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Publicação:
Influência da velocidade de avanço do rebolo nos danos de aços endurecidos retificados

dc.contributor.authorAlves, M.C.S. [UNESP]
dc.contributor.authorBianchi, E.C. [UNESP]
dc.contributor.authorAguiar, P.R. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:27:18Z
dc.date.available2014-05-20T13:27:18Z
dc.date.issued2008-01-01
dc.description.abstractA tendência mundial é o aumento da produtividade e da produção de peças cada vez mais sofisticadas, com elevado grau de tolerância geométrica, dimensional, com bom acabamento superficial, com baixo custo. A retificação é responsável pelo acabamento final no processo de usinagem de um material. No entanto, danos gerados nesta fase de produção comprometem todos os recursos utilizados nas fases anteriores. Grande parte dos problemas ocorridos na retificação deve-se à enorme temperatura gerada pelo processo devido às condições de usinagem. Atribui-se à velocidade de avanço, que está diretamente relacionada com a produtividade, os danos ocorridos na retificação, ficando esta variável limitada até valores que não proporcione danos. Neste trabalho, através da variação da velocidade de avanço no processo de retificação cilíndrica externa do aço ABNT D6, racionalizando a aplicação de dois fluidos de corte e usando um rebolo superabrasivo de CBN (nitreto de boro cúbico) com ligante vitrificado, avaliou-se a influência da velocidade de avanço nos danos superficiais de aços endurecidos. Os resultados permitiram concluir que a velocidade de avanço associada a uma eficiente refrigeração e lubrificação, não provocou danos térmicos (queima, trincas, tensões de tração) ao material. Tensões residuais e a rugosidade do material retificado apresentaram uma correlação com as condições de usinagem. O trabalho concluiu ser capaz um aumento dos índices de produtividade sem provocar danos nos componentes retificados.pt
dc.description.abstractThe world tendency is the increase of the productivity and the production of pieces more and more sophisticated, with high degree of geometric and dimensional tolerances, with good surface finish and low cost. Rectification is responsible for the final finish in the machining process of a material. However, damages generated in this production phase affect all the resources used in the previous processes. Great part of the problems happenning in the rectification process is due to the enormous temperature generated in this activity because of the machining conditions. The dive speed, which is directly related to the productivity, is considered responsible for the damages that occur during rectification, limiting its values to those that do not cause such damages. In this work, through the variation of the dive speed in the process of cylindrical grinding of type ABNT D6 steel, rationalizing the application of two cutting fluids and using a CBN (cubic boron nitrate) abrasive wheel with vitrified blond, the influence of the dive speed on the surface damages of hardened steels was evaluated. The results allowed to say that the dive speed, associated to an efficient cooling and lubrication, didn't provoke thermal damages (including heated zones, cracks and tension stresses) to the material. Residual stresses and the roughness of rectified materials presented a correlation with the machining conditions. The work concluded that it is possible to increase the productivity without provoking damages in the rectified components.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Deptº. de Engª. Mecânica
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Deptº. de Engª. Mecânica
dc.format.extent636-642
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762008000400009
dc.identifier.citationMatéria (Rio de Janeiro). Rede Latino-Americana de Materiais, v. 13, n. 4, p. 636-642, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S1517-70762008000400009
dc.identifier.fileS1517-70762008000400009.pdf
dc.identifier.issn1517-7076
dc.identifier.lattes1099152007574921
dc.identifier.lattes1455400309660081
dc.identifier.scieloS1517-70762008000400009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8945
dc.language.isopor
dc.publisherRede Latino-Americana de Materiais
dc.relation.ispartofMatéria (Rio de Janeiro)
dc.relation.ispartofjcr0.340
dc.relation.ispartofsjr0,188
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectaços endurecidospt
dc.subjectdanos térmicospt
dc.subjectrugosidadept
dc.subjecttensão residualpt
dc.subjectretificaçãopt
dc.subjectvelocidade de avançopt
dc.subjecthardened Steelsen
dc.subjectrectificationen
dc.subjectthermal damagesen
dc.subjectroughnessen
dc.subjectresidual stressen
dc.subjectgrindingen
dc.subjectdive speeden
dc.titleInfluência da velocidade de avanço do rebolo nos danos de aços endurecidos retificadospt
dc.title.alternativeInfluence of the dive speed of the grinding whell in the damages in the grinding of hardened steelsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1099152007574921[2]
unesp.author.lattes1455400309660081
unesp.author.orcid0000-0003-2675-4276[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Baurupt
unesp.departmentEngenharia Mecânica - FEBpt

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