Assis - FCLAS - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253933
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PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Contribuições literárias para uma leitura dialógica com alunos do Ensino Fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Marcelo, Fernando Antônio; Sant'Anna, Marco Antonio Domingues
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O texto literário é um expressivo instrumento de colaboração na formação de leitores, pois carrega em si alta qualidade estética e faz uso especial da linguagem metafórica. É preciso que a nobre função de formar leitores, comumente atribuída à escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, já que são constituídos de saberes sobre a vida e humanização do homem, capazes de promover experiências únicas. Considerando a importância da obra literária, propomos, com este trabalho, apresentar uma prática de leitura que permita aos alunos a atribuição de sentido ao que é lido e seu compartilhamento. As propostas de atividades do projeto se ancoram nas habilidades do Currículo Paulista e nas teorias de leitura descrita por Cosson (2006). Ademais, nosso aporte teórico terá como base, para os estudos sobre literatura, Moisés (1967) e Candido (2004). Nos aspectos da leitura e do ensino de literatura, Souza (2010), Souza & Girotto (2011), Koch e Elias (2006), Kleiman (2008), Currículo Paulista (2019), dentre outros. Escolhemos para as aulas práticas dialógicas o capítulo “LXVIII - O vergalho” do romance “Memórias póstumas de Brás Cubas”; os contos – “As cerejas” e “A moça tecelã”, respectivamente, Artur de Azevedo e Marina Colasanti. Além disso, elegemos o texto “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manuel Bandeira, para abordar e analisar elementos da estrutura poética e o contexto de produção, pois, os gêneros literários em prosa e verso possibilitam explorar as principais características da ficção. Dessa maneira, acreditamos que o presente trabalho permitirá aos leitores em formação, a apreciação efetiva do texto literário, a fim de estabelecer a integração entre teoria e prática. Com isso, objetivamos aprimorar a competência leitora dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.PublicaçãoDissertação de mestrado A construção da identidade da mulher negra em Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo e Moi, Tituba sorcière...noire de Salém (1986), de Maryse Condé : ancestralidade, escravidão e resistência(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Batista, Jaqueline Priscila Gomes; Callipo, Daniela Mantarro
; Barcala, Débora Ballielo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa analisa a construção da identidade da mulher negra nas obras Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Moi, Tituba sorcière... noire de Salem (1986), de Maryse Condé, explorando como esses romances ampliam a visibilidade de autoras e personagens negras ao traçar trajetórias sócio-históricas de protagonistas que representam e questionam a condição da mulher negra em sociedades moldadas pelo colonialismo e pela dominação masculina branca. A dissertação focaliza três eixos fundamentais — ancestralidade, escravidão e resistência —, analisando e comparando como as personagens femininas expressam, individual e coletivamente, a complexidade da identidade negra feminina nesses contextos. O confronto entre os dois romances foi realizado, sobretudo, com base nos estudos de hooks (2019, 2021, 2023), Federici (2017, 2019), Lorde (2019), Lugones (2020), Lauretis (1994), Carneiro (2019), Davis (2016), Gonzalez (2020), Oyěwùmí (2021), além dos estudos acerca da literatura comparada, permitindo uma leitura aprofundada que abrange feminismo negro, interseccionalidade e representação da mulher negra na literatura. Tal análise destaca a pluralidade da experiência feminina negra, marcada pela ancestralidade como fonte de força, pela memória da escravidão e pela resistência às imposições de gênero. Ao ressignificar o papel da mulher negra em contextos de opressão, as obras reforçam a literatura como espaço de denúncia e reconstrução da memória coletiva negra, onde essas vozes encontram protagonismo.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A literatura juvenil de Lourenço Cazarré : um estudo introdutório(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Dias, Cristiane da Silva; Ceccantini, João Luis Cardoso Tápias
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O escritor gaúcho Lourenço Cazarré (1953 - ), ainda em atividade, possui uma vasta produção literária, com mais de 40 obras publicadas. Apesar de se considerar um contista de raiz, sua produção juvenil se destaca em novelas, novelas policiais e até alguns romances. Cazarré tem mais de 27 obras juvenis publicadas e já foi agraciado com diversos prêmios literários. Desde 1986, escreve livros para jovens, muitos dos quais integraram os acervos de bibliotecas escolares. Esse número significativo de publicações e premiações demonstra a relevância do escritor e a necessidade de estudos que abranjam o conjunto de sua produção. Após a seleção e a análise sistemática de suas seis primeiras obras juvenis publicadas, com base em uma grade composta por categorias de natureza variada, foi possível compreender como seu projeto literário juvenil se inicia ainda marcado por uma literatura sem as características tradicionais voltadas ao público jovem. Ao longo de sua produção, essas características foram sendo progressivamente incorporadas e aprimoradas. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo introdutório da produção infantil e juvenil de Cazarré, com destaque para suas seis primeiras obras: O mistério da obra-prima (1986), A Espada do General (1988), Tempo Quente na Fronteira (1988), A Ditadura da Beata (1990), O Sumiço do Mentiroso (1991) e Terror às Pampas (1993). Embora essas obras não integrem oficialmente uma série, elas compõem o que o autor chama de “As Aventuras e Trapalhadas do Detetive Theocar Silva da Silva”. Esse conjunto de narrativas apresenta como protagonista e narrador o mesmo personagem. Com o intuito de evidenciar a evolução da escrita de Cazarré para jovens, foi analisada também Nadando Contra a Morte (1998), uma obra premiada, produzida 12 anos após suas primeiras publicações. Esta última sendo considerada a obra juvenil mais importante de sua carreira. Acredita-se que ela seja essencial para compreender como sua escrita foi se adequando às características do gênero juvenil ao longo do tempo. Além disso, este trabalho busca resgatar a fortuna crítica sobre a obra do autor e reunir entrevistas concedidas por Cazarré em diferentes mídias. Para compreender a produção de Cazarré no contexto da literatura brasileira, especificamente a juvenil, enquanto parte do processo de renovação do texto para crianças e jovens, foram utilizados estudos de Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho, Edmir Perrotti, entre outros pesquisadores da área.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Mise en scène au théâtre: a comicidade nas peças "L’avare" (1668), de Molière; e em "O santo e a porca" (1957), de Ariano Suassuna(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Oliveira, Cláudia Trindade; Callipo, Daniela Mantarro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho pretende estabelecer uma comparação entre as peças teatrais L’avare (1668), de Molière; e O santo e a porca (1657), de Ariano Suassuna – no intuito de analisar como se constitui a comicidade em cada uma dessas narrativas e sob quais condições se promove a singularização de traços de risos nelas presentes. Para tanto, parte-se da compreensão clássica de cômico de Bergson (1983), Bakhtin (1999) e de Propp (1992), os quais o entendem como um fenômeno social e historicamente construído. Além disso, as referências teóricas da Literatura Comparada, amparadas pelas noções de intertextualidade e dialogismo orientaram a construção de categorias de análise, possibilitando uma interrelação constante entre tais obras. Embora o cômico seja o elemento constituinte de ambas, o presente estudo confirma que ele se dá de forma singular em cada uma; tanto pela incorporação de traços das diferentes situações, quanto pelo contexto das produções e também por conta da visão de mundo dos autores.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A práxis de uma psicóloga em um Centro de Atenção Psicossocial de álcool e drogas : intercedendo na construção da clínica ampliada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Ramos, Tatiane Lemos; Benelli, Silvio José
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta dissertação considera a minha inserção como trabalhadora-intercessora em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSad), localizado em um município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. Busco produzir reflexões acerca da minha práxis e da construção da Clínica Ampliada, assim como do paradigma predominante nas ações em saúde ofertadas, orientadas pelos pressupostos teóricos, técnicos e éticos da psicanálise de Freud e Lacan com suas contribuições para a construção de novos dispositivos clínicos da Atenção Psicossocial configurados como um dispositivo de produção de subjetividadesaude singularizada. Uma profissional implicada, inserida no trabalho transdisciplinar pode colaborar para provocar questionamentos e intercessões que possibilitem aos profissionais da Saúde Mental Coletiva (SMC) redirecionar a sua Atenção ao sujeito em sofrimento psíquico para produzir uma práxis que tem como horizonte ético e político um sujeito de direitos capaz de produzir as respostas para seus sofrimentos. Localizadas no CAPSad, estabelecimento criado no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira (RPb), busco em minha práxis construir uma Clínica Ampliada, visto que se trata de uma área marcada por uma pluralidade de orientações teóricas, que delineiam diversos modos de produção de saúde. Para tanto, em minha práxis desenvolvo uma intercessão-pesquisa, utilizando como instrumental metodológico o Dispositivo Intercessor (DI), o qual se constitui como uma ferramenta que visa romper com a cisão entre o saber e o fazer e o pensar-executar, possibilitando ao trabalhador operar sua práxis ao utilizá-lo como método de pesquisa na produção conhecimento acerca de seu trabalho. O DI é composto por dois momentos, o primeiro refere-se à práxis do trabalhador-intercessor, que nesse caso corresponde à minha atuação como uma trabalhadora inserida num CAPSad, e o segundo momento concerne ao DI como modo de produção do conhecimento (DImpc), tempo no qual produzo reflexões e análises sobre minha práxis como trabalhadora-intercessora. Acredito que o aporte da psicanálise do campo freudiano/lacaniano são as que melhor permitem alcançar a diretriz em relação à produção de “saúdessubjetividade” condizente com o Paradigma Psicossocial (PPS) quanto ao sujeito em sofrimento psíquico que se encontra em tratamento em um CAPSad, para que possa emergir então o sujeito do inconsciente, capaz de produzir respostas criativas ao seu próprio sofrimento. As práticas pautadas pelo PPS poderão redirecionar as modalidades de cuidado/atenção ofertados aos sujeitos em sofrimento em direção a uma Clínica Ampliada Crítica.