Logotipo do repositório
 

Publicação:
Panorama, Concepções e Questionamentos sobre a Alfabetização no Brasil

dc.contributor.authorGonçalves, Natália Kneipp Ribeiro
dc.contributor.authorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:39Z
dc.date.available2014-06-24T19:53:39Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractO presente artigo trata das concepções que regem e fundamentam as pesquisas que vêm sendo realizadas acerca do tema alfabetização no Brasil. Essas concepções são analisadas por meio de algumas produções acadêmicas, estudos publicados e documentos que mapeiam dados estatísticos (IBGE) referentes ao tema, abrangendo, sobretudo, as décadas de 80 e 90. O artigo demonstra que analisando as concepções que regem e fundamentam as pesquisas educacionais e as práticas pedagógicas pode-se compreender e explicitar, em última análise, o próprio significado de alfabetização, o qual encontra-se vinculado ao contexto histórico, social, econômico e político.pt
dc.description.abstractThe present article tells about conceptions that rules and settles researches that being realized concerning the subject alphabetization in Brazil. These conceptions are analysed through some academic productions, studies published and documents that maps out statistic elements (IBGE), referring the subject, covering above all the 80 and 90 decades. The article demonstrates that analysing the conceptions who rules and settles the educational researches and the pedagogic practices can comprehends and clears, at last analisation, the characteristic signification of alphabetization, which meets linked to the social, economic and politic historic structure.en
dc.description.affiliationDepartamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/467
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 13, n. 24/25, 2005, p. 53.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2005-13-24-53-64.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes3060869388251465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106849
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectConcepção de Alfabetizaçãopt
dc.subjectAlfabetização no Brasilpt
dc.titlePanorama, Concepções e Questionamentos sobre a Alfabetização no Brasilpt
dc.title.alternativePanorama, Conceptions and Questionings concerning the alphabetization in Brazilen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3060869388251465
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2005-13-24-53-64.pdf
Tamanho:
37.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format