Assis - FCLAS - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253933
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ItemDissertação de mestrado Psicologia e arte contemporânea negra : a arte de imaginar e reescrever os futuros de/com/como jovem negro*(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-28) Gois, Douglas Santos ; Galindo, Dolores Cristina Gomes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Como olhamos para além dos dados estatísticos? Para além da morte do corpo Negro? Seria possível ver para além desses dados e imaginar, (re)escrever o futuro da juventude Negra? O silenciamento ou condicionamento da juventude negra através das diferentes estratégias do genocídio tem contribuído para a reiteração da colonialidade e para o estado constante de violação que se incide sobre este corpo Negro. Contar uma contra-história ou buscar por contra narrativas é se negar a recontar e reviver as histórias dessas vozes torturadas pelo olhar dos violadores. Nessa perspectiva, tentamos vislumbrar a beleza na simplicidade da vida cotidiana da juventude Negra a partir da arte contemporânea Negra, suas pequenas e íntimas rebeldias que reescrevem seu futuro ao passo que se opõe às categorias sociais e a violência racial que os aprisionam. A imaginação política da juventude Negra nos ajuda na (re)escrita do futuro de/com/como jovem Negro, em que imaginamos imagens de futuridades que rompem a emergência e o Estado de sítio que a juventude Negra se encontra para tornar novos futuros, novos mundos possíveis.ItemDissertação de mestrado Victoria Ocampo (re)visitada por María Rosa Lojo: uma leitura comparada de Las libres del Sur (2004) e “1979 - Victoria en la ínsula de Fani” (2021)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Fujikawa, Guilherme Tardelli ; Mello, Kátia Rodrigues ; Ribeiro, Fernanda Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho realiza uma análise comparada da construção ficcional da personagem histórica Victoria Ocampo (1890-1979) no romance Las libres del Sur (2004) e no conto "1979 - Victoria en la ínsula de Fani", que integra a coletânea Así los trata la muerte (2021), ambos da escritora argentina contemporânea María Rosa Lojo (1954). O principal objetivo foi investigar como Lojo configura a ficcionalização de personagens históricas, especialmente Victoria Ocampo, para dar lugar a mulheres cujas vozes foram apagadas pelo discurso hegemônico e reivindicar sua importância na construção da identidade nacional argentina. Ao escolher Victoria Ocampo como protagonista das narrativas selecionadas, Lojo destaca uma figura proeminente que desafiou as normas da época e contribuiu significativamente para o cenário cultural e literário da Argentina, sem, entretanto, ter o devido reconhecimento por isso. A análise se concentra na discussão de como as narrativas constroem o protagonismo de Victoria Ocampo, explorando os recursos literários empregados por Lojo para criar uma representação ficcional que transcende a mera biografia, estendendo-se ao contexto mais amplo da literatura argentina contemporânea. Considerando o papel das mulheres na sociedade e como suas trajetórias foram, muitas vezes, subestimadas e apagadas pela história e pelo cânone literário, a discussão se ampara, ainda, em conceitos teóricos relacionados à intersecção entre história e ficção, com base nas contribuições de Hutcheon (1991), Trouche (2006) e Weinhardt (2011), entrelaçados com as premissas da literatura comparada, conforme Authier-Revuz (2007), Carvalhal (2006) e Torga (2001, 2007), e da crítica feminista, de acordo com Riot-Sarcey (2009), Zolin (2019) e Pateman (2021). Nesse percurso, o trabalho proporciona uma leitura comparativa que explora, à luz da intertextualidade (Samoyault, 2008), elementos de confluência, dissonância e diálogo entre o romance e o conto, revelando uma trama intratextual na obra lojiana que evidencia a evolução da representação ficcional de Victoria Ocampo. A análise empreendida favorece o entendimento da narrativa de María Rosa Lojo e promove uma discussão mais ampla sobre a representação da mulher na literatura argentina contemporânea, proporcionando uma compreensão mais profunda da contribuição da obra lojiana para o debate sobre o papel da mulher na história e na literatura.ItemDissertação de mestrado Entre a Palma e o Machado: consciência de nação na literatura peruana e brasileira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Benites, Ivanna Carrillo ; Callipo, Daniela Mantarro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente dissertação compara a literatura peruana e brasileira, utilizando as obras de Ricardo Palma e Machado de Assis para investigar como cada autor contribuiu para a construção de uma consciência nacional em seus respectivos países. O estudo parte da ideia de que, apesar da proximidade geográfica, há um distanciamento cultural entre Peru e Brasil, intensificado por fatores como a língua e o eurocentrismo. A autora destaca que tanto Palma quanto Machado vêm de origens modestas e tiveram carreiras literárias que se iniciaram no jornalismo, publicando crônicas e narrativas que refletiam sobre a sociedade de suas épocas. Ambos utilizaram o humor e a ironia como ferramentas literárias para criticar as injustiças sociais e promover a construção de identidades nacionais. A dissertação aborda a crônica, especificamente da série “Ao Acaso” (1864-1865) e a Tradición, (1872- 1883), como gêneros centrais para essa construção identitária, explorando como essas formas narrativas permitiram aos autores registrar eventos históricos e culturais de maneira acessível e popular. Além disso, a pesquisa se apoia em teóricos como Antonio Candido (1992; 1993) e José Carlos Mariátegui (2016) para discutir a importância da literatura como um sistema social, no qual escritores, leitores e a linguagem desempenham papéis interdependentes. A dissertação também destaca a influência da imprensa no processo de independência de ambos os países, mostrando que os jornais serviram como canais para a disseminação de ideias revolucionárias e para a formação de uma nova ordem política. Ao final, ao comparar os textos de Palma e Machado, a autora conclui que é possível identificar as semelhanças e diferenças no modo como ambos os autores contribuíram para o fortalecimento de uma identidade nacional no Peru e no Brasil, deixando um legado literário significativo que continua a influenciar as gerações posteriores.ItemDissertação de mestrado Literatura e tecnologia em diálogo: um estudo sobre a integração da leitura literária ao contexto de teletandem português-espanhol(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Oliveira, Fernanda Tamarozi de ; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)À medida que avançam, as novas tecnologias abrem caminhos para que professores, em diferentes níveis de ensino, revejam suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Teletandem (Telles, 2015), se caracteriza como um projeto de telecolaboração que tem o intuito de estimular a aprendizagem colaborativa e autônoma de línguas estrangeiras, em âmbito institucional, como ocorre na UNESP/FCL Assis. Trata-se de um espaço virtual em que dois estudantes trabalham em conjunto para aprender a língua um do outro. Esse contexto de ensino/aprendizagem favorece a proficiência em uma língua estrangeira e, ao mesmo tempo, possibilita o intercâmbio e a difusão de conhecimentos a respeito de questões culturais, históricas, sociais e literárias. Considerando tais aspectos, este estudo buscou integrar a literatura no Teletandem (TTD) e observar de que maneira a leitura e o compartilhamento de textos literários contribuem para a troca de saberes e para o processo de ensino/aprendizagem de línguas (no caso, o espanhol/LE), bem como para o desenvolvimento de professores em formação inicial de língua espanhola e suas literaturas. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado nos moldes da metodologia qualitativa de caráter interpretativista (Lüdke; André, 2013), pois houve a preocupação em retratar a perspectiva dos participantes, analisando formulários e transcrições de interações de TTD integrado às aulas de Língua Espanhola VI e VII da graduação em Letras da UNESP-FCL com uma universidade mexicana. A geração de dados ocorreu por meio de anotações das mediações, transcrições das interações e do formulário final direcionado aos participantes. As análises desses instrumentos buscaram compreender de que forma ocorreu a leitura no TTD e como a educação literária (Leahy-Dios, 2004), nesse contexto, pôde contribuir para o ensino/aprendizagem de língua espanhola, para a formação de professores e promoção de leitores críticos e sensíveis. Os resultados indicam que a presença da literatura em sessões de TTD pode aprimorar a formação inicial de professores da área de Letras, uma vez que lhes é oportunizado nesse contexto colaborativo o acesso às línguas e literaturas estrangeiras, possibilitando o desenvolvimento da competência linguística e intercultural, a partir da leitura de textos literários, também favorecendo a consciência profissional acerca do lugar que a literatura ocupa dentro da aula de língua espanhola. Portanto, podemos confirmar que o trabalho engajou os alunos do quarto ano de Letras Português e Espanhol a lerem e discutirem textos literários com seus parceiros, o que contribuiu para ampliação dos horizontes e reflexão sobre sua prática pedagógica.ItemDissertação de mestrado Como tornar se o que se é: um estudo fisiopsicológico de Nietzsche em suas Obras (1894) de Lou Andreas Salomé(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-13) Fernandes, Leonardo Alves ; Verissimo, Danilo Saretta ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação de Mestrado em Psicologia fundamenta-se na crítica nietzschiana às bases metafísicas da psicologia tradicional, com o objetivo de oferecer uma interpretação da “análise psicológica” de Lou Andreas-Salomé em seu livro Nietzsche em suas Obras (1894). Após uma introdução centrada na problemática da interpretação e na relação entre vida e obra em Nietzsche, apresentamos, no primeiro capítulo, seu empreendimento filosófico como uma “nova psicologia”, calcada no saber fisiopsicológico. Partimos de sua crítica ao racionalismo para elucidar a tematização do corpo na teorização da vontade de potência. Em seguida, analisamos o projeto de genealogia da moral, pelo qual Nietzsche diagnostica a cultura moderna e propõe uma transvaloração dos valores por meio de uma autoexperimentação da décadence. Por fim, retomamos a relação entre filosofia e saúde para inferir o significado do pioneirismo reivindicado por Nietzsche em termos de Psicologia, através do preceito de “tornar-se o que se é”. O segundo capítulo é reservado à análise do livro de Andreas-Salomé. Investigamos sua caracterização de Nietzsche pelo ideal do “cognoscente heroico”, para evidenciar como a autora trabalha a relação entre vivência, escrita e sofrimento. Próxima de um saber fisiopsicológico, a autora compreende que a vida vai além da biografia e percebe a obra como uma criação ético-estética, fruto da dinâmica dos impulsos. Ao enfatizar a doença do filósofo, seu interesse é discutir o processo de autossofrimento e autoelevação a propósito do conhecimento e da produção filosófica. Nesse sentido, o “espírito religioso” é a resposta particular de Andreas-Salomé para o problema da superação da condição decadente de Nietzsche. Sem desconsiderar as contradições aparentes em sua crítica ao “misticismo” da filosofia nietzschiana, concluímos nosso trabalho argumentando que a interpretação da autora deve ser apreciada considerando o conjunto de sua vida e obra. Apontamos, então, para a necessidade de mais estudos voltados para a filosofia andreas-salomeniana.ItemDissertação de mestrado Flora das trepadeiras de uma região de ecótono no leste do estado do Mato Grosso do Sul(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-06) Santos, Ana Maria Dourado dos ; Rezende, Andreia Alves ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As estimativas da diversidade de angiospermas brasileiras apontam para um total de 52 mil espécies, sendo que cerca de 53,1% das espécies são endêmicas. Identificar essa diversidade é crucial para estratégias de conservação, monitoramento e uso sustentável. Entretanto, nas diferentes regiões do país, existe uma baixa densidade e grande desigualdade de coleta, somado que a maioria dos estudos considera apenas árvores e arbustos, negligenciando outros hábitos, como as trepadeiras, que apesar de corresponderem a 25% da diversidade das florestas tropicais, são pouco estudadas. O estado do Mato Grosso do Sul possui grande variação fitogeográfica, que lhe proporciona uma alta diversidade e apresenta um processo de perda de habitat. Associando isso à baixa taxa de conhecimento de sua flora, é de suma importância o conhecimento das espécies nas diferentes regiões deste estado. Portanto, este estudo teve como objetivo principal inventariar, caracterizar e fornecer uma chave de identificação baseada em caracteres vegetativos para as trepadeiras ocorrentes em uma região ecotonal entre o Cerrado e Mata Atlântica no leste do estado de Mato Grosso do Sul. A área de estudo está localizada no município de Selvíria, MS, na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP campus de Ilha Solteira, com cerca de 1.647,51 ha, possuindo fragmentos florestais de Floresta Estacional Semidecidual (FES) e Cerradão. Realizaram-se coletas semanais, durante um ano, em trilhas nas áreas de vegetação nativa. Foram registradas 123 espécies, distribuídas em 22 famílias e 63 gêneros. As famílias mais diversas foram Bignoniaceae (21 spp.), Fabaceae (18) e Convolvulaceae (16). Os gêneros com maior número de espécies foram Serjania Mill. (12 spp.) e Ipomoea L. (9). As trepadeiras lenhosas corresponderam a 76% e as herbáceas a 24% do total amostrado. Ao analisar comparativamente esse estudo com outros nove trabalhos realizados em áreas de FES e CE, verificou-se que as áreas com fitofisionomia de Floresta Estacional Semidecidual são mais diversas, com número de espécies que variaram de 148 a 63, enquanto que nas áreas de Cerradão a riqueza de espécie variou de 71 a 32. Este é o primeiro estudo realizado em área de ecótono Cerrado-Mata