Publicação:
A gastronomia como bem simbólico e fator de distinção: uma análise do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo

dc.contributor.advisorVentura, Mauro de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorBrait, Paula Malatian [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:02Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:02Z
dc.date.issued2010-09-24
dc.description.abstractA partir dos estudos teóricos de Pierre Bourdieu sobre o mercado de bens simbólicos, esta pesquisa faz uma análise das reportagens de capa do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, com o objetivo de compreender a estrutura da produção de sentido na mídia especializada em gastronomia. Parte-se da hipótese de que a mídia especializada em gastronomia desempenha importante papel ao difundir os valores simbólicos que contribuem para atribuir maior prestígio aos indivíduos na busca por status e distinção social através do consumo de bens simbólicos. Através da análise de reportagens que criam novas necessidades de consumo pela valorização de bens materiais e simbólicos como forma de se alcançar a distinção social, pudemos constatar que a mídia especializada em gastronomia - representada nesta pesquisa pelo caderno Paladar - ajuda a difundir os valores simbólicos para atribuir aos indivíduos prestígio e reconhecimento, contribuindo também para a manutenção da estrutura de dominação social vigentept
dc.description.abstractFrom the theoretical studies by Pierre Bourdieu about the market of symbolic goods, this paper analyses the cover articles of the newspaper O Estado de S. Paulo section Paladar, with the aim of comprehending the structure of the meaning production on specialized media in gastronomy. The hypothesis is that the especialized media in gastronomy develops an important role in disseminating the symbolic values that contribute to atribute greater prestige to the individuals on the search for status and social distinction throughout the consumption of symbolic goods. Through the analyses of articles that creat new consumption needs for the appreciation of material and symbolic goods as a means to achieving social distinction, we found that the specialized media in gastronomy - represented in this paper by the newspaper O Estado de S. Paulo section Paladar - helps spread the symbolic values to atribute prestige and recognition to the individuals, and contributes to maintaining the current structure of social dominationen
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent113 f. : il.
dc.identifier.aleph000630193
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.citationBRAIT, Paula Malatian. A gastronomia como bem simbólico e fator de distinção: uma análise do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
dc.identifier.filebrait_pm_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes3980112101770886
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89383
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCultura - Consumopt
dc.subjectGastronomiapt
dc.subjectStatus socialpt
dc.subjectBens simbólicospt
dc.subjectCulture of consumptionen
dc.subjectGastronomyen
dc.subjectSymbolic goodsen
dc.subjectSocial distinctionen
dc.titleA gastronomia como bem simbólico e fator de distinção: uma análise do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3980112101770886
unesp.author.lattes3980112101770886
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProdução de sentido na comunicação midiáticapt

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