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A ruptura poética tradicional na poesia dos anos 1970 : estudio crítico e antologia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-06) Campana, Uraci Faustino; Pereira, Marcio Roberto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa analisa a literariedade em alguns poetas da década de 1970; os quais, através de sua linguagem informal e sexualizada, características que podem parecer corriqueiras nos dias atuais, mas que não o foram durante o período mencionado, quando o Brasil atravessava sua fase mais feroz do governo militar, apoiado enfaticamente pelo movimento da TFP, movimento cuja sigla, em si, já apontava os rígidos propósitos a que se propunha: a defesa da Tradição-Família-Propriedade. Marginalizados dentro da sociedade por contestar certos valores patriarcais e a posição feminina; assim como dentro dos círculos literários por romper, dentre outras coisas, com as convenções, os rígidos formatos e com a visão romantizada dos temas da poesia e, portanto, ficando à distância da crítica literária; eles construíram uma geração literária que foi se desenvolvendo por, pelo menos, mais uns vinte anos, onde várias mulheres se consolidaram como autoras. Disso resultou não um movimento literário fechado, mas um amplo leque de diversidades estéticas que procurou levar a poesia para as ruas. Trata-se, portanto, de descortinar um pouco da riqueza da produção poética presente nessa geração então considerada poesia marginal e alternativa para além do status de rebeldes frente à ditadura.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Encruzilhadas Uterinas: escrevivências da senioridade de mulheres negras no candomblé de Ketu e seus atravessamentos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-02) Silva, Steff Gabrielle Bispo da; Galindo, Dolores Cristina Gomes
; Nogueira, Sidnei Barreto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O movimento ancestral matriarcal que conduz o candomblé por gerações é caracterizado por tessituras coletivas de grandes mães que geram, além de filhos de seu próprio sangue, filhos que Orixá lhes concede; mas, como parte do movimento colonizador, a comunidade de terreiro passa por um movimento de embranquecimento. O candomblé é uma religião criada no Brasil, fruto da luta de um povo para a conservação de sua cultura, tendo exercido um importante papel histórico e político na constituição societária e identitária do povo negro, no país. O presente projeto propõe escrevivências com mulheres negras líderes de terreiros de candomblé de Ketu, sobre a vida cotidiana no candomblé, com um olhar interseccional atento aos atravessamentos de raça, gênero e classe. Com ouvidos cuidadosos, numa política de escrita em primeira pessoa, a pesquisadora escrevive histórias que também a atravessam, com um olhar de dentro para dentro, conservando a potência de vivências ancestrais que perpassam gerações e ganham força, nas vozes da senioridade. Aqui, a história é da mulher preta.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Uma reflexão sobre o letramento em português, potencializado através das aulas de língua inglesa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Santos, Laura Alves dos; Beccari, Alessandro Jocelito
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve reflexão sobre o desenvolvimento do processo de letramento nas aulas de Português, enriquecido e potencializado, com base em atividades propostas em materiais didáticos de língua estrangeira para os nonos anos do ensino fundamental de escolas estaduais no interior paulista. A pesquisa se apoia no segundo capítulo do material de língua inglesa e portuguesa, elaborado, apostilado e indicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, denominado Currículo em Ação, sob o tema fake news. O trabalho iniciou-se a partir da realização da leitura de um arcabouço teórico sobre temas referentes ao processo de ensino aprendizagem, tais como gêneros textuais, baseado nas ideias de Marcuschi (2008), assim como com o estudo sobre as atividades de língua estrangeira no âmbito sociointeracional, do ponto de vista de Fiorin (2013) e demais autores, dentro da multimodalidade, dado que vivemos em um mundo globalizado, em que os jovens estão, em sua grande maioria, conectados à tecnologia, com acesso à internet ou expostos a variadas linguagens como os textos multissemióticos. Dessa forma, faz-se necessário o estudo sobre a multimodalidade, e para o embasamento conceitual, a leitura está apoiada em Rojo (2012), a fim de que se estabeleça, de fato, o letramento, tão discutido por Kleiman (2000) e Street (2014), de forma significativa para o educando em sua língua materna.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego: a imbricação entre mobilidade urbana e cidadania pelo olhar da Psicologia Ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Vitorette, Gustavo Belmonte; Castro, Matheus Fernandes de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A população urbana já forma mais da metade do número de habitantes no mundo, com perspectivas de crescimento intenso nas próximas décadas devido , entre outros fatores, ao aquecimento global. Um planejamento urbano adequado, humano e científico é essencial para que essas pessoas tenham acesso a uma vida digna e aos seus direitos. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a relação entre mobilidade urbana e cidadania, aproximando esses dois termos e analisando-os sob o viés da Psicologia Ambiental. Esse trabalho se caracteriza como um estudo exploratório e teórico, baseado no levantamento bibliográfico a respeito dos temas discutidos e na análise das convergências entre os assuntos. Os resultados da pesquisa indicam uma inter-relação imbricada e dialética entre a cidadania e a mobilidade urbana, se transformando e sendo simultaneamente transformadas uma pela outra. Essa inter-relação, por sua vez, tem uma influência direta na vida e na subjetividade da população que vive nas cidades. Conclui-se, então, que a inserção da Psicologia Ambiental nas discussões a respeito da mobilidade urbana, da cidadania e da própria organização das cidades é fundamental para que seja possível construir uma realidade urbana mais sustentável e voltada para a própria população.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A última exposição de Paris (1937): França e Brasil no espetáculo da crise do liberalismo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-02-23) Dias, Wellington Durães; Machado, Carlos Eduardo Jordão
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta dissertação tem como tema central a Exposição Internacional de Artes e técnicas da vida moderna de paris em 1937. De forma semelhante à exposições antecessoras, a feira de 1937 também foi pautada pela necessidade de propor soluções para problemas de diversas ordens de sua época, fossem eles de origem econômica, social, político ou cultural. O método empregado baseava-se na divulgação, por meio do espetáculo e do entretenimento, de elaboradas mensagens ideológicas a respeito dos valores da identidade nacional francesa e do futuro potencial da nação. No entanto, o contexto internacional da década de 1930 impôs desafios particulares para os organizadores desta exposição. O período foi marcado por uma crise econômica de imensas proporções, a qual colocou tanto o modo de produção capitalista em xeque quanto promoveu a derrocada da democracia representativa como forma de governo entre Estados de todo o planeta. A perda da validade universal do liberalismo político e econômico coincidiu com a ascensão das massas e do nacionalismo, o qual culminou numa escalada bélica que conduziria em poucos anos à segunda guerra mundial. A repercussão destes fenômenos na França manifestou-se por meio de uma profunda divisão política interna e pela rejeição generalizada da modernidade. Se o cenário francês não era tranquilo, tão pouco o brasileiro, marcado pela tomada do poder por Getúlio Vargas e pelo golpe do Estado Novo. O estado brasileiro, presença cativa nestas exibições desde o século XIX, também participou da exposição e se fez representar por meio da construção oficial de um pavilhão nacional. Da mesma forma que a França, os organizadores da participação brasileira tinham seus próprios desafios para lidar em relação ao papel que o Brasil desempenharia no teatro das nações. Esta dissertação tem como objetivo analisar como a exposição de 1937 - conflituosa e inconsistente, graças as disputas entre seus participantes e organizadores pela definição de modernidade, progresso e identidade nacional nas exibições e planos arquiteturais – assinalou a crise do liberalismo mundial.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Psicologia e arte contemporânea negra : a arte de imaginar e reescrever os futuros de/com/como jovem negro*(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-28) Gois, Douglas Santos; Galindo, Dolores Cristina Gomes
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Como olhamos para além dos dados estatísticos? Para além da morte do corpo Negro? Seria possível ver para além desses dados e imaginar, (re)escrever o futuro da juventude Negra? O silenciamento ou condicionamento da juventude negra através das diferentes estratégias do genocídio tem contribuído para a reiteração da colonialidade e para o estado constante de violação que se incide sobre este corpo Negro. Contar uma contra-história ou buscar por contra narrativas é se negar a recontar e reviver as histórias dessas vozes torturadas pelo olhar dos violadores. Nessa perspectiva, tentamos vislumbrar a beleza na simplicidade da vida cotidiana da juventude Negra a partir da arte contemporânea Negra, suas pequenas e íntimas rebeldias que reescrevem seu futuro ao passo que se opõe às categorias sociais e a violência racial que os aprisionam. A imaginação política da juventude Negra nos ajuda na (re)escrita do futuro de/com/como jovem Negro, em que imaginamos imagens de futuridades que rompem a emergência e o Estado de sítio que a juventude Negra se encontra para tornar novos futuros, novos mundos possíveis.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Victoria Ocampo (re)visitada por María Rosa Lojo: uma leitura comparada de Las libres del Sur (2004) e “1979 - Victoria en la ínsula de Fani” (2021)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Fujikawa, Guilherme Tardelli; Mello, Kátia Rodrigues
; Ribeiro, Fernanda Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho realiza uma análise comparada da construção ficcional da personagem histórica Victoria Ocampo (1890-1979) no romance Las libres del Sur (2004) e no conto "1979 - Victoria en la ínsula de Fani", que integra a coletânea Así los trata la muerte (2021), ambos da escritora argentina contemporânea María Rosa Lojo (1954). O principal objetivo foi investigar como Lojo configura a ficcionalização de personagens históricas, especialmente Victoria Ocampo, para dar lugar a mulheres cujas vozes foram apagadas pelo discurso hegemônico e reivindicar sua importância na construção da identidade nacional argentina. Ao escolher Victoria Ocampo como protagonista das narrativas selecionadas, Lojo destaca uma figura proeminente que desafiou as normas da época e contribuiu significativamente para o cenário cultural e literário da Argentina, sem, entretanto, ter o devido reconhecimento por isso. A análise se concentra na discussão de como as narrativas constroem o protagonismo de Victoria Ocampo, explorando os recursos literários empregados por Lojo para criar uma representação ficcional que transcende a mera biografia, estendendo-se ao contexto mais amplo da literatura argentina contemporânea. Considerando o papel das mulheres na sociedade e como suas trajetórias foram, muitas vezes, subestimadas e apagadas pela história e pelo cânone literário, a discussão se ampara, ainda, em conceitos teóricos relacionados à intersecção entre história e ficção, com base nas contribuições de Hutcheon (1991), Trouche (2006) e Weinhardt (2011), entrelaçados com as premissas da literatura comparada, conforme Authier-Revuz (2007), Carvalhal (2006) e Torga (2001, 2007), e da crítica feminista, de acordo com Riot-Sarcey (2009), Zolin (2019) e Pateman (2021). Nesse percurso, o trabalho proporciona uma leitura comparativa que explora, à luz da intertextualidade (Samoyault, 2008), elementos de confluência, dissonância e diálogo entre o romance e o conto, revelando uma trama intratextual na obra lojiana que evidencia a evolução da representação ficcional de Victoria Ocampo. A análise empreendida favorece o entendimento da narrativa de María Rosa Lojo e promove uma discussão mais ampla sobre a representação da mulher na literatura argentina contemporânea, proporcionando uma compreensão mais profunda da contribuição da obra lojiana para o debate sobre o papel da mulher na história e na literatura.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Entre a Palma e o Machado: consciência de nação na literatura peruana e brasileira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Benites, Ivanna Carrillo; Callipo, Daniela Mantarro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação compara a literatura peruana e brasileira, utilizando as obras de Ricardo Palma e Machado de Assis para investigar como cada autor contribuiu para a construção de uma consciência nacional em seus respectivos países. O estudo parte da ideia de que, apesar da proximidade geográfica, há um distanciamento cultural entre Peru e Brasil, intensificado por fatores como a língua e o eurocentrismo. A autora destaca que tanto Palma quanto Machado vêm de origens modestas e tiveram carreiras literárias que se iniciaram no jornalismo, publicando crônicas e narrativas que refletiam sobre a sociedade de suas épocas. Ambos utilizaram o humor e a ironia como ferramentas literárias para criticar as injustiças sociais e promover a construção de identidades nacionais. A dissertação aborda a crônica, especificamente da série “Ao Acaso” (1864-1865) e a Tradición, (1872- 1883), como gêneros centrais para essa construção identitária, explorando como essas formas narrativas permitiram aos autores registrar eventos históricos e culturais de maneira acessível e popular. Além disso, a pesquisa se apoia em teóricos como Antonio Candido (1992; 1993) e José Carlos Mariátegui (2016) para discutir a importância da literatura como um sistema social, no qual escritores, leitores e a linguagem desempenham papéis interdependentes. A dissertação também destaca a influência da imprensa no processo de independência de ambos os países, mostrando que os jornais serviram como canais para a disseminação de ideias revolucionárias e para a formação de uma nova ordem política. Ao final, ao comparar os textos de Palma e Machado, a autora conclui que é possível identificar as semelhanças e diferenças no modo como ambos os autores contribuíram para o fortalecimento de uma identidade nacional no Peru e no Brasil, deixando um legado literário significativo que continua a influenciar as gerações posteriores.PublicaçãoDissertação de mestrado Literatura e tecnologia em diálogo: um estudo sobre a integração da leitura literária ao contexto de teletandem português-espanhol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Oliveira, Fernanda Tamarozi de; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