Atlântica no Mato Grosso do Sul, destaca a importância de ampliar os esforços de coleta de lianas.ItemDissertação de mestrado Poemas desentranhados da terra: confluências e divergências na representação do sertão e do sertanejo em Juvenal Galeno e Patativa do Assaré(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Rodrigues, Isabel Cristina Santos de Oliveira ; Marques, Francisco Cláudio Alves ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Na visão de Tânia Carvalhal (2006), as obras literárias continuamente propõem diferentes perspectivas de conflito e, dentro da tradição à qual pertencem, abordam conexões e rupturas, aproximações e afastamentos, desvios e encontros. Essas considerações nos levam a perceber, no campo da literatura comparativa, que cada texto literário supõe uma compreensão específica do que foi acumulado na cultura (seja literária ou não). É essencial encararmos a literatura sempre como um processo de interações tanto entre as obras quanto entre estas e o mundo ao nosso redor. Com base nesses princípios, decidimos analisar as obras poéticas do escritor cearense Juvenal Galeno, compiladas em Lendas e canções populares, cuja primeira edição data de 1865, em comparação com os poemas de Patativa do Assaré, publicados na coletânea Inspiração nordestina, de 1956. Nosso intuito foi investigar as semelhanças e distinções na forma como o sertão e o sertanejo, bem como seu universo sociocultural, são representados. Desta maneira, buscamos identificar tanto as convergências quanto as divergências na representação do universo social sertanejo e de suas figuras populares, através da literatura em perspectiva comparada. Com esse objetivo, mais do que somente comparar a produção poética de Galeno e Patativa, buscamos evidenciar a importância e o papel que esses poetas desempenharam na cena cultural brasileira entre o final do século XIX e meados do século XX. Para isso, a dissertação está estruturada em três capítulos. No primeiro capítulo, intitulado “Juvenal Galeno e suas canções populares no tempo e na história”, discutimos a inserção de Juvenal Galeno no contexto literário e intelectual da segunda metade do século XIX, além de sua visão social em relação às classes subalternas ou àqueles que fazem parte de uma cultura não elitista. Já no segundo capítulo, “Representações do sertão e da vida sertaneja em Patativa do Assaré”, analisamos de que forma Patativa do Assaré fez investigações semelhantes em sua obra. Por último, no terceiro capítulo, “Convergências e divergências na representação do sertão e da vida social sertaneja em Juvenal Galeno e Patativa do Assaré”, é realizada uma análise comparativa das diferenças e semelhanças características das propostas literárias e das eventuais direções ideológicas adotadas por Juvenal Galeno e Patativa do Assaré, na busca por uma representação mais autêntica do universo que ambos se propuseram a retratar.ItemDissertação de mestrado Cartas e memórias: análise comparativa da trajetória da mulher negra nas obras de Maya Angelou e Djamila Ribeiro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-28) Francisco, Mariane Ribeiro de Assis ; Betella, Gabriela Kvacek ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente dissertação objetiva analisar a representação da mulher negra latino-americana e estadunidense na literatura. Para tanto, o trabalho tem como objeto de pesquisa duas obras: Cartas para Minha Avó (2021), da filósofa Djamila Ribeiro e Carta a minha Filha, da escritora e ativista Maya Angelou. Isto posto, a dissertação faz uma análise linear das vivências contadas por ambas as escritoras em suas narrativas, entrelaçando suas histórias. Como fundamentação teórica, o projeto conta com a contribuição de estudiosos como Sueli Carneiro em Enegrecer o Feminismo: A Situação da Mulher Negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero (2019), Grada Kilomba, em seu artigo A Máscara (2010), Silvio Almeida em O que é racismo estrutural? (2018), entre outros. Dessa forma, a dissertação busca utilizar a Literatura Comparada e Estudos culturais —principalmente os Estudos Culturais — para estabelecer um diálogo entre a história de mulheres negras em diferentes culturas.ItemDissertação de mestrado Literatura e multiletramentos em diálogo: análise de propostas didáticas de espanhol do CLDP-UNESP/Assis(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-18) Athayde, Maria Vitória de Almeida ; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O conceito de multiletramentos está vinculado, ao mesmo tempo, à multiplicidade cultural das populações e à multiplicidade semiótica e multimodal dos textos, as quais em muito caracterizam as sociedades urbanas, atualmente (Rojo, 2012). A questão que se coloca como desafiadora é estabelecer, em meio a toda essa multiplicidade que se faz presente na aula de língua, o lugar primordial dos gêneros literários, devido a seu valor estético e caráter humanizador (Candido, 1972; 1995), por ser a forma mais elaborada e nobre da expressão linguística que se dá no interior de um contexto social, histórico e cultural. Assim sendo, esta pesquisa objetivou analisar modos/formas de articulação dos gêneros literários aos multimodais no ensino da língua espanhola, com vistas ao letramento crítico, por meio da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012). Desse modo, pretendeu-se refletir sobre as etapas de elaboração de propostas didáticas e, de certo modo, contribuir para a formação de professores e leitores literários, nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). O desenvolvimento da pesquisa foi baseado nos moldes da metodologia qualitativa de caráter interpretativista (Lüdke, André, 2013), visto que teve como foco o processo de ensino e preocupou-se com a perspectiva dos participantes (neste caso, a pesquisadora e os tutores). Essas características se enquadram aos nossos objetivos, uma vez que desenvolvemos uma pesquisa na universidade, no contexto de um Centro de Línguas universitário, enfocando a formação inicial de professores, a produção de sua autonomia e o desenvolvimento de sua capacidade crítico-reflexiva. Nesse espaço, ocorreram reuniões com os professores/tutores de E/LE para o desenvolvimento de propostas didáticas que propiciassem contextos significativos de ensino e aprendizagem, a partir da articulação de gêneros literários e multimodais. Com base nos materiais que foram analisados, constatou-se que as duplas selecionadas de professores/tutores apresentaram algumas dificuldades durante o processo, dentre elas, destaca-se o despreparo no momento de estabelecer perguntas e permitir interpretações com a literatura. Contudo, entende-se que as duplas conseguiram elaborar as propostas didáticas, articulando os gêneros literários aos multimodais e democratizando o acesso à literatura. Assim, salienta-se a relevância desta investigação que visou contribuir para o desenvolvimento da autonomia e da reflexão dos professores de E/LE, no momento de sua formação, por meio da análise de seus materiais.ItemDissertação de mestrado As repercussões da pandemia no exercício da parentalidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-09-24) Santos, Giovana Benite dos ; Okamoto, Mary Yoko ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo tem como objetivo analisar as ressonâncias da pandemia de COVID-19 no exercício da parentalidade em famílias constituídas por casais heterossexuais com filhos de 6 a 7 anos durante o período de isolamento social e fechamento das escolas em 2020 e 2021. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa busca compreender os rearranjos e reorganizações do casal parental para atender à educação dos filhos, bem como para gerenciar as responsabilidades domésticas e as atividades cotidianas durante a pandemia. Além disso, a pesquisa analisa os processos de sofrimento que emergiram nas famílias nesse período, evidenciando as dinâmicas e estratégias adotadas para lidar com as múltiplas demandas impostas pela situação. A metodologia adotada incluiu entrevistas semidirigidas com as mães das crianças, permitindo uma compreensão aprofundada do contexto familiar e da dinâmica da função parental. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente.A pesquisa revela que a pandemia impôs desafios significativos às famílias, exigindo que os pais assumissem múltiplos papéis, como educadores e cuidadores, enquanto equilibravam o trabalho e a vida doméstica. As adaptações nas funções parentais foram cruciais para sustentar o processo educacional e o bem-estar emocional das crianças, mas também resultaram em elevados níveis de estresse e sofrimento. As famílias demonstraram grande capacidade de adaptação ao desenvolver estratégias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, embora o impacto emocional tenha sido profundo. O estudo destaca, ainda, a importância dos apoios institucionais e familiares no enfrentamento dessas dificuldades, proporcionando um ambiente seguro e resiliente para as crianças. A dissertação conclui que a pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na dinâmica familiar e na parentalidade, ressaltando a necessidade de suporte contínuo para as famílias em situações de crise. A pesquisa contribui para uma compreensão mais ampla e aprofundada da parentalidade em tempos de crise, iluminando as complexidades e desafios enfrentados pela família contemporânea.ItemDissertação de mestrado O preconceito linguístico e o ensino da língua materna : uma proposta de intervenção(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Solera, Daniela