. Considerando-se que essa pedagogia advoga que a educação escolar deve ter como horizonte a formação plena dos indivíduos e que a música deve fazer parte da vida dos indivíduos omnilateralmente desenvolvidos, defende-se neste trabalho que a educação musical ocupe lugar central na educação escolar de crianças e jovens. É apresentada nesta tese de doutorado uma análise de quatro eixos estruturantes do currículo de educação musical, a saber: percepção musical, prática musical, escrita musical e criação musical. A partir de cada um desses eixos e das relações entre eles, são discutidos os conteúdos da educação musical escolar e as formas de seu ensino e sua aprendizagem. As formulações apresentadas no texto se referem ao ensino de música na escola regular, com foco específico para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.description.abstractEl tema de esta investigación es la educación musical basada en la pedagogía histório-crítica. Considerando que esta pedagogía aboga por que la educación escolar tenga como horizonte la formación plena de los individuos y que la música forme parte de la vida de los individuos desarrollados omnilateralmente, se defiende en este trabajo que la educación musical ocupe un lugar central en la educación escolar de niños y jóvenes. Esta tesis doctoral presenta un análisis de cuatro ejes estructurantes del currículo de educación musical, a saber: percepción musical, práctica musical, escritura musical y creación musical. A partir de cada uno de estos ejes y de las relaciones entre ellos, se discuten los contenidos de la educación musical escolar y las formas de su enseñanza y aprendizaje.es
dc.description.abstractThis research has as its theme the music education based on Historical Critical Pedagogy. Considering that this pedagogy advocates that school education must have as its goal the full formation of individuals and that music must be part of omnilaterally developed individuals' lives, this work defends that music education occupies a central place in the school education of children and youth. This PhD thesis presents an analysis of four structuring axes of the music education curriculum, namely: ear training, musical practice, musical notation and musical production. From each of these axes and the relationship between them, the contents of school music education and the ways of teaching and learning are discussed.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244080
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.subjectEscola regularpt
dc.subjectEducación musicales
dc.subjectPedagogía histórico-críticaes
dc.subjectEscuela regulares
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectHistorical-critical pedagogyen
dc.subjectRegular schoolen
dc.titleEducação musical e pedagogia histórico-crítica: fundamentos de uma proposta para o ensino de música na escola regularpt
dc.title.alternativeMusic Education and Historical-Critical Pedagogy: foundations of a proposal for the teaching of music in regular schoolen
dc.title.alternativeEducación musical y pedagogía histórico-crítica: fundamentos de una propuesta para la enseñanza de la música en las escuelas regulareses
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rocha_rb_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
927.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: