Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

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    Atenuação da radiação solar por fachadas verdes indiretas com diferentes camadas: estudo com a espécie Distimake dissectus (Jacq.) A.R. Simões & Staples
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Pereira Junior, Antonio Carlos ; Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro
    As fachadas verdes constituem uma das tipologias dos jardins verticais que podem ser utilizadas como estratégias bioclimáticas para atenuação da radiação solar. A implementação dessas estratégias, além de adicionar valor estético aos ambientes urbanos, têm impactos diretos na eficiência térmica e energética das edificações, gerando benefícios econômicos e ambientais. Com o objetivo de identificar a influência de diferentes camadas de fachadas verdes indiretas na atenuação da radiação solar foi desenvolvido um estudo experimental com fachadas verdes de de camada simples eutra dupla, com cavidade de 30 cm entre elas, utilizando a espécie de planta trepadeira Distimake dissectus (Jacq.) A.R. Simões & Staples, que ocorre em diversos biomas do Brasil, inclusive o Cerrado. O experimento foi realizado na cidade de Promissão-SP, e a metodologia contemplou o monitoramento do crescimento mensal da espécie para a determinação do Percentual de Cobertura Verde (PCV) e da radiação solar incidente e protegida, no período de 4 dias. Durante esse período, foram medidas a espessura da folhagem de cada fachada e coletadas 102 folhas para a determinação da área foliar, além da Densidade Área Foliar (DAF) e o Índice de Área Foliar (IAF). Os resultados mostraram um rápido desenvolvimento da planta trepadeira analisada, que atingiu uma cobertura de 99%, em ambas fachadas em apenas 5 meses; as espessuras da folhagem na camada simples variaram de 60 cm e 90 cm, e na camada dupla de 90 cm e 120 cm nos pontos inferiores e superiores, respectivamente. Os resultados evidenciaram um excelente desempenho da Distimake dissectus na atenuação da radiação solar na camada simples (94,86%), e pouca diferença em relação à camada dupla (95,08%) e Índice de Área Foliar (IAF) de 3,46 na camada simples e 4,00 na camada dupla, resultados que evidenciam ótimo potencial da espécie para uso em fachada verde.
  • ItemDissertação de mestrado
    Agentes da competência em informação no fortalecimento das marcas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-05) Umann, Aline Correia ; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos
    Nas últimas décadas, com o aumento significativo de informações oriundas das mídias digitais, compostas por múltiplas linguagens e disseminada em diversos canais e formas para qualquer indivíduo, em qualquer local com conectividade, o receptor passa a ser para além de consumidor, um produtor de conteúdo. Assim, o letramento digital ultrapassa o âmbito do domínio de técnicas e da capacidade de uso da leitura e escrita na tela, para ser um processo mais complexo que envolve a competência de uso e a criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo aqui, as corporativas. Neste sentido, a competência em informação torna-se um atributo importante e indispensável a qualquer organização, independentemente de seu porte ou nicho de mercado. Somado a isso, devido à expansão desta atuação no ambiente organizacional, do marketing de influência e da plataformização dos negócios, surge a figura do influencer digital corporativo, ou do funcionário influencer. O objetivo deste estudo foi a criação de uma matriz instrucional que pudesse ajudar no desenvolvimento da competência informacional destes colaboradores, a fim de expandir a geração de valor para o employer branding organizacional. Para isso, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo dividido em duas fases: a primeira de caráter exploratório, a partir da revisão bibliográfica, para definir os conceitos e temas abordados, na visão de estudiosos da área. E a segunda, a pesquisa de campo, a partir de entrevistas em profundidade com funcionários de diferentes empresas na região de Bauru/SP e da aplicação de um survey quantitativo, buscando a percepção de especialistas sobre os indicadores, habilidades e perfis necessários para os indivíduos atuarem como funcionários influencers. Como resultado, a partir do perfil detectado, elaborou-se a Matriz instrucional INFLU, cujo escopo aborda desde identificação do indivíduo mais propenso a essa atividade até orientações mais especificas, como a contextualização de termos técnicos, a utilização de ferramentas próprias para o desenvolvimento das atividades propostas e o uso de novos canais de comunicação que contribuam para a disseminação da informação de qualidade no ambiente interno de uma organização.
