Publicação: Educação sexual e sexualidade: ensino fundamental II e médio
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Data
Orientador
Aragão Martins, Raul
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBILCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A sexualidade é intrínseca ao ser humano, se manifestando de modo mais intenso principalmente na fase da puberdade, onde uma série de mudanças físicas, hormonais e psicológicas podem ser observadas. Compreender estas mudanças é fundamental para que haja a compreensão de si mesmo e da individualidade de cada pessoa, que compõem uma sociedade plural. Apesar da educação sexual e sexualidade serem temas que integram o currículo nacional no ensino básico, a sua tratativa por vezes se dá de modo superficial, sendo abordados aspectos biológicos e higienizantes, que apesar de serem importantes são apenas uma reduzida parcela de aspectos que integram temas tão amplos e essenciais para o desenvolvimento de estudantes capazes de assimilar o conteúdo, mas também de cidadãos conscientes capazes de compreender e respeitar as diferenças. Mediante ao exposto, o presente trabalho tem por objetivo promover o debate sobre os temas, assim como abordar aspectos, sociais, culturais, legais, históricos e biológicos, de modo a contribuir para a formação dos alunos, assim como do desenvolvimento do pensamento crítico. Por meio do projeto implementado no desenvolvimento do Estágio curricular supervisionado, foi possível que as estagiárias observassem a dinâmica das aulas de biologia, assim como, ministrassem aulas teóricas, desenvolvessem atividades práticas e aplicassem formulários. Os alunos apresentam conhecimento sob diversos aspectos que compõem os temas, entretanto, tem-se que as concepções destes são marcadas por preconceitos distintos disseminados em uma cultura totalmente marcada pelo machismo, misoginia e LGBTIQA+fobia. Por meio da análise dos dados coletados e da participação dos alunos nas aulas teóricas e atividades práticas, conclui-se que as atividades desenvolvidas se mostraram importantes para ampliação do conhecimento curricular, assim como para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Ademais, a aplicação do projeto se mostrou essencial para o desenvolvimento profissional e individual das estagiárias.
Resumo (inglês)
Sexuality is intrinsic to the human being, manifesting itself more intensely mainly in puberty, where a series of physical, hormonal, and psychological changes can be observed. Understanding these changes is essential for understanding oneself and the individuality of each person, which makes up a plural society. Although sex education and sexuality are topics that integrate the national curriculum in primary education, their treatment sometimes takes place superficially, with biological and hygienizing aspects being examined, which despite being important, are only a slim portion of aspects that integrate themes so broad and essential for the development of students capable of assimilating the content, but also of conscious citizens capable of understanding and accompanying the differences. Given the above, the present work aims to promote debate on the themes and address social, cultural, legal, historical, and biological aspects to contribute to students' formation and the development of critical thinking. Through the project implemented in the development of the supervised curricular internship, the interns could observe the dynamics of biology classes, teach theoretical classes, develop practical activities, and apply forms. Students know various aspects that make up the themes; however, their conceptions are marked by different prejudices disseminated in a culture marked by male chauvinism, misogyny, and LGBTIQA+phobia. Through the analysis of collected data and the participation of students in theoretical classes and practical activities, it is concluded that the activities experienced are essential for the introduction of curricular knowledge and the development of students' critical thinking. In addition, the application of the project proved to be essential for the professional and individual development of the interns.
Descrição
Palavras-chave
Sexualidade, Ensino da sexualidade, Ensino fundamental, Ensino médio, Adolescência, Formulários, Sexuality, Sex education, Elementary school, High school, Teenagers, Forms
Idioma
Português