Publicação:
A escola entre o executivo, o judiciário e a sociedade

dc.contributor.advisorQuaglio, Paschoal [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Aparecido Wilson [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:33:30Z
dc.date.issued2003-10-17
dc.description.abstractEsta tese é uma tentativa de contribuir com a organização das escolas públicas no enfrentamento de uma demanda crescentemente mais necessitada e uma oferta progressivamente minguada pelas imposições dos organismos internacionais. A pretensão desse trabalho é denunciar e dimensionar o problema sem, no entanto, infelizmente, oferecer nesse momento, algum conforto aos aflitos dessa turbulência desumana. A empreitada é analisar o nível de comprometimento da proposição e da ação dos três poderes republicanos, da sociedade política brasileira, na universalização da educação como direito público e subjetivo, nesse contexto globalizado e, anunciar que um outro mundo é possível através da adoção de concepções plurais de justiça que permitam, que as desigualdades sociais e econômicas sejam dispostas de tal forma que beneficiem mais aos menos aquinhoados. Por fim acreditar com mais convicção na orientação da sociologia interacionista para a qual, a sociedade é como uma cena, o indivíduo é como um ator social em comunicação significativa com outros atores e suas significações próprias e, a vida social é a composição dialética dessas ações na construção da personalidade individual e da ordem social. A teoria do currículo, a teoria do conhecimento, a governança democrática, a reflexão crítica e pesquisadora, proporcionam o arcabouço científico para a construção de uma escola sintonizada com a indigência da sociedade civil.pt
dc.description.abstractThis thesis is a temptive of contributing with the reorganization of the public schools in the fight by a more and more urgent necessity and a rare progressive offer by the power of the international institutions. The intention of this work is denounce the existing problem and show how serious it is without giving them in this moment any kind of comfort. The purpose is to analyse the level of dedication of the proposition and of the action of the three Republic powers, of the Brazilian Politics Society making the educational system global as a public and a subjective right in this globalized context, and showing that another world is possible through the adoption of plural conceptions of justice that permit that the economic and social differences among people are reorganized in a good way in order to help more and more the poors. Believing with more convinction in the orientation of the interactionist sociology that says the society is like a scene, the human being is like an actor in an important communication with other actors and their own meanings and, their social life is the dialetic composition of those actions.In the building of the individual personality and of the social order. The theory of the curriculum, the theory of the knowledge, the democractic behaviour, the crictical reflection and the investigating action give us a scientific fortress to the building of a school that are plugged to the civil society.en
dc.format.extent254 f. :
dc.identifier.aleph000212204
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationRODRIGUES, Aparecido Wilson. A escola entre o executivo, o judiciário e a sociedade. 2003. 254 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
dc.identifier.filerodrigues_aw_dr_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104838
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectDireito públicopt
dc.subjectNeoliberalismopt
dc.subjectEducação reflexiva críticapt
dc.subjectRepublican powersen
dc.subjectSubjective public righten
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectPlural justiceen
dc.subjectInteractionist sociology and crictical reflexive educationen
dc.titleA escola entre o executivo, o judiciário e a sociedadept
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPoliticas públicas e administração da educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodrigues_aw_dr_mar.pdf
Tamanho:
835.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format