À medida que avançam, as novas tecnologias abrem caminhos para que professores, em diferentes níveis de ensino, revejam suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Teletandem (Telles, 2015), se caracteriza como um projeto de telecolaboração que tem o intuito de estimular a aprendizagem colaborativa e autônoma de línguas estrangeiras, em âmbito institucional, como ocorre na UNESP/FCL Assis. Trata-se de um espaço virtual em que dois estudantes trabalham em conjunto para aprender a língua um do outro. Esse contexto de ensino/aprendizagem favorece a proficiência em uma língua estrangeira e, ao mesmo tempo, possibilita o intercâmbio e a difusão de conhecimentos a respeito de questões culturais, históricas, sociais e literárias. Considerando tais aspectos, este estudo buscou integrar a literatura no Teletandem (TTD) e observar de que maneira a leitura e o compartilhamento de textos literários contribuem para a troca de saberes e para o processo de ensino/aprendizagem de línguas (no caso, o espanhol/LE), bem como para o desenvolvimento de professores em formação inicial de língua espanhola e suas literaturas. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado nos moldes da metodologia qualitativa de caráter interpretativista (Lüdke; André, 2013), pois houve a preocupação em retratar a perspectiva dos participantes, analisando formulários e transcrições de interações de TTD integrado às aulas de Língua Espanhola VI e VII da graduação em Letras da UNESP-FCL com uma universidade mexicana. A geração de dados ocorreu por meio de anotações das mediações, transcrições das interações e do formulário final direcionado aos participantes. As análises desses instrumentos buscaram compreender de que forma ocorreu a leitura no TTD e como a educação literária (Leahy-Dios, 2004), nesse contexto, pôde contribuir para o ensino/aprendizagem de língua espanhola, para a formação de professores e promoção de leitores críticos e sensíveis. Os resultados indicam que a presença da literatura em sessões de TTD pode aprimorar a formação inicial de professores da área de Letras, uma vez que lhes é oportunizado nesse contexto colaborativo o acesso às línguas e literaturas estrangeiras, possibilitando o desenvolvimento da competência linguística e intercultural, a partir da leitura de textos literários, também favorecendo a consciência profissional acerca do lugar que a literatura ocupa dentro da aula de língua espanhola. Portanto, podemos confirmar que o trabalho engajou os alunos do quarto ano de Letras Português e Espanhol a lerem e discutirem textos literários com seus parceiros, o que contribuiu para ampliação dos horizontes e reflexão sobre sua prática pedagógica.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Como tornar se o que se é: um estudo fisiopsicológico de Nietzsche em suas Obras (1894) de Lou Andreas Salomé(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-13) Fernandes, Leonardo Alves; Verissimo, Danilo Saretta
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta dissertação de Mestrado em Psicologia fundamenta-se na crítica nietzschiana às bases metafísicas da psicologia tradicional, com o objetivo de oferecer uma interpretação da “análise psicológica” de Lou Andreas-Salomé em seu livro Nietzsche em suas Obras (1894). Após uma introdução centrada na problemática da interpretação e na relação entre vida e obra em Nietzsche, apresentamos, no primeiro capítulo, seu empreendimento filosófico como uma “nova psicologia”, calcada no saber fisiopsicológico. Partimos de sua crítica ao racionalismo para elucidar a tematização do corpo na teorização da vontade de potência. Em seguida, analisamos o projeto de genealogia da moral, pelo qual Nietzsche diagnostica a cultura moderna e propõe uma transvaloração dos valores por meio de uma autoexperimentação da décadence. Por fim, retomamos a relação entre filosofia e saúde para inferir o significado do pioneirismo reivindicado por Nietzsche em termos de Psicologia, através do preceito de “tornar-se o que se é”. O segundo capítulo é reservado à análise do livro de Andreas-Salomé. Investigamos sua caracterização de Nietzsche pelo ideal do “cognoscente heroico”, para evidenciar como a autora trabalha a relação entre vivência, escrita e sofrimento. Próxima de um saber fisiopsicológico, a autora compreende que a vida vai além da biografia e percebe a obra como uma criação ético-estética, fruto da dinâmica dos impulsos. Ao enfatizar a doença do filósofo, seu interesse é discutir o processo de autossofrimento e autoelevação a propósito do conhecimento e da produção filosófica. Nesse sentido, o “espírito religioso” é a resposta particular de Andreas-Salomé para o problema da superação da condição decadente de Nietzsche. Sem desconsiderar as contradições aparentes em sua crítica ao “misticismo” da filosofia nietzschiana, concluímos nosso trabalho argumentando que a interpretação da autora deve ser apreciada considerando o conjunto de sua vida e obra. Apontamos, então, para a necessidade de mais estudos voltados para a filosofia andreas-salomeniana.PublicaçãoDissertação de mestrado Flora das trepadeiras de uma região de ecótono no leste do estado do Mato Grosso do Sul(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-06) Santos, Ana Maria Dourado dos; Rezende, Andreia Alves
