Assis - FCLAS - Faculdade de Ciências e Letras

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  • ItemDissertação de mestrado
    A leitura da literatura infantil e a oralidade como práticas educativas no primeiro ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-09) Venancio, Daniela do Carmo Juliano Venancio ; Sant’Anna, Marco Antônio Domingues
    O presente trabalho pretendeu investigar a contribuição da leitura literária, por meio da oralidade, para a formação do leitor. A partir da abordagem da leitura de Literatura Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental, interessou-nos observar de que maneira o texto literário poderia ser explorados nessa fase por meio de práticas da oralidade. O questionamento disparador da pesquisa pautou-se em pensar sobre como a Literatura Infantil pode motivar o processo de desenvolvimento da imaginação em crianças no início da escolarização, motivando-as ao interesse pela leitura. A fim de contribuir com a prática pedagógica da leitura, pelo viés discursivo, foi proposta a leitura do Conto de Fadas “Chapeuzinho Vermelho”, escolhido por ser um dos contos clássicos e que possui diversas releituras. Metodologicamente, a pesquisa define-se como de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de procedimentos técnicos de base bibliográfica e de natureza interventiva, que se materializou pelo desenvolvimento de oficinas aplicadas e analisadas no campo da pesquisa, sustentando-se pelo princípio da leitura literária por meio do método criativo, a partir dos pressupostos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS,1994). A prática investigativa empírica ocorreu no contexto educacional de um primeiro ano de uma escola pública da cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, com regência da professora pesquisadora. A proposta amparou-se em estudos relacionados à área da oralidade, da produção literária infantil, tais como Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2014, 2018), Lajolo (2000, 2001, 2018) e Marcuschi (2005, 2008, 2010).
  • ItemDissertação de mestrado
    Neoliberalismo, psicologia e arte contemporânea: as potências do fracasso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-25) Matos, Igor Gonçalves de ; Galindo, Dolores Cristina Gomes ; Lemos, Flávia Cristina Silveira
    A racionalidade neoliberal, conforme a definiu Foucault (2010), cria dispositivos que propõem que os sujeitos estabeleçam uma relação consigo mesmos na qual a sua ética deve ser entrelaçada com a ética da empresa. É somente através do entrelaçamento entre a força produtiva do sujeito, não somente por coerção, mas na atualidade através da estimulação, e o aumento do capital das empresas, que o sujeito pode fazer parte do tecido social. Aqueles que não se adequam a essa racionalidade, são tidos como fracassados e são minadas suas possibilidades de ação. Seu fracasso acaba se tornando o esgotamento de suas possibilidades de interferir na realidade. Essa pesquisa se encontra nos entrelaçamentos entre a psicologia e a arte. O objetivo geral da pesquisa foi analisar, utilizando da ferramenta da genealogia foucaultiana, a emergência e a proveniência do neoliberalismo e problematizar a ativação de potências do fracasso instauradas pela arte contemporânea. Para tanto, nos utilizamos de autores como Foucault, Deleuze, Guattari, Dardot e Laval, Safatle, Wendy Brown, Lazzarato, Byung-Chul Han, Silvio Almeida, Suely Rolnik, além de Halberstam, Andrade e outros. Além disso, buscamos analisar genealogicamente obras de arte contemporânea nas quais a experimentação artística coloca em cena as fissuras instaladas pela prática do fracasso enquanto potência inventiva e resistência às lógicas neoliberais, especificamente através dos trabalhos de Tracey Moffatt, Victor de la Roque e John Baldessari.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura na alfabetização: recepção da coleção “Gato escondido”, de Ana Maria Machado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-16) Dutra, Keila Fabiana ; Garcia, Daniela Nogueira de Moraes ; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
    A presente dissertação trata-se de uma pesquisa propiciada pela realização do curso de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS) junto à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis (SP). Temos como objetivo analisar a recepção de uma coleção de livros da escritora Ana Maria Machado no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Para o desenvolvimento desta pesquisa, selecionamos como corpus inicial a coleção intitulada “Gato escondido”, constituída por quatro livros, a saber: “Que Lambança!”, “Delícias e Gostosuras”, “Vamos brincar de escola?” e “Cadê meu travesseiro?”. A autora Ana Maria Machado é notória pelas suas obras no campo da literatura infantil por instigar o seu público-leitor a refletir de forma crítica sobre o meio social circundante. A referida coleção será explorada durante o ano letivo de 2022 e 2023 com alunos de 7 e 8 anos regularmente matriculados na EMEF “Prof. Milton Rocha”, localizada na cidade de Assis (SP). Esperamos que a coleção Gato escondido possa haurir a formulação de novas estratégias de ensino que contribuam para o avanço do processo de alfabetização por meio da literatura. Com as análises da coleção e aporte teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999) e método recepcional que valoriza o leitor, deixando com que o mesmo desvende o texto literário e compreenda a história e a literatura, foi criado por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), almejamos contribuir para a centralização e desenvolvimento das práticas escolares de leitura literária.
