Publicação: Gestão e planejamento estratégico: uma visão empreendedora para clínicas e consultórios odontológicos
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Silva, João Maurício Ferraz 

Coorientador
Rocha, João Carlos 

Pós-graduação
Curso de graduação
São José dos Campos - ICT - Odontologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNESP
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O setor odontológico no Brasil, significativo economicamente e socialmente, enfrenta desafios, uns pelo mercado estar saturado, outros pela inexperiência e ineficiência quando falamos sobre gestão. Este estudo propõe uma orientação para a gestão de consultórios e clínicas odontológicas, enfatizando a importância de um planejamento estratégico que considere fatores internos e externos. O modelo de planejamento sugerido, inspirado em Luce e Rossi(2002), aborda desde a definição de missão, valores até a implementação de ações estratégicas. Este modelo visa melhorar a gestão, promovendo o crescimento sustentável, e satisfação dos pacientes. Este trabalho visa ressaltar a importância e a necessidade de uma gestão estratégica em clínicas odontológicas que atenda as necessidades dos pacientes e se adapte às mudanças do mercado, assegurando o sucesso financeiro e contribuindo para saúde da população.
Resumo (inglês)
The dental sector in Brazil, significant both economically and socially, faces challenges, some due to market saturation, and others due to inexperience and inefficiency in management. This study proposes an orientation for the management of dental offices and clinics, emphasizing the importance of strategic planning that considers both internal and external factors. The suggested planning model, inspired by Luce and Rossi (2002), covers everything from the definition of mission and values to the implementation of strategic actions. This model aims to improve management, promoting sustainable growth and patient satisfaction. This study highlights the importance and necessity of strategic management in dental clinics to meet patient needs and adapt to market changes, ensuring financial success and contributing to public health.
Descrição
Palavras-chave
Concorrência em odontologia, Gestão de clínicas odontológicas, Planejamento estratégico em odontologia, Setor odontológico, Competition in dentistry, Management of dental clinics, Strategic planning in dentistry, Dental sector
Idioma
Português