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    Oficinas pedagógicas Maker Itinerantes: desenvolvimento de práticas e produtos tecnológicos para aprendizagem criativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Chamorro, Miller Antonio Ramos ; Rossi, Dorival Campos
    Com a crise ambiental, econômica e social atual, se faz necessário novos olhares e práticas. E para que isso seja possível, os processos e práticas da educação formal precisam ser revistos, no sentido de preparar as pessoas para o futuro, para propor soluções, enfrentar desafios de maneira criativa, evitando também crises futuras. Neste contexto, este projeto pretende apresentar um modelo de oficinas maker itinerantes para desenvolver produtos a partir da aprendizagem criativa, ou seja, que possa levar a escolas públicas ferramentas, máquinas e materiais, além de oferecer práticas pedagógicas para orientar alunos e professores a transformar, consertar, restaurar e reaproveitar objetos para fabricar outros, como brinquedos, instrumentos musicais, decoração e móveis, num processo criativo, via apoio das tecnologias digitais, promovendo o protagonismo dos estudantes ao longo de seu processo educacional. O método empregado nas oficinas será a Aprendizagem Baseada em Projetos – uma metodologia ativa que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os participantes no processo de construção do próprio conhecimento. Este prioriza a formação coletiva, prevendo momentos de interação e troca de saberes, a partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado. No resultado, espera-se que este processo possa contribuir com alunos e professores na ampliação de habilidades manuais, além de desenvolver aspectos de cooperação, sustentabilidade, empreendedorismo, criatividade e outras variáveis importantes para o aprendizado das disciplinas regulares do ensino fundamental e médio.
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    O lado B dessas histórias: mídia, tecnologia, videoarte e bissexualidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Leme, Iriane Du Aguiar ; Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi
    Trata-se de um estudo sobre e em arte, a partir das imagens em movimento produzidas por artistas e ativistas bissexuais, visando promover sua visibilidade e agência, tendo como interface a mídia e a tecnologia. Este estudo também pauta-se nas alianças entre os ativismos bissexuais, trans e travestis, bem como na ferramenta analítica da monodissidência (Vas, 2021). Através deste poderão ser, dadas as devidas proporções, concentrados e difundidos referenciais para outros artistas e autores LGBTQIAPN+. Para tanto, tomando como base o conceito de ativismo curatorial, cunhado por Reilly (2018), esta pesquisa de natureza qualitativa objetivou discutir, conceituar e mapear outras Histórias das Artes a partir de seu conceito ampliado de imagens em movimento. A metodologia desta investigação contemplou a pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, a realização de uma pesquisa in loco no MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - e a realização de uma videoarte, produzida em autoria colaborativa coletiva, dirigida por Iriane Leme, Fernando Silva, Raissa Carvalho, Luara Sandoli e Gustavo Cremonezi. Espera-se que os resultados da pesquisa tragam como contribuição a discussão e conceituação das bissexualidades e sua representatividade nas imagens em movimento na contemporaneidade, a presença e o legado de artistas e ativistas bissexuais, bem como monodissidentes, trans e travestis, ocultados pela narrativa única ocidental. Como resultados finais, pode-se depreender, a partir do conceito ampliado de curadoria bissexual-ativista-trans-aliançada e de imagens em movimento, bem como da prática em vídeo, o caráter simultâneo destes artivismos no que tange ao enfrentamento à matriz colonial, bem como as inovações e disrupções tecnológicas, midiáticas e estéticas produzidas por estes grupos.
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    Proposta de protocolo de indicadores de credibilidade para anúncios publicitários em sites de notícias: medicamentos isentos de prescrição, vitaminas e suplementos alimentares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Santos, Vitória dos ; Belda, Francisco Rolfsen
    Este relatório técnico-científico apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional sobre a credibilidade dos anúncios de publicidade de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), vitaminas e suplementos alimentares em sites de notícias. Como justificativa, destaca-se a falta de critérios qualitativos na publicidade online sobre temas de saúde, resultando em anúncios potencialmente desinformativos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de instrumentos capazes de auxiliar na distinção e qualificação dessa informação publicitária em meios digitais. Para isso, é proposto um protocolo de indicadores para avaliar a credibilidade desses anúncios, bem como um modelo visual capaz de sinalizar esses indicadores ao público. O método inclui pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento desse protocolo, na forma de um produto mínimo viável. Com isso, a pesquisa busca gerar valor a organizações jornalísticas, empresas anunciantes, agências publicitárias, órgãos reguladores, comunidade científica e consumidores. Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades, e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), que destaca a importância de promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantindo o acesso à informação e a transparência.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um passado que permanece: a contribuição da economia da cana-de-açúcar no processo de ocupação urbana e rural da vila de Paraty
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Eichenberger, Mariana Lunardi Gatti ; Ghirardello, Nilson
    Paraty é uma cidade litorânea fundada no período colonial brasileiro e, atualmente, possui um centro histórico preservado, com valores patrimoniais incontestáveis. Por esse motivo, foi tombada pelo IPHAN e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Desde a sua fundação, foi porta de entrada para os sertões do Brasil, durante o século XVII; escoou o ouro das Minas Gerais no século XVIII e o café do Vale do Paraíba, no século XIX. Sua relevância histórica, como porto, recebe grande destaque até os dias de hoje, com maior reconhecimento para o fato de ter escoado o tão aspirado ouro brasileiro. Porém, se investigadas as evidências: os documentos históricos, os relatos de época, a paisagem cultural da cidade e a forte tradição de produção de cachaça presente até o momento, observa-se que, a economia da cana-de-açúcar esteve fortemente presente na vila. De modo que, se verificada a sua paisagem rural, depara-se com inúmeros antigos engenhos e ruínas de engenhos distribuídos por todos os lados do município. Ainda assim, observa-se uma falta de reconhecimento da importância dessa economia na história da cidade, de tal forma que, muitos dos antigos engenhos encontram-se abandonados e tantos outros, em ruínas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é demonstrar a grande contribuição da economia da cana-de-açúcar, para produção de aguardente, no processo de ocupação do solo urbano e rural da vila de Paraty, ao longo dos séculos. Assim, destacar a importância de se reconhecer, valorizar e preservar o patrimônio histórico voltado à produção de cachaça, na cidade. O método compõe uma investigação histórica documental local; uma análise dos elementos da paisagem urbana e rural; bem como uma revisão bibliográfica sobre a formação econômica e urbana do Brasil, durante o período colonial e imperial. Com os resultados, foi possível demonstrar que a economia da cana-de-açúcar, principalmente para a produção de cachaça, esteve fortemente presente na vila, tendo sido um importante agente no processo de ocupação urbana e rural local, assim como em outras vilas coloniais do litoral brasileiro. O território urbano era parte integrante do sistema socioeconômico dos engenhos, funcionando como local de comercialização dos produtos, segunda moradia dos senhores de engenho e de eventos políticos.
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    Comunicação sobre a Amazônia: jornalismo independente no enfrentamento à infodemia socioambiental no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Nunes, Karine Tavares ; Luvizotto, Caroline Kraus ; Nascimento, Francisco Arrais
    Na Comunicação, a informação possui papel essencial na organização da sociedade, principalmente no processo de construção do conhecimento (Genro Filho, 1996) e orienta sobre processos decisórios. Porém, a prática da desinformação (intencional ou espontânea), desenvolvida por meio da disseminação de notícias falsas, discursos de ódio e com incentivo da comunicação política-eleitoral, entre outros repertórios de comunicação, resultam na consolidação da infodemia, que ocorre pela dificuldade no gerenciamento das muitas informações que permeiam os sujeitos e instalam caos nos setores da sociedade, inclusive sobre questões socioambientais. Com atenção a este problema, a presente pesquisa analisa as ações de enfrentamento à infodemia sobre a Amazônia Legal, denominação atribuída à região que se encontra no território brasileiro entre os estados do Amazonas (AM), Acre (AC), Rondônia (RO), Roraima (RR), Pará (PA), Maranhão (MA), Amapá (AP), Tocantins (TO) e Mato Grosso (MT). Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender o fenômeno da infodemia em torno da questão socioambiental no Brasil a partir do exemplo do portal InfoAmazonia durante o período das eleições de 2022 no país. Com base no calendário eleitoral de 2022, analisamos as matérias publicadas na seção “Eleições 2022”, buscando investigar os procedimentos que visam identificar e refutar desinformações; compreender a dinâmica e a relevância das ações de combate à infodemia sobre questões socioambientais no país; e indicar boas práticas para o enfrentamento da infodemia a partir do objeto analisado. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, ancorada na revisão da literatura especializada sobre os conceitos e fenômenos que envolvem o tema da pesquisa e na metodologia da Análise de Enquadramento (Porto, 2001; 2004). Entre as bibliografias de apoio para o desenvolvimento da pesquisa estão: Fallis (2015), Genro Filho (1996), Gonçalves (2006), InfoAmazonia (2022), Intervozes (2023), IPAM (2023) e Rothkopf (2003). Como resultados, a análise aponta para o conjunto de fatores que contribuem para a situação de infodemia socioambiental sobre a Amazônia, sendo estes: as narrativas dos candidatos a cargos eletivos na região, a atuação da imprensa local, a perspectiva histórica de formação da sociedade amazônica e a negligência do Estado com os assuntos da localidade. Verificamos ainda o trabalho desenvolvido pelo portal InfoAmazonia por meio do seu jornalismo independente e listamos seis recomendações para o enfrentamento da infodemia. O impacto esperado com esta dissertação é de valor científico e social. Nesse sentido, espera-se contribuir para a superação dos desafios e das limitações impostas ao campo da Comunicação, a partir da intensificação da infodemia sobre assuntos socioambientais, com discussões conceituais, metodológicas e de experiências empíricas para pensar alternativas de enfrentamento a este problema.