  • ItemDissertação de mestrado
    Rap e resenha crítica : uma proposta de como aperfeiçoar o domínio da escrita no ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Almeida, Luciene Siqueira ; Curado, Odilon Helou Fleury
    Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica voltada para alunos das séries finais do Ensino Fundamental II - 9º ano, em uma escola pública da rede municipal de ensino de Taquarivaí, Estado de São Paulo. Em linhas gerais, a metodologia proposta concentra-se na elaboração de uma sequência didática para abordar a escrita, oralidade e leitura, utilizando o gênero musical rap. Este foi escolhido por ser um gênero poético de significativa relevância no âmbito da produção cultural jovem e por estar profundamente integrado ao cotidiano social dos estudantes. A abordagem didática do rap possibilitará a exploração de outras práticas culturais em sala de aula, servindo como uma ponte para aproximar os alunos da linguagem escrita. Dessa forma, será viável examinar o conteúdo poético em consonância com a realidade dos discentes e sua afinidade com esse estilo musical, permitindo-lhes desenvolver habilidades pertinentes a esta fase escolar. Tal desenvolvimento será alcançado por meio da análise e reflexão sobre as letras musicais do rap, bem como pela promoção de debates e discussões, visando instaurar um processo dialógico de aprendizagem. A proposta adota uma abordagem de pesquisa-ação qualitativa, pautada no intervencionismo, mediante a produção escrita do gênero textual resenha crítica, respaldada na história do rap e nas teorias dialógicas de Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Signorini (2012), Souza (2011), Rojo e Moura (2013), Schneuwly e Dolz (2011), Landsmann (1998), dentre outros teóricos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Proteção ou punição? Ensaios sobre a práxis de uma trabalhadora social desenvolvida no conselho tutelar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Monghine, Isabela Dias ; Benelli, Silvio José
    Resumo: considerando nossa inserção como trabalhadora-conselheira tutelar orientada pelos postulados do Dispositivo Intercessor (DI) buscamos realizar uma análise das práticas que desenvolvemos no Conselho Tutelar (CT), órgão institucionalizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL, 1990) que deve existir em todos os municípios, com o dever social de Proteção Integral aos direitos da criança e do adolescente. Mais especificamente, discutimos a forma como as demandas sociais são compreendidas, problematizando a realidade do município de atuação, refletindo de que modo uma trabalhadora-conselheira tutelar pode atuar que não seja numa perspectiva de controle, vigilância e disciplina das famílias. O DI consiste numa estratégia de intercessão-pesquisa desenvolvida pelo Prof. Dr. Abílio da Costa-Rosa que se desdobra em dois momentos lógicos dialeticamente articulados: tempo da intercessão-pesquisa, no qual atuamos como trabalhadora-intercessora, durante um período de oito meses que foi registrado em um diário de intercessão e tempo do DI como Modo de Produção de Conhecimento (DIMPC), no qual produzimos reflexões sobre nossa práxis, problematizando-a a partir de referenciais teóricos institucionalistas. Nesse segundo momento, as análises que compõem esta dissertação de mestrado possuem a intenção de que estes textos sejam inspiradores para outros intercessores, trabalhadores e estudantes que um dia possam ingressar no campo do trabalho social da Atenção assistencial para crianças e adolescentes. A estratégia do DI se mostrou fecunda e oportuna para a realização dessa intercessão-pesquisa num CT. As produções dos relatórios, dissertações e teses desenvolvidas pelos intercessores-pesquisadores partem do saber contido nas experiências e na práxis dos próprios trabalhadores. Entretanto ainda não há nenhuma intercessão-pesquisa produzida sobre a práxis de trabalho de uma conselheira tutelar, escrita por uma trabalhadora-conselheira tutelar, o que singulariza esta dissertação. Palavras-chave: Dispositivo intercessor. Intercessão-Pesquisa. Conselho Tutelar;Estatuto da Criançae do Adolescente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Artistas e intelectuais negras em cena : um estudo sobre a atuação das mulheres participantes do Teatro Experimental do Negro e suas estratégias de evidenciação (1944 a 1957)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Santos, Taynara Rafaela dos ; Silva, Lúcia Helena Oliveira
    Esta dissertação nasceu do interesse em pensar as relações raciais e de gênero a partir do Teatro Experimental do Negro - TEN. Esse grupo teatral teve grande importância no cenário social e político brasileiro e é a partir disso que evidenciaremos o protagonismo artístico e político de mulheres, artistas e intelectuais que dele participaram. A periodização das fontes acompanha o grupo desde a sua fundação, em 1944, e estende-se até a década de 1950. O interesse voltou-se especialmente para o trabalho e para a história de vida das mulheres que participaram do grupo, procurando entender a inserção da população negra, seu ativismo e a participação feminina nas histórias de Mercedes Baptista, Ruth de Souza, Léa Garcia e Maria de Lourdes Nascimento. Também são analisadas peças escritas para o TEN e as estratégias de evidência das personagens negras. Por fim, ao analisar a participação das atrizes e mulheres do TEN, demonstraremos as experiências de vida e luta quer pelo coletivo negro, quer para o caminho profissional escolhido por cada uma delas, apontando o forte envolvimento e os espaços obtidos na luta contra o racismo e em suas trajetórias e vida.
  • ItemDissertação de mestrado
    Entre palavras e cenas: leitura literária, teatro e método criativo no ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Agostini, Ana Carolina Borges de ; Longo, Giovanna
    O presente trabalho tem como objetivo discutir como a integração de leitura literária, criatividade, adaptação de textos e teatro pode influenciar na formação de estudantes críticos, reflexivos e culturalmente competentes. O estudo, no que se refere ao contexto dos propósitos do trabalho com a leitura literária, propõe uma intervenção embasada nos princípios do Letramento Literário, conforme delineado por Cosson (2021), e no Método Criativo apresentado por Bordini e Aguiar (1988). Quanto à adaptação de textos que não são destinados à performance, o estudo foi guiado pela perspectiva apresentada por Hutcheon (2013), enquanto as diretrizes para a Oficina de Teatro foram estabelecidas com base nas contribuições de Magaldi (1997), Boal (1975), Desgranges (2006), Cavalieri (1997) e Grazioli (2019). Dentro desse contexto, destacamos a importância de criar oportunidades que envolvam a comunidade em atividades artísticas, visando a descoberta de habilidades criativas e emocionais, bem como o acesso a uma forma de aprendizado e expressão. Dessa forma, sustentamos a relevância da promoção da formação leitora crítica por meio de atividades teatrais, leitura de obras literárias e envolvimento com as artes, visando enriquecer o entendimento cultural e histórico dos alunos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Álvaro Lins e a recepção crítica do romance Eurídice (1947), de José Lins do Rego
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Segantini, Michelle Luengo ; Pereira, Marcio Roberto
    O objetivo desta dissertação é estudar a crítica literária de Álvaro Lins (1912-1970) dirigida ao escritor brasileiro José Lins do Rego (1901-1957), mais especificamente, acerca do romance Eurídice (1947). Desse modo, o intuito é revisitar a recepção crítica da obra de maneira que ela possa ser repensada quanto ao seu (não)lugar no cânone nacional. Partimos do pressuposto de que, em um primeiro momento, há um olhar ligeiro e positivo sobre o romance reguiano, mas que pode ter acarretado possíveis equívocos e exageros. Álvaro Lins define que o procedimento narrativo psicológico não é condizente com o perfil literário do escritor paraibano, de forma que Eurídice constitui a “parte fraca” de sua ficção. Neste rastreio, intenta-se rever os procedimentos dos textos críticos e os delineamentos temático-formais da obra. Sendo assim, analisamos a visão geral do crítico sobre o escritor; após esse panorama, investigamos a técnica do romance psicológico e a possível falha na concepção das personagens que são, na visão do crítico, os maiores defeitos do romance. Para contrabalancear, realizamos uma releitura da obra trazendo à tona elementos importantes que podem nos fazer repensar a sua importância na história da literatura brasileira. Desconstruir alguns de seus apontamentos taxativos, mas contribuindo para o avanço dos estudos sobre Eurídice é o intuito principal. Por fim, a premissa é exaltar a crítica que germina na formação da fortuna crítica sobre José Lins e elevar igualmente o livro, já que há determinados fatores que podem redefinir seus pontos positivos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A psicanálise aplicada de Freud e seus desdobramentos epistemológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-14) Hikita, Patrícia Haruko ; Dionísio, Gustavo Henrique
    A presente pesquisa busca apresentar os desdobramentos epistemológicos advindos do conceito de Psicanálise Aplicada de Freud a partir de duas categorias dessa modalidade de pesquisa, a saber: psicanálise sociopolítica ou cultural e psicanálise ética-estética. Entende-se por psicanálise aplicada a pesquisa psicanalítica fora do setting terapêutico tradicional, que tem como característica o diálogo com outras áreas do saber. Em um primeiro momento, investigamos a presença da modalidade de aplicação nas obras de Freud, pensando em suas funções, profundidades e intenções do psicanalista ao usá-las. Posteriormente, a partir das problemáticas levantadas por teóricos no que tange tal modalidade, perpassamos por suas considerações acerca da psicanálise aplicada, tal como a verdade contida nas aplicações, o analisável e o não analisável, até uma possível função para a psicanálise extra clínica. Em seguida apresentamos as categorias supracitadas a partir da análise de textos paradigmáticos e pragmáticos no que dizem respeito a esses organizadores do campo, mostrando de que forma as aplicações se articulam aos balizadores clínicos da psicanálise. Concluímos que os autores que teorizaram sobre as aplicações buscaram ressignificá-las, trazendo-as cada vez mais próximas a uma ética clínica da psicanálise e buscando um afastamento de uma psicanálise selvagem. Identificamos também que o que estaria em jogo no trabalho com tais aplicações seria a transmissão e afirmação da psicanálise, além de uma tentativa de alcançar o método psicanalítico.
  • ItemDissertação de mestrado
    A escrita constitutivamente heterogênea: uma análise de textos argumentativos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Stein, Ivone Santana Vom ; Lopes-Damasio, Lúcia Regiane
    A presente pesquisa objetiva descrever e analisar a tradição discursiva argumentativa e as tradições discursivas que a constituem, em textos escritos por alunos regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental público. Busca alcançar conclusões acerca das relações entre as tradições textuais e a heterogeneidade constitutiva da escrita, a partir de uma descrição analítica realizada à luz da relação fala/escrita e oralidade/letramento, a fim de colaborar com a formação, em análise linguísticodiscursiva, dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Fundamentase na concepção de escrita constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 1997), definida como um processo constitutivo entre o falado e o escrito, analisado a partir de um espaço de observação da escrita fundado em três eixos metodológicos de representação de sua heterogeneidade, a saber: (i) o eixo da gênese da escrita; (ii) o eixo do código escrito institucionalizado; e (iii) o eixo da dialogia entre o já falado/escrito e ouvido/lido. Para contribuir com essa concepção, a tradição discursiva (KABATEK, 2005a, 2005b, 2012) é tomada como matéria e produto da linguagem, enquanto todo tipo identificável de tradição de dizer/escrever, formada via repetição e evocação, e que promove, portanto, atualização e tradição ao mesmo tempo. O córpus é constituído de 10 textos, pertencentes à tradição discursiva argumentativa, escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na escola estadual Prof. Francisco Balduíno de Souza, município de Quatá-SP. A metodologia de análise conjuga as abordagens qualitativa e quantitativa, a partir da observação de rastros, na materialidade linguística dos textos, da imagem de escrita dos escreventes, mediante a relação entre o oral/falado e letrado/escrito, orientada pelos três eixos metodológicos de observação da heterogeneidade da escrita, conforme proposta de Corrêa (1997).As análises do primeiro e do segundo eixo apresentaram indícios da circulação dos escreventes pelo que imaginam ser a gênese da escrita e o código escrito institucionalizado, materializados por meio de diferentes marcas linguísticas, representando um atravessamento dos sujeitos por: práticas orais mais informais, correspondendo ao que muito frequentemente, mas não exclusivamente, é identificado, pelo professor, como “erro”, no caso do eixo 1; e por práticas letradas, mais e menos formais, correspondendo ao que muito frequentemente, mas também não exclusivamente, é identificado, pelo professor, como “acerto”, no caso do eixo 2. Esse atravessamento se deixa ver em mesclas de TDs, apoiadas numa imagem de argumentação que se alinha às ideias de convencimento e persuasão e que ganha contornos discursivos distintos a depender das condições de produção dos textos e da circulação histórica desses sujeitos por práticas discursivas distintas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A representatividade da violência doméstica contra a mulher nos contos de Marina Colasanti: um estudo interdisciplinar entre Direito e Literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-04) Gomes, Renata Giantomassi ; Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação apresenta reflexões acerca das relações que se estabelecem entre Literatura, Direito e vida social, especificamente no campo da violência doméstica e familiar contra a mulher. A relação interdisciplinar fica evidente nas discussões levantadas sobre o feminismo, no Brasil e no mundo, e suas conquistas, nos dois campos do saber. As discussões abrangem aspectos históricos, sociais, jurídicos e literários, e passam por vários autores, como Rousseau (2005), Bourdieu (2003, 2005), Wollstonecraft (1998), Beauvoir (1967), Pinto (2010) e Oliveira (1999). Dentro do campo literário, questões sobre a literatura de autoria feminina são trazidas por vários nomes, por exemplo, Coelho (1993), Duarte (1990), Showalter (1994), Xavier (1996). Ao final, as discussões identificam as interfaces entre os mundos jurídico e literário, na medida em que chegam ao mesmo destino – a violência contra a mulher –claramente estampada nos contos eleitos de Marina Colasanti: “Para que ninguém a quisesse” (1986), “Ela era sua tarefa” (1986), “Com a honra no varal” (1986), “Uma questão de educação” (1986), “Porém igualmente” (1986), “Verdadeira estória de um amor ardente” (1986), “Por preço da ocasião” (1986) e “A moça tecelã” (1999). Nas narrativas dos contos, são analisados os elementos narrativos (REUTER, 2002; CANDIDO; 2006, 2012), e os mecanismos de construção da violência doméstica e familiar contra a mulher (SAFFIOTI, 1992; ZOLIN, 2005ª), inclusive sob a ótica do Direito Penal brasileiro (BIANCHINI, A.; BAZZO, M.; CHAKIAN, S., 2021), visando deflagrar processos de subjetivação de mulheres que, uma vez identificadas com as personagens femininas, sejam capazes de romper relacionamentos abusivos. Feita dessa forma, a pesquisa permite identificar, portanto, a inter-relação entre os campos jurídico e literário.
  • ItemDissertação de mestrado
    Resistência feminina no trabalho à distância: a linha tênue entre o "home" e o "office"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-17) Zandonadi, Saara Danielle Damasceno Martins ; Castro, Matheus Fernandes de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação se direciona à linha de pesquisa “Processos Psicossociais e de Subjetivação na Contemporaneidade” e consiste em um esforço para compreender as táticas e estratégias utilizadas pela mulher e trabalhadora, frente à realidade do home office, em tempos de uma pandemia global, fundamentada pelo referencial teórico do filósofo Michel de Certeau. Objetivou-se pensar sobre como a mulher trabalhadora em home office ressignifica o trabalho, como ela resiste ativamente, na realização de suas práticas cotidianas. Esta pesquisa optou por utilizar o termo home office para caracterizar a prática do trabalho à distância, visto que se propõe a pensar sobre a interação entre o trabalho e o lar - imbricados em um mesmo espaço social - bem como dialogar sobre os conflitos existentes nesse universo, que são intensificados pelas históricas desigualdades de gênero e por uma naturalização do trabalho reprodutivo. Buscando compreender o contexto casa-trabalho, enquanto um ambiente passível de conflito, o intuito, a partir de uma perspectiva de resistência feminina, é analisar como a subjetividade de trabalhadoras inseridas em seus contextos sociais e institucionais, acaba sendo atravessada pelas contingências cotidianas presentes no mundo do trabalho atual, o que tende a gerar um desgaste mental - baseado na teoria de Edith Seligmann Silva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica virtual, na rede social Instagram, para entrar em contato com perfis pessoais e/ou profissionais de mulheres que estão trabalhando em regime de home office. A partir dessa busca, foi proposto um formulário sociodemográfico para fazer uma caracterização das 30 participantes. O formulário direcionou uma triagem, pela qual foram entrevistadas 10 trabalhadoras. Verificou-se que as mulheres trabalhadoras em home office enfrentam um conflito do ambiente casa-trabalho e acabam sendo afetadas na sua saúde mental, gerando o desgaste, por esta razão foram criadas ações táticas e estratégicas por parte das trabalhadoras para resistir frente às imponderabilidades cotidianas do home office. Espera-se que a pesquisa motive trabalhos futuros, já que não objetiva responder a tudo, mas abrir possibilidades de novas reflexões sobre o universo da Psicologia Social do Trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Culturas híbridas: o papel das artes no ensino de ELE
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-05) Menezes, Erika Gomes Roberto de ; Pandolfi, Maira Angélica ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e é resultado de reflexões sobre o papel da arte no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) e sua importância para a construção de uma aprendizagem significativa e dialógica. O contexto brasileiro para o ensino de ELE é singular devido à proximidade territorial, cultural, histórica e política na qual os países latino- americanos estão inseridos. Diante desse cenário, a pesquisa objetivou traçar um panorama do ensino de ELE no Brasil e como as artes e as questões culturais são tratadas nesse âmbito. Para esse fim, teóricos como Canclini, Bakthin, Cândido, Bhabha, Santiago e Pizarro foram basilares para se compreender os conceitos de cultura, América Latina, entre-lugar, arte e responsabilidade. Apoiados nesses constructos e a partir das experiências docentes, essa dissertação aspirou apontar caminhos para que professores de LE promovam um ensino que favoreça