Logo do repositório

Versos no 6º ano, uma proposta didática: contribuições da poesia de Manoel de Barros para o letramento literário no ensino fundamental II

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Hilário, Rosângela Nogarini

Coorientador

Pós-graduação

Letras - FCLAR/FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O primeiro objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática voltada para docentes aplicarem em suas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, a fim de que possam abordar o ensino de literatura utilizando, como base, os poemas de Manoel de Barros. Já o segundo é compreender como metodologias inovadoras podem transformar a relação dos alunos com a leitura poética. A fundamentação teórica envolve os seguintes autores, entre outros: Cosson (2006), Rojo (2006), Todorov (2009), Candido (1995), Colomer (2007), Sorrenti (2009), Almeida (2021), Zilberman (2009), Lessa (2015). A proposta centra-se em promover um letramento literário, através de textos diversificados, que vá além da leitura tradicional, utilizando estratégias como análise textual e culminando em um sarau de poesia, que permitirá aos estudantes consolidarem e integrarem os diversos aspectos explorados. A metodologia está apoiada na sequência básica de Cosson (2006) e estruturada em diferentes etapas, como leituras guiadas, discussões reflexivas e análises poéticas interativas, com enfoque na sensibilização estética e cultural dos discentes. Espera- se que os resultados obtidos pelos educadores apontem que, práticas dinâmicas e criativas, possam ressignificar a presença da literatura na escola, promovendo um aprendizado mais envolvente e impactante.

Resumo (inglês)

The first objective of this work is to present a didactic proposal for teachers to apply to their 6th-grade elementary school classes, so that they can approach literature teaching using the poems of Manoel de Barros as a basis. The second is to understand how innovative methodologies can transform students' relationship with poetic reading. The theoretical foundation involves the following authors, among others: Cosson (2006), Rojo (2006), Todorov (2009), Candido (1995), Colomer (2007), Sorrenti (2009), Almeida (2021), Zilberman (2009), and Lessa (2015). The proposal focuses on promoting literary literacy through diverse texts that goes beyond traditional reading, using strategies such as textual analysis and culminating in a poetry recital, which will allow students to consolidate and integrate the various aspects explored. The methodology is based on Cosson's (2006) basic sequence and structured in different stages, such as guided readings, reflective discussions, and interactive poetic analyses, with a focus on raising students' aesthetic and cultural awareness. The results obtained by educators are expected to indicate that dynamic and creative practices can redefine the presence of literature in schools, promoting more engaging and impactful learning.

Descrição

Palavras-chave

Letramento literário, Poesia, Ensino de literatura, Poemas, Manoel de Barros, Literary literacy, Poetry, Literature teaching, Poems

Idioma

Português

Citação

ANDRADE, Gelba Fernandes de. Versos no 6º ano, uma proposta didática: contribuições da poesia de Manoel de Barros para o letramento literário no ensino fundamental II. 2025. 126 p. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAS
Campus: Assis


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação