Logotipo do repositório
 

Publicação:
Feminilidades e mídia na cultura contemporânea: culto ao corpo, consumo e sexualidade

dc.contributor.advisorCastro, Ana Lúcia de [UNESP]
dc.contributor.authorPrado, Juliana do [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:46Z
dc.date.issued2011-02-25
dc.description.abstractEsta pesquisa verifica como a representação da mulher veiculada na mídia pode nortear a construção da identidade feminina, explorando uma perspectiva analítica que aponte para as formas de apropriação das mensagens veiculadas, especificamente relacionadas ao culto ao corpo, consumo e sexualidade. Nesse sentido, a fim de apreender a ponte entre universo feminino e o que é veiculado na mídia propomos examinar cinco edições de duas revistas femininas que se constituem como guias de comportamento na cultura contemporânea por se tratarem de revistas consolidadas e de ampla circulação no mercado: Claudia e Nova, ambas da Editora Abril, e num movimento de mão dupla trouxemos os conteúdos dessas revistas para serem discutidos por mulheres de diferentes universos sócio-econômico-culturais. Tais universos foram constituídos através de um levantamento de informações relativas à marcadores de diferenças, como: renda familiar, escolaridade, faixa etária, raça, estado civil e ocupação profissional, bem como dados sobre hábitos e práticas cotidianas que permitem abranger o universo cultural que as mulheres estão inseridas, como leitura, tempo em que assistem TV e freqüência ao cinema. Exemplares das revistas foram levados para discussão das temáticas eixo de nosso trabalho e apreensão das correspondências de seus discursos com a realidade de cada entrevistada. Podemos perceber que em alguns casos, os discursos de autonomia individual, culto ao corpo e sexualidade, evocando aspectos de maior liberdade feminina, são de certa forma decodificados pelas mulheres entrevistadas. Entretanto, as revistas estudadas não as influenciam completamente prevalecendo aspectos de seus respectivos universos, bem como aspectos relacionados a certo conservadorismo na concepção do corpo, sexualidade e consumopt
dc.description.abstractThis study assesses how women's representation conveyed in the media can guide the construction of female identity, exploring an analytical perspective that points to the ways of appropriation of messages transmitted, specifically related to the cult of the body, consumption and sexuality. Accordingly, in order to seize the bridge between the feminine and what is conveyed in the media I propose to examine five issues of two magazines for women who constitute themselves as guides to behavior in contemporary culture magazine for being consolidated and widely circulated on the market: Claudia and Nova, both of Editora Abril, and a two-way movement brought the contents of these journals to be discussed by women from different universes socio-economic-cultural. These universes were established through a survey of information on the markers of difference, such as family income, education, age, race, marital status and occupation, as well as data on the habits and daily practices that cover the cultural universe that women are included, such as reading, TV watching time and frequency to the movies. Copies of the magazines were brought to discussion of thematic axis of our work and seizure of correspondence of his speeches with the reality of each interviewee. We can see that in some cases, the speeches of individual autonomy, physical fitness and sexuality, evoking aspects of women's greater freedom, in some ways are decoded by the women interviewed. However, the journals studied were not completely influence the prevailing aspects of their respective universes, as well as aspects related to a certain conservatism in the design of the body, sexuality and consumptionen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent114 f. : il. color.
dc.identifier.aleph000639224
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.citationPRADO, Juliana do. Feminilidades e mídia na cultura contemporânea: culto ao corpo, consumo e sexualidade. 2011. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
dc.identifier.fileprado_j_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes7666683358005843
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98975
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectMulheres - Identidadept
dc.subjectConsumopt
dc.subjectMulheres - Comportamento sexualpt
dc.subjectMídiapt
dc.subjectCulto ao corpopt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectMediaen
dc.subjectIdentyen
dc.subjectCult of bodyen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectSexualityen
dc.titleFeminilidades e mídia na cultura contemporânea: culto ao corpo, consumo e sexualidadept
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes7666683358005843[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6165-7722[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaGênero, etnia e saúdept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
prado_j_me_arafcl.pdf
Tamanho:
1.82 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format