uma formação crítica aos estudantes, possibilitando a todos um posicionamento reflexivo frente a assuntos de seus interesses, relacionando o seu conhecimento de mundo aos novos diálogos estabelecidos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Slam na sala de aula: ouvir as vozes (silenciadas) dos alunos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Alevato, Fernanda Rodrigues Castanharo ; Garcia, Daniela Nogueira de Moraes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa visa romper com antigas práticas e, por outro lado, também se abre à perspectiva de inovação no tocante à leitura e produção de textos, em sala de aula, com práticas didáticas voltadas às metodologias ativas, ao multiletramento e ao desenvolvimento do protagonismo e da criticidade. A leitura no ambiente escolar valoriza o cânone literário e deslegitima autores que fogem dessa vertente. A fim de sugerir uma nova prática pedagógica articulada com o mundo, abordamos um gênero discursivo presente em nossa sociedade, o gênero Slam e promovemos o debate dos problemas sociais enfrentados pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar: bullying, racismo, preconceito, misoginia, suicídio, etc. Assim, esta pesquisa tem como tema o estudo do trabalho de um gênero discursivo diversificado e estimulante para as aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. O objetivo primordial é refletir sobre o uso desse gênero para melhorar o interesse pela leitura, promover a oralidade e desenvolver a escrita na escola para que os adolescentes e jovens interajam entre si, falem sobre seus problemas, desenvolvam a criticidade e, desta forma, transformem seus espaços de vivências. O aluno precisa perceber que, através das leituras e escritas diversificadas, conseguimos questionar, criar, confrontar e relacionar o mundo à nossa volta. Zilberman e Silva (2005) enfatizam sobre a importância de se aprender a ler, para que o leitor ascenda instrucional e socialmente, caminhando para o sucesso. Os diferentes gêneros discursivos, quando abordados e trabalhados de maneira significativa, colaboram para a formação protagonista e cidadã dos discentes. A abordagem do multiletramento, torna o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e diverso, alinhado com as demandas atuais, como forma de refletir e promover cidadãos conscientes e questionadores. Segundo Rojo (2012), os multiletramentos estão associados à multiplicidade cultural e à multiplicidade semiótica de construção dos textos. A pesquisa fundamentou-se na análise da produção textual escrita dos alunos, as poesias slam, na observação dos participantes e de suas performances. Os resultados indicam que, se dar voz aos oprimidos é uma característica da slam, há êxito em se dar espaço a esse gênero na escola, pois sustenta seu potencial crítico e democratizante. Contudo, ainda há um percurso a ser trilhado para que possamos caracterizar melhor as produções textuais e as performances de modo a realmente realizarmos uma batalha de slam escolar. Esperamos que as constatações aqui feitas suscitem novas investigações relacionadas às questões aqui expostas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ninho cheio: articulações amorosas dos filhos adultos que residem na casa dos pais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-22) Silva, Graziela Vasconcelos da ; Okamoto, Mary Yoko ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender a dinâmica familiar observada em torno do fenômeno “ninho cheio”, sob a perspectiva dos filhos, e as vicissitudes para a vinculação amorosa dos filhos que permanecem na casa dos pais, bem como identificar os motivos e expectativas que provocam a permanência dos filhos adultos na casa dos pais, a fim de definir o lugar que ocupam na dinâmica das relações familiares. Para desvendar as questões suscitadas na investigação, parte-se da proposta de uma pesquisa qualitativa, que contou com a entrevista de seis jovens adultos, sendo três homens e três mulheres, com idade entre 25 e 35 anos, os quais residem na casa dos pais. A verificação dos resultados foi realizada com a análise de conteúdo, a teoria psicanalítica e a Psicanálise de Casal e de Família, como referencial teórico para a discussão dos dados. Conforme os resultados, concluiu-se que os projetos de vida dos participantes da pesquisa são condizentes com todo o cenário contemporâneo, demonstrando que a configuração subjetiva dos jovens adultos se encontra em conexão com a supervalorização profissional e econômica, tão propalada nos últimos tempos, em detrimento do aspecto vincular, o que também contribui para o prolongamento de sua estadia na casa de seus pais. Tal projeto é compartilhado pelos pais, os quais continuam a investir nos filhos, em busca de sua realização e, nesse ínterim, a vida amorosa se encontra pouco investida, embora alguns jovens revelem a expectativa futura de uma vida a dois, com filhos, após o sucesso financeiro e na carreira