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    Jornalismo no youtube: como as métricas contribuem para o desempenho do conteúdo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Missão Neto, Ricardo ; Machado Filho, Francisco
    O jornalismo do século XXI tem convergido para novas mídias e formatos diferenciados, especialmente com o advento da internet, configurando outras possibilidades de consumo da notícia. Nesse contexto, o YouTube conta com mais de 2,51 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente apenas no Brasil. A pesquisa teve a finalidade de verificar como o telejornalismo deve se adaptar aos regramentos do YouTube, e em como as métricas aplicadas aos vídeos da plataforma contribuem para o desempenho do conteúdo e sua performance por meio do sistema de recomendação, incorporado às práticas jornalísticas. Apresentam-se a apuração das métricas que contribuem para o desempenho do conteúdo do YouTube: tempo de exibição (Watch Time), inscritos, visualizações, vídeos mais acessados, retenção de público, dados demográficos e fontes de tráfego, bem como os elementos, impressões, taxa de cliques de impressões e duração média da visualização. Identificam-se as dificuldades e as especificidades que contribuem para a produção de vídeos ao Youtube, do ponto de vista das métricas fundamentais para a adaptação do conteúdo, além de critérios e regramentos estabelecidos, por meio de diretrizes da comunidade e de avaliações do conteúdo. Mostram-se análise dos regramentos das métricas com a estrutura de um roteiro de telejornalismo, com enfoque na identificação das semelhanças e diferenças, e as perspectivas entre as práticas de produção e distribuição de conteúdo desses meios. Ressaltam-se os termos de regramento do site e dos elementos de engajamento, nível de atenção e retenção, de envolvimento e distribuição, com identificação e a recomendação de estratégias adequadas à plataforma e diferentes recomendações para a adaptação do conteúdo. Para colocar em prática os objetivos e avaliar a investigação central da pesquisa, optou-se pela pesquisa exploratória, tendo como função uma melhor compreensão dos elementos que orbitam o assunto e o YouTube, e aporte metodológico de levantamento bibliográfico, com finalidade de levantar todas as referências para os objetivos de pesquisa, possibilitando uma análise detalhada dos resultados posteriormente. Os resultados desta pesquisa apontam para que a crescente demanda por conteúdo noticioso na plataforma impôs ao YouTube a necessidade de constante aprimoramento. No cruzamento entre telejornalismo e YouTube, observa-se a convergência de práticas essenciais, evidenciando a importância do roteiro televisivo adaptado para o dinâmico ambiente digital. Os desafios vão além das estruturas tradicionais do roteiro, demandando a atualização para o século XXI. Ainda assim, a adaptação do conteúdo aos regramentos da plataforma e às métricas de desempenho é imprescindível para atingir melhores resultados, influenciando a classificação e recomendação do conteúdo, e destacando a importância da relevância e desempenho na dinâmica do YouTube. Ao analisar as métricas, fica perceptível que o YouTube não apenas atende às expectativas da audiência, mas também desempenha um papel ativo na modelagem da forma como as notícias são buscadas, consumidas e compartilhadas. Assim, o YouTube se firma como um componente essencial para a compreensão e disseminação da informação na era digital.
