Publicação: Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas
dc.contributor.author | Moreira, Jaqueline Costa Castilho [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:28Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:28Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste relato de experiência foi mostrar estratégias presenciais de mediação e condução pedagógica de problemas e ameaças na tutoria de uma graduação em Pedagogia semipresencial. Este curso de formação continuada foi realizado por meio de uma parceria entre UNESP, UNIVESP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação Padre Anchieta. Ocorreu em 21 cidades durante o período de 2010-2013; tendo como participantes, professores de disciplinas específicas em exercício nas redes pública/privada. Justifica-se esta breve contextualização porque cada ocorrência enunciada evidencia algumas soluções peculiares, disponíveis ao Polo de São Vicente, local de realização desse relato. Uma delas aconteceu durante as primeiras disciplinas do curso. Além de existirem alunos-professores com pouca vivência no ambiente virtual, havia alunos de chamadas tardias. Para eles, foram proporcionadas aulas práticas no laboratório de informática, em momentos alternativos às aulas presenciais. Outra situação foi o descompasso entre o número de alunos e o de máquinas. Para resolver este problema, as turmas foram divididas em quatro e criou-se um horário de “idas a informática” em rodízio, viabilizando a primeira estruturação do curso com os recursos existentes. Solução que criou a necessidade de uma atividade complementar sobressalente em cada aula presencial. Denominadas de “Jogos e Dinâmicas Pedagógicos”, compunham-se de práxis relacionais que instigavam o questionar dos alunos em relação aos temas das disciplinas. Foram utilizados esquetes, dramatizações e os jogos “Mentira” e “Mapa Conceitual”. Criadas como uma solução de problema estrutural, ao longo do curso, as mediações tornaram-se um diferencial pedagógico do polo. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 11302-11313 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11302-11313 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141788 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Tutoria | pt |
dc.subject | Mediação | pt |
dc.subject | Educação a distância | pt |
dc.title | Estratégias presenciais de mediação pedagógica: um relato de experiência na orientação de disciplinas | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação Física - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-11302-11313.pdf
- Tamanho:
- 534.11 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format