  • ItemDissertação de mestrado
    O desenvolvimento do psiquismo infantil por meio da literatura: análise de livros do plano nacional do livro didático – literário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Junqueira, Clara Cassiolato ; Gomes, Claudia Aparecida Valderramas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Processos psicológicos e contextos de desenvolvimento humano” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis. Tem como objetivo principal analisar alguns livros infantis, distribuídos para as escolas públicas por meio do Plano Nacional do Livro Didático - Literário 2018, buscando identificar elementos provocativos da reação estética. Entende-se a literatura infantil como objeto artístico que contém significados e oferece ao leitor, por meio de seus conteúdos e formas, novas composições e criações, além de instrumentos capazes de influir e incrementar as funções psicológicas tipicamente humanas. Amparada na Psicologia Histórico-Cultural e no Método Histórico-Dialético, a pesquisa propôs um exame dos livros, tendo em vista analisar condições que, presentes na obra literária, sejam provocativas da reação estética, considerada, neste estudo, uma unidade de análise que incorpora dois aspectos essenciais: a materialidade do livro e o conteúdo da narrativa. A análise de um conjunto de oito livros confirmou que há possibilidades desenvolvidas e materializadas em suas páginas capazes de suscitar a reação estética, e que o conteúdo e a forma do texto literário, observadas suas especificidades, confluem para fomentar a percepção, a atenção, o pensamento, a linguagem, a memória, emoções e sentimentos; funções psicológicas que, mediadas pela aprendizagem literária, poderão vir a ser estimuladas e enriquecidas, fazendo-as alçar outros níveis.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudos de parábolas no ensino da produção textual, no 6º ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-05) Rodrigues, Juliete ; Sant'Anna, Marco Antonio Domingues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Letras-Profletras, visa a proporcionar ao aluno do 6º ano do Ensino Fundamental ensino de parábolas antigas e contemporâneas para auxiliá-lo a realizar produções de textos, como parábolas, contos e fábulas de forma compreensível para o interlocutor, atingindo o objetivo de escrever de maneira correta. Esse ano escolar foi escolhido porque compreende-se que muitos alunos possuem muitas dificuldades na escrita nesse período; sendo assim, podem-se explorar várias maneiras de ensinar o gênero em questão, a fim de diminuir essas dificuldades. Além disso, será feito um estudo bibliográfico de como o ensinamento das parábolas pode auxiliar os discentes em sala de aula na construção de propostas de redações eficientes. Desse modo, de início será explicado aos alunos a história das parábolas, ou seja, o porquê foram utilizadas no passado e qual sua importância para a sociedade atualmente. Como os alunos, inegavelmente, apresentam muita dificuldade em realizar uma produção textual de qualidade, assim, o objetivo principal desta dissertação é incentivar o entendimento da escrita. Dessa maneira, serão analisadas parábolas, o que auxiliará na compreensão do texto narrativo e suas características. Ao final, o que se espera é que cada aluno construa parábolas que possam ajudá-los a compreender a maneira correta de se escrever e transmitir suas opiniões. Em suma, cada aluno deverá apreender o gênero parábola e, ainda, produzir textos compreensíveis por ele e pelo seu leitor.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relações intergeracionais: ressonâncias do projeto Conviver é uma arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Fernandes Neto, Jaime ; Correa, Mariele Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de envelhecimento populacional traz à tona alguns desafios, dentre eles a importância e necessidade de abordar a temática do envelhecer nos mais diversos espaços sociais, inclusive para diferentes idades da vida. De acordo com diversos estudiosos (LOPES, 2008; FERRIGNO, 2010, dentre outros), acredita-se que os encontros intergeracionais contribuem para a construção de um suporte positivo, de quebra de estereótipos e preconceitos de uma geração sobre a outra e processos de coeducação intergeracional, dentre outros benefícios. Assim, o objetivo geral desse estudo buscou compreender os