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    DALE - Controladoras MIDI: elaboração de protótipo de alta fidelidade voltado para iniciantes em discotecagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Guari, Cainã Brinatti ; Rossi, Dorival Campos
    O mercado brasileiro de equipamentos musicais tem sofrido com a alta constante do dólar. E com a necessidade de importação, esses produtos têm se tornado cada vez mais caros ao público brasileiro, que em sua maioria não possui alto poder aquisitivo. Assim, esse estudo de natureza prática, tem como objetivo gerar um protótipo de controladoras MIDI de discotecagem de baixo custo, que possa se tornar um produto mercadológico e viável no futuro. Para isso, o Design Thinking foi a base para que o projeto fosse realizado, se utilizando da metodologia do livro “Estratégia de UX”, da autora Jaime Levy. Foram realizadas análises de concorrentes, estudos aprofundados sobre público-alvo e desenvolvimento de personas e pesquisas de mercado que buscaram ouvir cinco iniciantes em discotecagem, público-alvo do produto, e quatro DJs especialistas, em formato de entrevista semiestruturada, escolhidos por conveniência, sem distinção de sexo e com consentimento livre e esclarecido. O formato das entrevistas foi escolhido a fim de colher informações qualitativas de públicos distintos, tentando entender quais foram as dificuldades enfrentadas anteriormente por DJs profissionais e quais são as dificuldades atuais dos iniciantes na discotecagem e o que seria necessário para atendê-los. Os dados coletados foram submetidos à uma análise de conteúdo e os resultados apontaram que a maioria dos entrevistados possuem ou já possuíram dificuldades em comprar equipamentos de discotecagem por conta dos altos preços e acreditam que os mesmos não correspondem à realidade brasileira, além de outras necessidades técnicas no desempenho da função de um DJ. Para que todas as necessidades apontadas pelos entrevistados fossem atingidas, e uma alternativa acessível financeiramente fosse gerada, utilizou-se filosofia Maker e Faça Você Mesmo como base para a construção de um protótipo funciona de alta fidelidade de uma controladora MIDI de discotecagem de hardware aberto através da prototipagem rápida e fabricação digital.
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    Representação gráfica do projeto executivo de paisagismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Seawright, Andréa Móra Gonçalves ; Enokibara, Marta
    A representação gráfica do projeto de paisagismo é um desafio frequente para os alunos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, especialmente quando se trata de representar a vegetação, um dos elementos mais relevantes nesse contexto. Como representar a vegetação no projeto executivo de paisagismo? Como quantificar e especificar onde serão plantadas as espécies vegetais? Essas são as perguntas que esta pesquisa pretende responder, baseando-se no levantamento das referências bibliográficas encontradas nos planos de ensino das instituições de ensino superior em arquitetura e urbanismo no Brasil, bem como na análise das práticas de representação em projetos de arquitetos paisagistas que atuam na área. O objetivo é reunir e sistematizar informações sobre a representação do projeto executivo de paisagismo, com foco na planta de plantio, visando auxiliar principalmente os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.
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    Instrumento de avaliação da caminhabilidade em campus universitários: estudos de casos nos campus da UNESP de Marília e Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Pires, Bruna Cristina ; Magagnin, Renata Cardoso
    Toda pessoa em algum momento dos deslocamentos urbanos, é pedestre, por isso, os espaços construídos urbanos devem oferecer qualidade e segurança para esses deslocamentos. No caso dos campus universitários, dada a diversidade de pessoas que utilizam esse espaço diariamente para as atividades didáticas, de pesquisa, extensão ou mesmo para a busca por serviços oferecidos pela universidade à sociedade, a infraestrutura para os deslocamentos a pé deve atender as normas de acessibilidade vigentes no país, além de oferecer conforto e segurança a todos. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva propor um instrumento para avaliar a caminhabilidade em campus universitários brasileiros, a partir da configuração espacial do campus e da oferta de infraestrutura destinada aos deslocamentos dos usuários para acessar os principais edifícios do campus universitário. O estudo de caso, para validação do instrumento, é realizado em dois campus da UNESP, localizados em Marília/SP e Bauru/SP. A metodologia é compreendida por multimétodos, ou seja, envolve a proposição de um índice e indicadores de desempenho que permite avaliar a qualidade da infraestrutura destinada aos deslocamentos dos pedestres, e análise das calçadas e passeios dos campus utilizando grafos de visibilidade e sintaxe espacial. Os resultados da primeira etapa, foi possível identificar que alguns temas, como legibilidade, segurança, seguridade precisam receber maior atenção pelos gestores locais para a melhoria da caminhabilidade, itens relacionados à acessibilidade e iluminação se apresentam críticos em ambos estudos e caso. Em relação a sintaxe espacial, a análise mostrou pouca conexão entre os caminhos no campus de Marília, o que torna os deslocamentos mais longos e com menos rotas alternativas. Em Bauru, a análise da conectividade de passeios e calçadas localizados nas extremidades do campus foi similar aquelas identificadas no Campus de Marília, pois se mostrou menos conectada. A contagem de pedestres nos dois campus mostrou uma maior concentração de pessoas nos locais de acesso ao campus (entradas), e no entorno do restaurante universitário. Em relação a visibilidade espacial, os resultados mostraram que nos dois casos apresentam baixa visibilidade, principalmente pela densidade de árvores em todo campus. Espera-se que os resultados possam contribuir para a melhoria das áreas destinadas aos pedestres dos campus e para a implantação de novos campus universitários.