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As estimativas da diversidade de angiospermas brasileiras apontam para um total de 52 mil espécies, sendo que cerca de 53,1% das espécies são endêmicas. Identificar essa diversidade é crucial para estratégias de conservação, monitoramento e uso sustentável. Entretanto, nas diferentes regiões do país, existe uma baixa densidade e grande desigualdade de coleta, somado que a maioria dos estudos considera apenas árvores e arbustos, negligenciando outros hábitos, como as trepadeiras, que apesar de corresponderem a 25% da diversidade das florestas tropicais, são pouco estudadas. O estado do Mato Grosso do Sul possui grande variação fitogeográfica, que lhe proporciona uma alta diversidade e apresenta um processo de perda de habitat. Associando isso à baixa taxa de conhecimento de sua flora, é de suma importância o conhecimento das espécies nas diferentes regiões deste estado. Portanto, este estudo teve como objetivo principal inventariar, caracterizar e fornecer uma chave de identificação baseada em caracteres vegetativos para as trepadeiras ocorrentes em uma região ecotonal entre o Cerrado e Mata Atlântica no leste do estado de Mato Grosso do Sul. A área de estudo está localizada no município de Selvíria, MS, na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP campus de Ilha Solteira, com cerca de 1.647,51 ha, possuindo fragmentos florestais de Floresta Estacional Semidecidual (FES) e Cerradão. Realizaram-se coletas semanais, durante um ano, em trilhas nas áreas de vegetação nativa. Foram registradas 123 espécies, distribuídas em 22 famílias e 63 gêneros. As famílias mais diversas foram Bignoniaceae (21 spp.), Fabaceae (18) e Convolvulaceae (16). Os gêneros com maior número de espécies foram Serjania Mill. (12 spp.) e Ipomoea L. (9). As trepadeiras lenhosas corresponderam a 76% e as herbáceas a 24% do total amostrado. Ao analisar comparativamente esse estudo com outros nove trabalhos realizados em áreas de FES e CE, verificou-se que as áreas com fitofisionomia de Floresta Estacional Semidecidual são mais diversas, com número de espécies que variaram de 148 a 63, enquanto que nas áreas de Cerradão a riqueza de espécie variou de 71 a 32. Este é o primeiro estudo realizado em área de ecótono Cerrado-Mata Atlântica no Mato Grosso do Sul, destaca a importância de ampliar os esforços de coleta de lianas.PublicaçãoDissertação de mestrado Poemas desentranhados da terra: confluências e divergências na representação do sertão e do sertanejo em Juvenal Galeno e Patativa do Assaré(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Rodrigues, Isabel Cristina Santos de Oliveira; Marques, Francisco Cláudio Alves
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Na visão de Tânia Carvalhal (2006), as obras literárias continuamente propõem diferentes perspectivas de conflito e, dentro da tradição à qual pertencem, abordam conexões e rupturas, aproximações e afastamentos, desvios e encontros. Essas considerações nos levam a perceber, no campo da literatura comparativa, que cada texto literário supõe uma compreensão específica do que foi acumulado na cultura (seja literária ou não). É essencial encararmos a literatura sempre como um processo de interações tanto entre as obras quanto entre estas e o mundo ao nosso redor. Com base nesses princípios, decidimos analisar as obras poéticas do escritor cearense Juvenal Galeno, compiladas em Lendas e canções populares, cuja primeira edição data de 1865, em comparação com os poemas de Patativa do Assaré, publicados na coletânea Inspiração nordestina, de 1956. Nosso intuito foi investigar as semelhanças e distinções na forma como o sertão e o sertanejo, bem como seu universo sociocultural, são representados. Desta maneira, buscamos identificar tanto as convergências quanto as divergências na representação do universo social sertanejo e de suas figuras populares, através da literatura em perspectiva comparada. Com esse objetivo, mais do que somente comparar a produção poética de Galeno e Patativa, buscamos evidenciar a importância e o papel que esses poetas desempenharam na cena cultural brasileira entre o final do século XIX e meados do século XX. Para isso, a dissertação está estruturada em três capítulos. No primeiro capítulo, intitulado “Juvenal Galeno e suas canções populares no tempo e na história”, discutimos a inserção de Juvenal Galeno no contexto literário e intelectual da segunda metade do século XIX, além de sua visão social em relação às classes subalternas ou àqueles que fazem parte de uma cultura não elitista. Já no segundo capítulo, “Representações do sertão e da vida sertaneja em Patativa do Assaré”, analisamos de que forma Patativa do Assaré fez investigações semelhantes em sua obra. Por último, no terceiro capítulo, “Convergências e divergências na representação do sertão e da vida social sertaneja em Juvenal Galeno e Patativa do Assaré”, é realizada uma análise comparativa das diferenças e semelhanças características das propostas literárias e das eventuais direções ideológicas adotadas por Juvenal Galeno e Patativa do Assaré, na busca por uma representação mais autêntica do universo que ambos se propuseram a retratar.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Cartas e memórias: análise comparativa da trajetória da mulher negra nas obras de Maya Angelou e Djamila Ribeiro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-28) Francisco, Mariane Ribeiro de Assis; Betella, Gabriela Kvacek