sentidos atribuídos por professoras e por estagiários do curso de Psicologia da UNESP Assis que ministraram uma disciplina eletiva chamada “Conviver é uma arte” acerca das relações intergeracionais entre adolescentes escolares e idosos institucionalizados. A referida disciplina foi ofertada em uma escola pública do interior paulista de 2016 a 2020, em conjunto com estagiários do curso de psicologia da UNESP de Assis e duas professoras da rede pública, de Artes e de Língua Portuguesa. Ao longo desses anos, foram realizados encontros de adolescentes do ensino fundamental II com idosos asilados, além de discussões transversais sobre envelhecimento. Como metodologia da presente pesquisa, adotou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e um questionário. Esses instrumentos foram analisados segundo o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2009), pois, este consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilita compreender as significações e produções de sentido existentes por trás das falas e das palavras. A partir dos instrumentos e do método de análise, chegou-se a quatro categorias: 1) antes da eletiva – escolha do estágio e criação da eletiva, 2) durante a eletiva - experiências e reflexões, 3) pós-eletiva – contribuições e 4) concepções de velhice. Os resultados apontam que: a) existe um interesse em estudar e conhecer a temática da intergeracionalidade; b) os participantes realizam um processo de reflexão individual ao sentirem que a eletiva contribui para que se tornem um ser-humano mais sensível às singularidades; c) há a criação de laços afetivos entre os estudantes e os idosos, despertando uma relação de amizade e atenção com o outro; d) há um desenvolvimento profissional para as professoras por ser a disciplina eletiva seu primeiro contato com tal temática e para os estagiários por ampliar seu futuro campo de trabalho e; e) o trabalho intergeracional corroborou nas atividades de escrita, sobre a vivência que os estudantes obtiveram junto aos idosos, principalmente por ser um momento de ouvir as histórias que eram compartilhadas. Por fim, a pesquisa aprofunda as discussões sobre relações intergeracionais e demonstra a importância de projetos como o desenvolvido na disciplina para a formação do profissional de psicologia e para os demais envolvidos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-10) Russo, Araceli Simão Gimenes ; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista.
  • ItemDissertação de mestrado
    Variação linguística: um desafio no ensino de língua materna
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-03) Paiva, Silvana da Costa de ; Beccari, Alessandro Jocelito ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As questões de ensino e variação linguística tornam-se complexas pela dificuldade de lidar com elas em sala de aula. Diversos autores constatam que o ensino de língua materna ainda está alicerçado numa visão monológica que ignora a oralidade tão rica do aluno. Considerando tais questões, nosso objetivo nessa pesquisa é promover uma reflexão sobre a variação linguística na sala de aula, assim como a concepção que o professor tem de língua/linguagem e o que isso implica no ensino de língua materna. Nessa perspectiva, pretende-se desenvolver no aluno e aluna uma consciência linguística em sua própria realidade escolar, por meio da análise de material audiovisual e de textos, levando-o(a) a refletir sobre os fenômenos linguísticos e suas relações na apropriação do seu conhecimento. Levá-lo(a) a entender as questões das diferenças linguísticas, desenvolver o respeito a essas diversidades e ao mesmo tempo aprender a lidar com o preconceito linguístico arraigado em nossa sociedade que se arrasta de geração em geração. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental da escola pública Noêmia Kuester Pisani Gerulis, Distrito de Pederneiras, São Paulo. Este trabalho se desdobra a partir de estudos da Sociolinguística Educacional, pensada por Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004), com respaldo teórico nos postulados da Linguística Aplicada, da Linguística de Texto, em documentos oficiais BNCC (1998), PCN (1997, 1998) em trabalhos como o de Antunes (2003, 2009), Bagno (1999, 2007, 2022), Basso e Gonçalves (2014), Bortoni-Ricardo (2004),Cagliari (1993), Castilho (2010, 2021), Faraco (2006, 2020, 2021), Fávero e Koch (2012), Geraldi (2011, 2012), Gomes (2009), Koch e Elias (2007, 2021), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Soares (2021), Souza-e-Silva e Koch (2011, 2012),Trask (2011), Travaglia (2009), entre outros e os pressupostos teóricos de Bakhtin (2011, 2016), Bakhtin/Volóchinov (2014).