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    Positividade em série: a plataforma de streaming no combate à discriminação ao PVHIV
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Silva, Thiago Carvalho da ; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos
    O estudo tem por objetivo analisar a representatividade positiva da pessoa vivendo com HIV (PVHIV) nas séries distribuídas pela plataforma de streaming Netflix, a partir de uma elaboração de uma matriz de positividade. Estabeleceu-se como problemática central o emprego de séries como instrumento de representatividade, uma vez que impacta o espectador e gera sentimento de pertencimento à sociedade nas PVHIV, compartilhando conhecimento acerca do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), difundindo os Direitos Humanos (DH) e humanizando as pessoas soropositivas a partir da representação da condição de vida destes indivíduos no cenário contemporâneo. A construção das categorias de análise das séries fundamenta-se nos autores Marconi José Pimentel Pequeno (2016), Patrick Charaudeau (2014), Jean-Claude Abric (2000), Roland Barthes (2008), Bordwell e Thompson (2013). A metodologia utilizada prioriza a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016), avaliando-se como corpus do estudo, aspectos de duas séries distribuídas pela plataforma Netflix, a saber: 1- Elite, 2018 a 2022, criada por Carlos Montero e Darío Madrona, idioma original espanhol. 2- Sex Education, 2019 a 2022, criada por Laurie Nunn. A escolha destas considerou, principalmente, o caráter tecnológico (LATOUR, 2012) de distribuição das plataformas e a ambientação destas no contexto temporal posterior a 2016, ano em que se consolidou o conhecimento acerca do Indetectável = Intransmissível (I=I), (UNAIDS, 2018), com personagem de PVHIV que não é representada como pessoa doente. Todas as produções relacionadas acima apresentam contexto em que é debatida a temática HIV e/ou introduzem personagens na condição de PVHIV. A pesquisa foi desenvolvida com foco em atender uma das demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o qual visa enfrentar os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes no mundo, como acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade (ONU, 2021). Dentre os ODS, relacionam-se diretamente com o tema proposto deste projeto: saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades, fundamentais para mitigar a dificuldade enfrentada pela PVHIV, que é expurgada, tanto do convívio social, como afetivo e profissional por ausência de informação e preconceito.
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    Dashboard de dados abertos de óbitos por Covid-19 no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-10) Santos, Marcelo José dos ; Albino, João Pedro
    O avanço tecnológico atual possibilita o processamento e transformação de grandes quantidades de dados em informações precisas e relevantes em todas as áreas do conhecimento. Durante a pandemia de COVID-19, essa proliferação de dados criou um ambiente propício para a realização de estudos e a aplicação de métodos científicos, como a análise exploratória de dados, para demonstrar e gerar resultados, fornecendo apoio essencial nas tomadas de decisões no combate a esse fenômeno sanitário global. A dúvida sobre a origem e a veracidade das informações apresentadas sobre a pandemia trouxeram desinformação, preocupação e insegurança para toda a sociedade. Diante desta problemática, este trabalho propõe o desenvolvimento de um painel de informações de acesso público, chamado dashboard, que apresenta dados abertos sobre os óbitos ocorridos durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Utilizou-se uma metodologia de Ciência de Dados e uma análise exploratória de um conjunto de dados abertos existente no repositório do Ministério da Saúde do Brasil. Este dashboard oferece uma exibição de dados abertos consolidados por meio de artefatos estatísticos e gráficos criados utilizando a linguagem de programação R. Concluiu-se que, utilizando-se da análise exploratória de dados e o dashboard por meio de técnicas estatísticas, computacionais e visuais, foram importantes para simplificar e apresentar, de forma efetiva, as informações compiladas, permitindo visualizar a identificação de evidências, padrões e oportunidades para embasar prováveis tomadas de decisões.