Perez ; Curado, Odilon Helou Fleury ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Busca-se com esta proposta interventiva alcançar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, da escola municipal Hebe de Almeida Leite Cardoso, localizada no município de Novo Horizonte, interior de São Paulo, situada em um bairro de nível socioeconômico mais baixo. Em virtude da diversidade cultural dos discentes, oriundos de outras regiões do país, houve a necessidade de que o ensino de língua materna e as práticas pedagógicas fossem repensadas. O intuito desta proposta interventiva é o desenvolvimento de uma consciência discursiva nos alunos de modo a, pelo menos, tentar reduzir práticas sociais relacionadas ao preconceito linguístico por parte dos estudantes. Sabemos que a língua e a sociedade estão relacionadas pelo fato de os falantes estarem inseridos em um contexto social que influencia o modo de falar dos indivíduos. É natural que a língua materna possua variações tanto na fala quanto na escrita, e que o desconhecimento das variedades linguísticas, associado à crença de que é correto apenas o que a gramática normativa prescreve para o modo escrito de expressão, muito contribui para que o preconceito linguístico surja como prática comum no cotidiano escolar dos alunos. A preocupação é despertar neles a valorização das próprias variantes linguísticas, com a compreensão de que elas são importantes, pois refletem a diversidade sociocultural da população e que, portanto, não é incorreto, ao contrário, é natural utilizá-las em nossa comunicação cotidiana. O resultado, esperado, foi a ampliação do conhecimento de mundo deles para que pudessem compreender que falar de “maneira diferente” não é errado e nem é demérito, visto que, em geral, o preconceito deriva de um nível superficial de entendimento, muitas vezes enraizado em nossa sociedade. Por meio de intervenções pedagógicas que buscaram valorizar a oralidade em sala de aula, associando-a, à escrita, possibilitou-se compreender as relações e as heterogeneidades próprias de cada uma, com base nas leituras e nas observações propostas, em especial, por Marcos Bagno (2007, 2009); Irandé Antunes (2009); Mikhail Bakhtin e Voloshinov (2006); Odilon H. Fleury Curado (2011) e (2012); Luiz Antônio Marcushi (2010); Dino Preti (2009), entre outros grandes estudiosos.ItemDissertação de mestrado Mulheres à deriva : deslocamentos e filiações em Carola Saavedra e Jean Rhys(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Duarte, Giovanna de Oliveira ; Marcari, Maria de Fátima Alves de Oliveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho analisa a partir de uma perspectiva crítica comparatista, a construção das protagonistas femininas dos romances Com armas sonolentas (2018), da brasileira Carola Saavedra, e Voyage in the dark (1934), da autora dominicana Jean Rhys. A análise comparativa das personagens objetiva a aproximação dessas a partir das experiências que compartilham entre si, relacionadas à memória familiar e ao exílio, considerando os deslocamentos geográficos, identitários e culturais que caracterizam tais experiências. Ademais, analisamos os processos de rememoração como mecanismos de superação traumática e de (re)construção de si, dentro e fora das narrativas, examinando aspectos autoficcionais e as possíveis relações das obras com o gênero denominado romance de filiação. A base teórica do presente trabalho é constituída por María Lugones (2008), Gloria Anzaldúa (1981), Edward Said (2003), Susan Friedman (2004), Elisabeth Badinter (1985), Zila Bernd (2018), Anna Faedrich (2015), Eurídice Figueiredo (2013), Adrienne Rich (1981), Heloisa Buarque de Holanda (1994), dentre outros.ItemDissertação de mestrado Letramento literário : o clube de leitura na formação do leitor juvenil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-19) Borges, Gislane Pedroso ; Sperança-Criscuolo, Ana Carolina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho, apresenta-se o percurso da pesquisa realizada entre os anos de 2022 e 2023 sobre o letramento literário no ensino fundamental, da Escola Estadual Anísio José Moreira, na cidade de Mirassol – SP. A complexidade do processo de letramento literário se dá no momento da recepção, divulgação e acessibilidade das obras literárias, perante um universo escolar dinamizado pela ausência de projetos direcionados ao letramento literário. Considerando-se a linguagem como um fenômeno histórico e socialmente construído, propõe-se como ferramenta de intervenção a criação de um Clube de Leitura, com o objetivo principal de desenvolver a competência leitora dos alunos da educação básica, contribuindo para a formação do leitor juvenil. Com base teórica nas reflexões de Rildo