Base Nacional Comum Curricular: instrumento da educação neoliberalista na perspectiva freiriana
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Correia, Fábio Caires 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa objetiva na análise crítica do documento normativo “Base Nacional Comum Curricular” com base em conceitos idealizados por Paulo Freire. Com a pecha de ser um instrumento que oriente a elaboração dos currículos escolares da educação básica brasileira visando à garantia que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e equitativa. A análise desse documento visa entender para quem serviria este instrumento, que nasceu em meio ao curso de um Golpe Jurídico-Midiático-Parlamentar e em um ato obscuro foi promulgado fora da luz do diálogo público já com o Golpe consumado. Para tanto, será estruturada uma pesquisa qualitativa de caráter documental e bibliográfico, considerando documentos e dados bibliográficos como instrumentos de análise, no intuito de compreender como esse instrumento cerceia o sujeito em sua busca de autonomia através de uma educação democrática. A partir disso, esta pesquisa pretende apresentar uma discussão sobre a relevância de se ler documentos como a Base Nacional Comum Curricular de forma crítica, pois ele se apropria de uma linguagem democrática de uma proposta neoliberal de uma educação formadora para o mercado. Uma leitura crítica que vise o desenvolvimento de uma resistência proporcional às ameaças que a educação democrática enfrenta nos dias atuais.
Resumo (espanhol)
Esta investigación busca analizar críticamente el documento normativo "Base Curricular Nacional Común", basado en los conceptos de Paulo Freire. Se considera un instrumento que guía el desarrollo de los currículos de la educación básica brasileña, con el objetivo de garantizar que todos los estudiantes tengan acceso a una educación de calidad y equitativa. El análisis de este documento busca comprender el propósito de este instrumento, surgido en medio de un golpe de Estado legal, mediático y parlamentario, y promulgado en la sombra, tras su consumación. Para ello, se estructurará un estudio documental y bibliográfico cualitativo, considerando documentos y datos bibliográficos como herramientas analíticas, con el objetivo de comprender cómo este instrumento restringe a los individuos en su búsqueda de autonomía a través de una educación democrática. Con base en esto, esta investigación busca presentar una discusión sobre la relevancia de una lectura crítica de documentos como la Base Curricular Nacional Común, ya que se apropia del lenguaje democrático para una propuesta neoliberal de educación orientada al mercado. Una lectura crítica que busca desarrollar una resistencia proporcional a las amenazas que enfrenta la educación democrática hoy en día.
Descrição
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular, Currículos, Neoliberalismo, Educação popular, Autonomia
Idioma
Português
Citação
PAES, Daniela Aparecida Roccon. Base Nacional Comum Curricular: instrumento da educação neoliberalista na perspectiva freiriana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2025.