  • ItemDissertação de mestrado
    Redes sociais e eleições: a publicação e o compartilhamento de mensagens no Facebook durante os debates presidenciais de 2022 sob a ótica da competência em informação e midiática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Alberto, Leonardo de Andrade ; Belluzzo, Regina Célia Baptista
    Trata-se de pesquisa que tem por objetivo investigar teoricamente o desempenho e a competência em informação e midiática de usuários por meio de mensagens publicadas e compartilhadas no Facebook durante os debates eleitorais para a Presidência da República do Brasil nas eleições de 2022. Diante das transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) tem ocorrido uma convergência entre ambientes físico e digital e online que traz a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades, domínios, disposição e competências para o seu uso, principalmente, diante de tema de relevância: competência em informação e midiática. A competência em informação se concentra na capacidade do indivíduo em lidar com informações em contextos diversos, enquanto a competência midiática está ligada à análise, interpretação e produção de mensagens. Atualmente, as redes sociais, principalmente o Facebook, têm desempenhado um papel significativo na forma de comunicação, conversação e obtenção de informação, fins impactados diretamente pela competência em informação e midiática. Esta rede, há tempos, possui grande relevância na comunicação e na transmissão de informações, especialmente sobre fatos políticos, além de transmitir um importante evento durante o período eleitoral: o debate presidencial. Assim, considerou-se ser importante realizar uma investigação sobre o uso do Facebook pelos seus usuários durante a transmissão do debate presidencial nas eleições à Presidência da República de 2022. Pelo exposto, este trabalho apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizado o método hipotético-dedutivo e a análise de conteúdo para interpretação das mensagens coletadas. Neste sentido, foram coletadas 1.446 mensagens publicadas e compartilhadas por usuários do Facebook em modo público durante os debates presidenciais do primeiro e segundo turnos transmitidos em rede nacional, aberta e fechada, por Band; SBT em parceria com CNN Brasil; e Globo. Para a análise das mensagens, foram estabelecidos parâmetros de seleção, resultando em 536 mensagens aptas. Além disso, foram estabelecidos quatro padrões e nove parâmetros de análise das 536 mensagens com base na abordagem da competência em informação e midiática, especialmente com relação a finalidade da mensagem. Desse modo, foi possível constatar que o desempenho midiático e em informação dos usuários durante os debates presidenciais alcançou nível consideravelmente relevante, tendo em vista que as mensagens emitidas pelos atores do Facebook se enquadraram em grande parcela dos padrões propostos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Tour Virtual 360 - mídia acessível para o turismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Cavalieri, Felipe Oliveira ; Maciel, Suely ; Não se aplica
    O presente trabalho consiste num guia para o desenvolvimento de tours virtuais acessíveis, com um foco especial na inclusão de pessoas com deficiência. O propósito principal do guia é oferecer instruções claras e detalhadas, incluindo parâmetros técnicos, procedimentos e equipamentos, para a criação de tours 360, numa iniciativa que busca reduzir as barreiras midiáticas que frequentemente limitam o acesso a espaços turísticos de interesse, tais como museus, praças e monumentos históricos. A acessibilidade é um princípio fundamental para garantir que a experiência turística seja verdadeiramente inclusiva, atendendo às necessidades de diversas audiências, incluindo aquelas com deficiência sensorial. O guia proposto aborda aspectos essenciais, desde a concepção do tour virtual até a implementação de recursos específicos que visam melhorar a experiência de todos os visitantes. Consideram-se não apenas a tecnologia envolvida, mas também as práticas e padrões internacionais de acessibilidade, como os estabelecidos pelo consórcio W3C, para garantir a conformidade com critérios rigorosos de acessibilidade em produtos digitais online. Ao proporcionar diretrizes claras e práticas para o desenvolvimento de tours virtuais acessíveis, este trabalho almeja não apenas facilitar a criação dessas experiências, mas também incentivar a indústria do turismo a adotar práticas inclusivas e, assim, promover uma participação mais ampla e diversificada, em atividades turísticas, por todas as pessoas.
  • ItemDissertação de mestrado
    O declínio de Campos Novos Paulista (SP), cidade mãe do sertão do Paranapanema
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Lêdo, Maria Gabriela Silva ; Ghirardello, Nilson
    Campos Novos Paulista é uma cidade pertencente a porção Oeste do Estado de São Paulo que ficou conhecida como a “cidade mais antiga do Oeste Paulista” e que possui uma cronologia, no mínimo, intrigante. Ao se estudar seu processo de formação fica evidente o pioneirismo do município no Sertão do Paranapanema e sua importância como percursora do desenvolvimento da região no século XIX. A partir do recorte temporal, de 1852 a 1944, esta pesquisa inicia-se com o estudo da formação do território e suas incorporações e segue investigando o processo de declínio que a cidade sofreu no século XX, até o momento em que esta perde o status de município. Os objetivos principais são: examinar qual foi o papel do objeto de estudo na formação de toda uma parcela do Estado de São Paulo e caracterizar o processo de declínio urbano que a cidade sofreu. O método a ser utilizado é o estudo de caso e fazem parte deste o procedimento histórico, a pesquisa histórica-interpretativa e a abordagem qualitativa, assim como os processos e técnicas (de coleta e de análise) que envolvem cada um destes. Trata-se, portanto, de um estudo aprofundado auxiliado por uma pesquisa de campo exploratória e uma revisão narrativa. Ao analisar a cidade a partir de uma perspectiva que vai além da reconstituição do que ela foi, mas sim da busca do porquê deixou de ser, espera-se que a hipótese levantada seja respondida; a ausência da ferrovia foi determinante para desencadear o processo de decadência de Campos Novos Paulista?
