Publicação: Desafios e possibilidades da implementação de jardins sensoriais em escolas de ensino fundamental: anos iniciais
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Ciências Biológicas – FEIS
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Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Ambiental (EA) possui grande importância principalmente quanto à construção
da cidadania, sendo que é interessante que ela ocorra de maneira holística e crítica para que os
resultados esperados sejam alcançados. A existência de espaços verdes no ambiente escolar
auxilia a implementação da EA no Meio Ambiente, como classifica Sauvé (1997). Dentre os
espaços verdes, apresenta-se o Jardim Sensorial, que é caracterizado como uma ferramenta
didática para inclusão social para pessoas com diferentes necessidades especiais ou
dificuldades de aprendizagem e/ou emocional, além de poder ser utilizado também como
recurso didático para todos os alunos. Essa pesquisa tem por objetivo geral a análise da
implementação dos Jardins Sensoriais no ambiente escolar das Escolas Municipais de Ensino
Fundamental – Anos Iniciais (EMEFs), localizadas em uma cidade do Noroeste Paulista, na
visão das professoras, coordenadores pedagógicos e do psicólogo das unidades. Foi realizada
Revisão Sistemática com o objetivo de investigar quanto à utilização de Jardins Sensoriais,
Hortas Escolares e Espaços verdes como ferramentas educacionais. Além disso, foram
utilizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras de EA, Coordenadoras
Pedagógicas, professora de Arteterapia e psicólogo, sendo realizada posteriormente a Análise
de Conteúdo proposta por Bardin. Foi possível notar que um dos maiores desafios para a
implementação de Jardins Sensoriais e outros espaços verdes em ambiente escolar é a
manutenção necessária. Quanto às possibilidades de uso do espaço, evidenciou-se que as
atividades a serem desenvolvidas são inúmeras, tais como aulas práticas de disciplinas,
atividades de relaxamento, leituras. Entretanto, observou-se a necessidade de que os
professores de escolas onde esses espaços serão implementados tenham conhecimento sobre a
importância e benefícios dos mesmos, além de que haja um debate sobre as possibilidades das
atividades, conectando mais esses espaços com a rotina escolar e o planejamento pedagógico
anual. Assim, essas áreas podem ser mais bem utilizadas.
Resumo (inglês)
Environmental Education (EE) is of great importance, especially regarding the construction of
citizenship, and it is interesting that it occurs in a holistic and critical way so that the expected
results are achieved. The existence of green spaces in the school environment helps the
implementation of EE in the Environment, as Sauvé classifies (1997). Among the green
spaces, there is the Sensory Garden, which is characterized as a social inclusion tool for
people with different special needs or learning and / or emotional difficulties, in addition to
being able to be used as a didactic resource for all students. This research has the general
objective of analyzing the implementation of Sensory Gardens in the school environment of
Municipal Elementary Schools - Initial Years, located in a city in the Northwest of São Paulo,
in the view of teachers, pedagogical coordinators and a psychologist. A Systematic Review
was carried out in order to investigate the use of Sensory Gardens, School Gardens and Green
spaces as educational tools. In addition, semi-structured interviews were used with teachers of
AE, Pedagogical Coordinators, Art Therapy teacher and psychologist, and Content Analysis
was subsequently performed. It was possible to notice that one of the biggest challenges for
the implementation of Sensory Gardens and other green spaces in a school environment is the
necessary maintenance. As for the possibilities of using the space, it was evident that the
activities to be developed are numerous, such as practical classes of subjects, relaxation
activities, reading. However, there is a need for teachers at schools where these spaces will be
implemented to have knowledge about their importance and benefits, in addition to having a
debate about the possibilities of activities, connecting these spaces more with the school
routine and the annual pedagogical planning. Thus, these areas could be better used.
Descrição
Palavras-chave
Áreas verdes urbanas, Áreas verdes na escola, Jardim na escola, Horta na escola, Urban green areas, Green areas at school, School garden
Idioma
Português