Publicação:
A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani

dc.contributor.authorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Benedito de Jesus Pinheiro
dc.contributor.authorMalanchen, Julia
dc.contributor.authorMuller, Herrmann Vinicius de Oliveira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:04Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:04Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThis paper analyses a PhD dissertation which was written by Ademir Lazarini with the purpose to present a radical criticism to the Dermeval Saviani´s interpretation of the relation between the capital and the school education. The dissertation argues that the Historical-Critical Pedagogy based on Saviani’s works is very distant from the Marxian theory of capitalist society. The paper detects fundamental mistakes inside the criticism formulated by the author of the dissertation and the examination of those mistakes revealed a lack of comprehension of the materialistic historical dialectical method.en
dc.description.abstractEste artigo analisa uma tese de doutorado que foi escrita por Ademir Lazarini com o propósito de formular uma crítica radical à interpretação de Dermeval Saviani acerca das relações entre capital e educação. A tese argumenta que a pedagogia histórico-crítica baseada nas obras de Dermeval Saviani distancia-se da teoria marxiana sobre a sociedade capitalista. O artigo detecta equívocos fundamentais no interior da crítica formulada pelo autor da tese e o exame desses equívocos revelou uma ausência de compreensão do método materialista histórico-dialético.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú km 01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú km 01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent38-57
dc.identifierhttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/3268
dc.identifier.citationRevista HISTEDBR On-line, v. 4, n. 41, p. 38-57, 2011.
dc.identifier.fileISSN1676-2584-2011-04-41-38-57.pdf
dc.identifier.issn1676-2584
dc.identifier.lattes2161593951236436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124955
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista HISTEDBR On-line
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMarxismen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyen
dc.subjectMarxismopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt
dc.titleA pedagogia histórico-crítica e o marxismo: equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Savianipt
dc.title.alternativeThe historical-critical pedagogy and the marxism: the mistakes of one (more) criticism to the dermeval saviani’s worksen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2161593951236436
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1676-2584-2011-04-41-38-57.pdf
Tamanho:
199.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format