Logotipo do repositório
 

Publicação:
Descomplica feudalismo: elaboração e aplicação de hipermídia para os anos finais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Dariel de

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esse trabalho tem como objetivo principal elaborar um material de apoio no desenvolvimento do conteúdo “Feudalismo” componente do currículo da disciplina de História, fundamentado a partir das defasagens apresentadas por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A aplicação da pesquisa deu-se com 15 alunos do sétimo ano, nos quais participaram da aula de aplicação do objeto de aprendizagem “Era Feudal”, onde foram apresentados os conteúdos para desenvolvimento da aprendizagem e funcionou como recurso facilitador do processo de ensino- aprendizagem. Inicialmente, após a aula expositiva e dialogada com relação ao conteúdo de Feudalismo, no laboratório de informática da escola, os alunos tiveram acesso ao jogo “Era Feudal” e ao final, responderam uma avaliação referente ao conteúdo apresentado com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem durante a realização do jogo. Com essa avaliação pode-se verificar as lacunas apresentadas pelos alunos e com isso identificar assuntos e possibilidades para a elaboração de um produto de apoio ou material complementar para os professores de história utilizarem durante suas aulas sobre feudalismo. Com base nos dados analisados das dificuldades apresentadas pelos alunos, podemos identificar uma mudança significativa de melhoria da aprendizagem, com 60% de avanço em uma das categorias. Em seguida, foi desenvolvida uma hipermídia com o intuito de sanar as dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Logo após a elaboração da hipermídia, a mesma foi aplicada com os mesmos alunos em uma aula, com os conteúdos vistos durante o jogo de forma interativa e didática, com vídeos, imagens e conteúdos suplementares e uma nova avaliação foi aplicada para verificar as impressões que obtiveram do material, os conteúdos e interação, com o objetivo de identificar os avanços na aprendizagem que podem ser atribuídos ao uso do material complementar desenvolvido nesta pesquisa. Ao final, notou-se que os alunos passaram a ter maior compreensão sobre o tema e apresentaram um bom desenvolvimento, capazes de entender melhor o funcionamento do sistema feudal, a sociedade, os impostos, as relações entre suserano e vassalo e demais dúvidas que tinham.

Resumo (inglês)

The objective of this work is to develop a material to support the learning of the content "Feudalism" in History classes, based on the lags of the students presented in an evaluation carried out after the application of a learning object on the content of Feudalism, which makes up the curriculum of the discipline of History of the final series of Elementary School. The application of the research took place with 15 seventh grade students, in which they participated in the application class of the learning object "Era Feudal", where the contents for the development of learning were presented and functioned as a facilitating resource for the teaching-learning process. . Initially, after the lecture and dialogue regarding the content of Feudalism, in the school's computer lab, the students had access to the game "Era Feudal" and at the end, they answered an evaluation regarding the content presented in order to identify the difficulties encountered by students in learning while playing the game. With this evaluation, it is possible to verify the gaps presented by the students and with that to identify subjects and possibilities for the elaboration of a support product or complementary material for the history teachers to use during their classes on feudalism. Based on the analyzed data of the difficulties presented by the students, we can identify a significant change in learning improvement, with 60% advancement in one of the categories Then, a hypermedia was developed in order to solve the doubts and difficulties presented by the students. Soon after the elaboration of the hypermedia, it was applied with the same students in a class, with the contents seen during the game in an interactive and didactic way, with videos, images and supplementary contents and a new evaluation was applied to verify the impressions that obtained from the material, the contents and interaction, with the objective of identifying the advances in the learning that can be attributed to the use of the complementary material developed in this research. In the end, it was noticed that the students started to have a better understanding of the subject and presented a good development, able to better understand the functioning of the feudal system, society, taxes, the relations between suzerain and vassal and other doubts they had.

Descrição

Palavras-chave

Feudalismo, Ensino de História, Objetos de aprendizagem, História - estudo e ensino, History, Learning objects, Feudalism

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação