Publicação: Análise morfológica da junção miotendínea e ventre dos músculos tibial anterior e sòleo de ratas ovariectomizadas submetidas a um treinamento de natação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ciena, Adriano Polican 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Nas extremidades do músculo esquelético onde o tendão e músculos se comunicam localizase a junção miotendínea (JMT). A ovariectomia é o processo de remoção bilateral dos ovários. Este procedimento reduz a quantidade dos hormônios sexuais e pode acarretar alterações ao sistema muscular. As alterações na junção miotendínea após a ovariectomia podem comprometer a transmissão de força e a organização dos feixes de fibras, que possivelmente serão atenuadas com a aplicação de um protocolo de treinamento. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar as alterações morfológicas na junção miotendínea e ventre dos músculos tibial anterior e sóleo de ratas submetidas à ovariectomia e ao protocolo de treinamento. Foram utilizadas 40 ratas Wistar divididos em 4 Grupos: Sedentário (S), Treinado (T), Ovariectomizado (O), Ovariectomizado Treinado (OT). Após o término do protocolo experimental amostras foram coletas e preparadas para microscopia de luz, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão. A mensuração da massa corporal através das médias e desvio padrão da massa corporal dos 4 grupos foram divididas em 3 períodos específicos. No músculo tibial anterior evidenciaram no Grupo S, tenócitos nas extremidades das fibras tendíneas, projeções com extremidades arredondadas e predominância do colágeno Tipo I, fibras tendíneas adjacentes ao endomísio, sarcômeros alinhados em série, invaginações e evaginações. No Grupo T aumento nas projeções das fibras do tendão, aumento no número de tenócitos entre os tecidos, padrão pontiagudo e prevalência de colágeno Tipo III, aumento na espessura e número de projeções do tendão, sarcômeros alinhados em série e aumento das invaginações e evaginações. No Grupo O aumento na projeção das fibras do tendão e tenócitos alongados ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Descrição
Palavras-chave
Cinesiologia, Exercícios físicos, Ovariectomia, Junção neuromuscular, Microscopia
Idioma
Português
Como citar
HOFFMANN, Johann Simon. Análise morfológica da junção miotendínea e ventre dos músculos tibial anterior e sòleo de ratas ovariectomizadas submetidas a um treinamento de natação. 2016. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.