Logo do repositório
 

Planejamento ótimo de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos incluindo análise espacial e considerando múltiplos proprietários

dc.contributor.advisorFranco Baquero, John Fredy [UNESP]
dc.contributor.authorSabillon Antunez, Andres Luis [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMejia Alzate, Mario Andres
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-05-22T20:39:51Z
dc.date.issued2025-02-28
dc.description.abstractPara alcançar as metas de adoção de veículos elétricos (VEs), é fundamental desenvolver uma infraestrutura de carregamento robusta, que garanta soluções de recarga eficientes e acessíveis aos usuários. Este trabalho apresenta um método inovador, baseado em otimização matemática, para o planejamento ótimo de estações de carregamento de veículos elétricos (ECVEs), integrando análise espacial e considerando múltiplos proprietários dessa infraestrutura. O método proposto consta de três etapas. Na primeira etapa, a demanda energética dos VEs é estimada usando dados reais de mobilidade, levando em conta variações temporais e espaciais no uso dos VEs. Na segunda etapa, a identificação de locais potenciais para a instalação das ECVEs é realizada por meio de estudos geoespaciais e socioeconômicos, usando lógica fuzzy, para a classificação e priorização dos melhores candidatos. A terceira etapa permite determinar a localização e a capacidade ótima das ECVEs por meio de um modelo de programação linear inteira mista (MILP), que busca minimizar dois objetivos principais: a distância total percorrida pelos usuários até as ECVEs e os custos de investimento na construção dessa infraestrutura. Essa abordagem garante uma distribuição equitativa das ECVEs, equilibrando acessibilidade para os usuários e viabilidade econômica para os proprietários envolvidos. A eficácia do método proposto é validada por meio de simulações computacionais, demonstrando sua capacidade de lidar com os desafios complexos do planejamento da infraestrutura de carregamento de VEs. Os resultados evidenciam o potencial do método proposto em integrar diversos aspetos técnicos, econômicos e espaciais, contribuindo para soluções de mobilidade urbana sustentável. Além disso, a abordagem proposta se destaca por sua escalabilidade e adaptabilidade, permitindo sua aplicação a diferentes contextos e respondendo às crescentes demandas pelo desenvolvimento da infraestrutura de carregamento de VEs em escala global.pt
dc.description.abstractTo achieve electric vehicle (EV) adoption goals, it is crucial to develop a robust charging infrastructure that ensures efficient and accessible recharging solutions for users. This study presents an innovative method, based on mathematical optimization, for the optimal planning of electric vehicle charging stations (EVCS), integrating spatial analysis and considering multiple infrastructure owners. The proposed method consists of three stages. In the first stage, the energy demand of EVs is estimated using real mobility data, accounting for temporal and spatial variations in EV usage. In the second stage, the identification of potential locations for EVCS installation is conducted through geospatial and socioeconomic studies, employing fuzzy logic for the classification and prioritization of the best candidates. The third stage determines the optimal location and capacity of EVCSs through a mixed-integer linear programming (MILP) model, aimed at minimizing two main objectives: the total distance traveled by users to reach the EVCSs and the investment costs in constructing this infrastructure. This approach ensures an equitable distribution of EVCSs, balancing user accessibility and economic feasibility for the involved owners. The effectiveness of the proposed method is validated through computational simulations, demonstrating its ability to address the complex challenges of EV charging infrastructure planning. The results highlight the potential of the proposed method to integrate various technical, economic, and spatial aspects, contributing to sustainable urban mobility solutions. Furthermore, the proposed approach stands out for its scalability and adaptability, enabling its application to different contexts and responding to the growing demands for the development of EV charging infrastructure on a global scale.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 409062/2023-5
dc.identifier.capes33004099080P0
dc.identifier.citationSABILLON ANTUNEZ, Andres Luis. Planejamento ótimo de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos incluindo análise espacial e considerando múltiplos proprietários. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2025.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310615
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAnálise geoespacialpt
dc.subjectEficiência energéticapt
dc.subjectMobilidade elétricapt
dc.subjectPlanejamento de estações de carregamento de veículos elétricospt
dc.subjectOtimização matemática multiobjetivopt
dc.subjectGeospatial analysispt
dc.subjectGeospatial analysisen
dc.subjectMarkov chainsen
dc.subjectEnergy efficiencyen
dc.subjectElectric mobilityen
dc.subjectEV charging station planningen
dc.subjectMulti-objective mathematical optimizationen
dc.titlePlanejamento ótimo de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos incluindo análise espacial e considerando múltiplos proprietáriospt
dc.title.alternativeOptimal planning of electric vehicle charging infrastructure including spatial analysis and considering multiple ownersen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication7c4990ec-b178-4ea8-9591-e381172e4b02
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7c4990ec-b178-4ea8-9591-e381172e4b02
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEngenharia Elétrica - FEISpt
unesp.knowledgeAreaAutomaçãopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sabillon antunez_a_me_ilha.pdf
Tamanho:
2.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: