Publicação: Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia
dc.contributor.author | Laburú, Carlos Eduardo | |
dc.contributor.author | Arruda, Sérgio de Mello | |
dc.contributor.author | Nardi, Roberto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:07:17Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T15:07:17Z | |
dc.date.issued | 1998-01-01 | |
dc.description.abstract | Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das idéias dos estudantes em situações de sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et alii (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo videogravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. | pt |
dc.description.abstract | It is shown in this work an analogy between Lakatos' research programmes and the dynamics of students ideas in classroom situations. This analogy revealed itself a productive manner to analyse the development of students' concepcions during a discussion process. With the conditions of intelligibility, plausibility and fruitfulness of Posner et alii. (1982) the analysis previously based in programmes could be enriched. We show with an example video-recorded during a class that our approach can be used as an effective analytical instrument to help teachers understanding and improving the processes of teaching and learning. | en |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Londrina (UEL) Centro de Ciências Exatas Departamento de Física | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação | |
dc.format.extent | 23-38 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000200003 | |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 2, p. 23-38, 1998. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73131998000200003 | |
dc.identifier.file | S1516-73131998000200003.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | |
dc.identifier.lattes | 4449947783474945 | |
dc.identifier.scielo | S1516-73131998000200003 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/26443 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências | |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt |
dc.subject | concepções alternativas | pt |
dc.subject | conflito cognitivo | pt |
dc.subject | mudança conceitual | pt |
dc.subject | programas de pesquisa | pt |
dc.subject | Lakatos | pt |
dc.subject | sala de aula | pt |
dc.subject | Knowledge construction | en |
dc.subject | alternative concepcions | en |
dc.subject | cognitive conflict | en |
dc.subject | research programmes | en |
dc.subject | Lakatos | en |
dc.subject | classroom | en |
dc.title | Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4449947783474945 | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-5018-3621[3] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Educação - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-73131998000200003.pdf
- Tamanho:
- 79.09 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: