Logotipo do repositório
 

Publicação:
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo

dc.contributor.authorTalamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Daniele Cristina de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:32Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:32Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractOs cursos de graduação em Ciências Biológicas da UNESP passaram por uma reformulação e foi produzido um currículo básico comum que os articula. Em um Relatório deste processo está definida uma proposta curricular. Visando identificar se as licenciaturas prepararão o futuro professor frente às expectativas presentes no atual Currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, buscamos analisar, em parte, tal documento e o Relatório. Propondo atender às necessidades dos alunos da Educação Básica no contexto da sociedade atual, o Currículo oficial mostra preocupação com a transversalidade, contextualização e interdisciplinaridade. Tal perspectiva apresenta-se como desafio para os futuros professores, pois o Relatório indica centralidade na descrição dos fenômenos da Biologia, não necessariamente próximos de temas presentes na vida dos estudantes; não há referência à maior articulação entre os conteúdos das disciplinas específicas ou destes com os de Fundamentos Sociais e Filosóficos e/ou das pedagógicas; há indicação da transversalidade e interdisciplinaridade, mas sem maiores delimitações e a responsabilidade de viabilização destas é atribuída aos professores do curso. Assim, entendemos serem necessários espaços, projetos e metodologias que viabilizem o diálogo entre os docentes e reflexões sobre a importância de ampliarem suas visões sobre variados temas, destacando-se questões relativas às necessidades formativas dos professores da Educação Básica na atualidade. Para tanto, o apoio da instituição e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp, bem como a previsão de ações nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos são imprescindíveis.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent10904-10916
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10904-10916
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10904-10916.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141806
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCompetência pedagógicapt
dc.subjectCurrículo do Estado de São Paulopt
dc.subjectFormação contínua dos formadorespt
dc.titleO currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentCiências Biológicas - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-10904-10916.pdf
Tamanho:
541.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format