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação objetiva analisar a representação da mulher negra latino-americana e estadunidense na literatura. Para tanto, o trabalho tem como objeto de pesquisa duas obras: Cartas para Minha Avó (2021), da filósofa Djamila Ribeiro e Carta a minha Filha, da escritora e ativista Maya Angelou. Isto posto, a dissertação faz uma análise linear das vivências contadas por ambas as escritoras em suas narrativas, entrelaçando suas histórias. Como fundamentação teórica, o projeto conta com a contribuição de estudiosos como Sueli Carneiro em Enegrecer o Feminismo: A Situação da Mulher Negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero (2019), Grada Kilomba, em seu artigo A Máscara (2010), Silvio Almeida em O que é racismo estrutural? (2018), entre outros. Dessa forma, a dissertação busca utilizar a Literatura Comparada e Estudos culturais —principalmente os Estudos Culturais — para estabelecer um diálogo entre a história de mulheres negras em diferentes culturas.PublicaçãoDissertação de mestrado Literatura e multiletramentos em diálogo: análise de propostas didáticas de espanhol do CLDP-UNESP/Assis(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-18) Athayde, Maria Vitória de Almeida; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O conceito de multiletramentos está vinculado, ao mesmo tempo, à multiplicidade cultural das populações e à multiplicidade semiótica e multimodal dos textos, as quais em muito caracterizam as sociedades urbanas, atualmente (Rojo, 2012). A questão que se coloca como desafiadora é estabelecer, em meio a toda essa multiplicidade que se faz presente na aula de língua, o lugar primordial dos gêneros literários, devido a seu valor estético e caráter humanizador (Candido, 1972; 1995), por ser a forma mais elaborada e nobre da expressão linguística que se dá no interior de um contexto social, histórico e cultural. Assim sendo, esta pesquisa objetivou analisar modos/formas de articulação dos gêneros literários aos multimodais no ensino da língua espanhola, com vistas ao letramento crítico, por meio da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012). Desse modo, pretendeu-se refletir sobre as etapas de elaboração de propostas didáticas e, de certo modo, contribuir para a formação de professores e leitores literários, nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). O desenvolvimento da pesquisa foi baseado nos moldes da metodologia qualitativa de caráter interpretativista (Lüdke, André, 2013), visto que teve como foco o processo de ensino e preocupou-se com a perspectiva dos participantes (neste caso, a pesquisadora e os tutores). Essas características se enquadram aos nossos objetivos, uma vez que desenvolvemos uma pesquisa na universidade, no contexto de um Centro de Línguas universitário, enfocando a formação inicial de professores, a produção de sua autonomia e o desenvolvimento de sua capacidade crítico-reflexiva. Nesse espaço, ocorreram reuniões com os professores/tutores de E/LE para o desenvolvimento de propostas didáticas que propiciassem contextos significativos de ensino e aprendizagem, a partir da articulação de gêneros literários e multimodais. Com base nos materiais que foram analisados, constatou-se que as duplas selecionadas de professores/tutores apresentaram algumas dificuldades durante o processo, dentre elas, destaca-se o despreparo no momento de estabelecer perguntas e permitir interpretações com a literatura. Contudo, entende-se que as duplas conseguiram elaborar as propostas didáticas, articulando os gêneros literários aos multimodais e democratizando o acesso à literatura. Assim, salienta-se a relevância desta investigação que visou contribuir para o desenvolvimento da autonomia e da reflexão dos professores de E/LE, no momento de sua formação, por meio da análise de seus materiais.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
As repercussões da pandemia no exercício da parentalidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-09-24) Santos, Giovana Benite dos; Okamoto, Mary Yoko
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este estudo tem como objetivo analisar as ressonâncias da pandemia de COVID-19 no exercício da parentalidade em famílias constituídas por casais heterossexuais com filhos de 6 a 7 anos durante o período de isolamento social e fechamento das escolas em 2020 e 2021. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa busca compreender os rearranjos e reorganizações do casal parental para atender à educação dos filhos, bem como para gerenciar as responsabilidades domésticas e as atividades cotidianas durante a pandemia. Além disso, a pesquisa analisa os processos de sofrimento que emergiram nas famílias nesse período, evidenciando as dinâmicas e estratégias adotadas para lidar com as múltiplas demandas impostas pela situação. A metodologia adotada incluiu entrevistas semidirigidas com as mães das crianças, permitindo uma compreensão aprofundada do contexto familiar e da dinâmica da função parental. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente.A pesquisa revela que a pandemia impôs desafios significativos às famílias, exigindo que os pais assumissem múltiplos papéis, como educadores e cuidadores, enquanto equilibravam o trabalho e a vida doméstica. As adaptações nas funções parentais foram cruciais para sustentar o processo educacional e o bem-estar emocional das crianças, mas também resultaram em elevados níveis de estresse e sofrimento. As famílias demonstraram grande capacidade de adaptação ao desenvolver estratégias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, embora o impacto emocional tenha sido profundo. O estudo destaca, ainda, a importância dos apoios institucionais e familiares no enfrentamento dessas dificuldades, proporcionando um ambiente seguro e resiliente para as crianças. A dissertação conclui que a pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na dinâmica familiar e na parentalidade, ressaltando a necessidade de suporte contínuo para as famílias em situações de crise. A pesquisa contribui para uma compreensão mais ampla e aprofundada da parentalidade em tempos de crise, iluminando as complexidades e desafios enfrentados pela família contemporânea.