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    Antenas alternativas: as rádios universitárias e a música independente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-21) Gomes, Nilo Arruda Mortara Freire ; Pieranti, Octavio Penna
    Essa pesquisa procura compreender a presença da música independente na programação de emissoras FM universitárias paulistas ligadas a instituições públicas de ensino. São objeto deste estudo a programação das emissoras Rádio USP, Rádio Unesp, Rádio UFSCar e Rádio USP Ribeirão Preto. O trabalho parte de uma revisão bibliográfica que busca contextualizar os dois temas principais da pesquisa: música independente e rádios universitárias, traçando um histórico destes fenômenos e buscando identificar suas características principais no momento atual. Após a determinação do referencial teórico será apresentada uma análise da grade de programação das emissoras, assim como um estudo sobre os processos de programação, mais especificamente da programação musical, realizado a partir de entrevistas com os profissionais responsáveis por essa produção em cada uma das emissoras estudadas.
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    O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
    (2023-11-05) Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira ; Cabral, Raquel
    O objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil.
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    O uso das redes sociais pelas parlamentares da 57ª Legislatura da Câmara Federal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-28) Santos, Julia Corrêa Borges ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli
    O objetivo dessa pesquisa foi observar, a partir do viés de gênero, com quais finalidades as deputadas federais que compõem a 57ª Legislatura utilizam as redes sociais. Para tanto, analisamos quantitativamente a presença das 90 parlamentares nas redes YouTube; Facebook; Twitter e Instagram e, mais especificamente, os conteúdos publicados nos perfis do Instagram das 5 deputadas federais mais votadas em 2022 - Carla Zambelli (PL/SP); Tabata Amaral (PSB/SP); Gleisi Hoffmann (PT/PR); Alessandra Haber (MDB/PA) e Erika Hilton (PSOL/SP), entre o dia 1º de março e o dia 31 de maio de 2023. Em seguida, categorizamos o total de 2.056 postagens em 4 categorias macro, conforme proposto por Almeida (2020): agenda ordinária; agenda extraordinária; assuntos pessoais e assuntos não políticos strictu sensu. Também categorizamos, de acordo com o proposto por Passos (2023) e Sarmento, Elias e Marques (2023), as publicações referentes a gênero em 16 categorias. Entre os resultados obtidos destacamos que 100% das deputadas federais eleitas em 2022 possuem perfis no Facebook e no Instagram. A prioridade de 3 das 5 deputadas selecionadas foi a agenda extraordinária, ou seja, a divulgação de conteúdos relativos à política porém que não se referem à atividade do mandato propriamente dito; em relação às pautas de gênero, os temas que mais apareceram foram: violência; cuidado; família; paridade de gênero; participação política e direitos LGBTQIA+. Os resultados apontam para a porosidade no que se refere à representatividade feminina na política, visto que o aumento da presença de mulheres nos espaços públicos de decisão não garante o fomento de pautas relativas aos direitos das mulheres. A pesquisa justifica-se por ser um instrumento para a compreensão do uso das redes sociais pelos atores políticos brasileiros a partir do viés de gênero.
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    Cluster criativo em mídia: um estudo de caso do arranjo produtivo local do audiovisual em Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-01) Zamberlan, Victor Simões ; Carvalho, Juliano Maurício de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As transformações socioeconômicas no decorrer dos últimos 40 anos têm reafirmado a importância da agenda para o desenvolvimento de aglomerados produtivos locais. Compreender a complexidade destes setores tem orientado estudos nos campos da economia criativa e das políticas públicas e pautado a ações de governos em âmbito global. A construção de estratégias que emponderem ambientes de negócio nas cidades foi impulsionada, desde 2009, no estado de São Paulo para implementar uma política pública para estimular APLs (Arranjos Produtivos Locais). A pesquisa analisa o caso da aprovação e implementação do APL de Produção Audiovisual, na cidade paulista de Bauru, no centro do estado e diagnostica as condições que contribuem para sua sustentabilidade. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso, apoiado por pesquisa bibliográfica e documental. A dissertação descreve o contexto sociocultural que emerge para a aprovação do aglomerado e mostra as ações dos atores locais para a construção do ambiente de governança que envolve instituições de ensino superior, negócios do setor de mídia e cultura e suas estratégias para a consolidação da cadeia do audiovisual. O estudo reflete a pertinência das políticas públicas para estímulo e indica ações geradas no APLs que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento destes aglomerados.