Cosson (2006, 2011, 2021), foi possível construir um arcabouço para fundamentar o entendimento das experiências do letramento literário, sobretudo a partir de sua importância na sociedade em que vivemos. Metodologicamente, utilizou-se a concepção do círculo de leitura proposto por Rildo Cosson (2021), dividindo-se a pesquisa em duas etapas: a primeira realizada com a leitura de textos de literatura contemporânea, e a segunda com a leitura de textos canônicos. Ao longo do trabalho desenvolvido com os alunos do projeto Clube de Leitura, foi possível verificar grande envolvimento com obras contemporâneas, que já faziam parte do universo deles; em relação às obras canônicas, foi encontrada maior dificuldade de interesse e de compreensão por parte dos alunos, o que tornou necessário o uso de outras estratégias para que os alunos pudessem ter acesso e uma melhor compreensão dos textos canônicos utilizados. Com base nas leituras e discussões realizadas com os alunos e no acompanhamento deles no decorrer do projeto, destaca-se a necessidade de intervenções voltadas ao letramento literário, tendo em vista sua eficácia na formação do aluno como leitor juvenil.ItemDissertação de mestrado Vou viver: entre memórias e compromisso social: – uma análise do fotolivro de Evandro Teixeira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Silva, Luís Gustavo Cavalheiro ; Barbosa, Carlos Alberto Sampaio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em um cenário no qual a imprensa brasileira passou por notáveis reformas editoriais e gráficas, caracterizadas pela expansão e profissionalização dos fotógrafos, destaca-se a figura do fotojornalista baiano Evandro Teixeira. Reconhecido por capturar momentos cruciais da história do Brasil durante o período da ditadura militar, Teixeira fotografou o golpe militar no Chile, em 1973, bem como o funeral do poeta Pablo Neruda. As imagens em questão foram incorporadas ao fotolivro Vou Viver: tributo a Pablo Neruda, que se configura como principal fonte e objeto de estudo deste trabalho. Nesse contexto, o estudo se concentra na análise do fotolivro de Evandro Teixeira, visando compreender como esse formato editorial possibilita aos fotógrafos a construção de suas próprias narrativas visuais dos eventos capturados. Essa abordagem contribui para a diversificação de perspectivas, desafia narrativas oficiais e promove uma compreensão mais abrangente e contextualizada dos acontecimentos registradosItemDissertação de mestrado Acolhimento e destituição do poder familiar: um estudo sobre a experiência materna em processos judiciais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-21) Mendonça, Talita Tinello ; Emídio, Thássia Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deparar-se com o panorama das mães que são afastadas do convívio de seus filhos compulsoriamente, mediante processos judiciais de acolhimento ou de destituição do poder familiar, leva a refletir sobre o desempenho das funções parentais e as diferentes questões que envolvem essa experiência. Embora tenham ocorrido transformações ao longo das últimas décadas na sociedade, percebe-se que ainda hoje a responsabilidade sobre os cuidados com os filhos é atribuída majoritariamente às mães. O presente estudo parte deste recorte para buscar investigar como mulheres que experienciam ou experienciaram processos judiciais de acolhimento ou destituição do poder familiar vivenciam a maternidade, tentando compreender os diversos fatores que a atravessam. Pressupõe-se que há um ideal burguês de maternidade construído historicamente, que traz diversas expectativas sobre a maternidade, as quais não são compatíveis com a realidade das mulheres pobres que sofrem tais ações judiciais. Assim, esta pesquisa objetiva compreender a vivência da maternidade de mulheres que tiveram seus filhos retirados pelo Estado, por meio de processos judiciais de acolhimento ou destituição do poder familiar, tendo tido, portanto, questionada a sua capacidade de exercer os cuidados com os próprios filhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como instrumento para coleta de dados a entrevista semidirigida. Foram entrevistadas cinco mulheres, que estavam passando ou haviam passado pela experiência de terem sido afastadas de seus filhos por força de determinações judiciais em processos de acolhimento ou destituição do poder familiar. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo Temática e se orientou em traçar uma interlocução entre o material colhido, os estudos da Psicanálise das Configurações Vinculares e do panorama histórico e social sobre as transformações da maternidade. Os resultados mostraram que todas as entrevistadas tinham o desejo de permanecer com seus filhos, eram mulheres pobres, em sua maioria negras e com histórico de uso de drogas, e a maior parte estava em comunidades terapêuticas no momento das entrevistas. Em suas experiências consta o relato de uma vivência da maternidade compartilhada, sobretudo com outras mulheres, com ausência da figura masculina. Foi narrada a ocorrência de institucionalizações ao longo de gerações em um mesmo grupo familiar. Os dados obtidos permitiram constatar a importância da garantia de suporte às famílias por meio de vínculos estabelecidos com instituições e comunidade, mediante políticas públicas efetivas, que participam na malhagem e remalhagem dos vínculos familiares, para que a família possa exercer a função de continente para seus membros. Foram observadas falhas no suporte do tecido social e a culpabilização das mulheres individualmente pelas falhas e rupturas, com isenção das responsabilidades do Estado para com elas.ItemDissertação de mestrado As vozes dos realismos nas narrativas de Milton Hatoum: romances, conto e audiovisual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Souza, Guilherme Alves de ; Betella, Gabriela Kvacek ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)This study addresses the complexity of a portion of Milton Hatoum's works and the audiovisual adaptations by Luiz Fernando Carvalho, Guilherme Cezar Coelho, and Sérgio Machado. It examines how the narrative configuration of these works reveals critical material about society, the subject, and its historical significance, highlighting the richness of narrative voices and the alternation between different categories, postures, and methods of literary realism. The analysis reveals that Hatoum's works exemplify the conjunction between literature and represented reality, offering an in-depth analysis of their social importance. For a realistic-critical and stylistic-sociological analysis, it was necessary to understand both categorically realistic conventions and the exploration of the reflection on the tradition of realism and its representations today. The comparison between the novels, the short story, and the audiovisual works demonstrates how the narrative voice highlights the tension between perspectives and the complexities of human relationships, significantly contributing to the understanding of contemporary Brazilian literature and its interpretations.ItemDissertação de mestrado Literatura infantil galardoada com o barco a vapor: um novo olhar sobre a contemporaneidade(UNESP, 0004-09-24) Menezes, Yasmin Rodrigues ; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação tem por objetivo apresentar reflexões acerca da relevância das premiações literárias em âmbito nacional, em especial, concedidas a obras infantis com ilustrações. Parte-se do pressuposto de que as premiações desempenham um papel crucial na promoção de novos autores e na divulgação de obras dotadas de valor estético com projetos inovadores. Para tanto, foram analisadas três obras galardoadas com o prêmio “Barco a Vapor”, promovido pela editora SM: Era uma vez outra vez (2015), de Glaucia Lewicki, ilustrada por Gonzalo Cárcamo; O sumiço da pantufa (2010), de Mariângela Haddad, com ilustrações da própria da autora; e Adeus é para super-heróis (2016), de Isabela Noronha, ilustrada por Bruna Assis Brasil. Em suas respectivas análises, utilizou-se como aporte teórico os estudos da Estética da Recepção e do Efeito (Jauss, 1979; 1994; Iser, 1979; 1999), a fim de analisar se essas obras estabelecem comunicabilidade com o leitor implícito, se seus temas podem cativar a criança leitora, se sua abordagem pode ampliar sua percepção sobre o texto literário, favorecer na sua descoberta de sentidos, desautomatizar suas concepções sobre o uso da língua e desenvolver seu senso crítico, ampliando seu horizonte de expectativas (Jauss, 1979; 1994; Iser, 1979; 1999). Além disso, como essas obras são ilustradas, procurou-se refletir, a partir do aporte teórico dos estudos desenvolvidos por Linden (2018), Scott e Nikolajeva (2012), e Salisbury e Styles (2013), sobre a forma como se configura em suas narrativas o diálogo entre o texto verbal e o imagético, e sua vitalidade enquanto literatura crossover (Beckett, 2009).ItemDissertação de mestrado Entre o factual e o ficcional: uma leitura de Memórias de Mama Blanca, de Teresa de la Parra(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-02) Roncone, Victória Maria de Freitas Davi ; Andrade, Cátia Inês Negrão Berlini de ; Mello, Kátia Rodrigues Kátia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa teve por objetivo estudar o romance Memórias de Mama Blanca (1929), da escritora venezuelana Teresa de La Parra (1890-1936), considerando o hibridismo da narrativa. O gênero memorialístico integra textos que podem relatar a trajetória de uma vida ou a história de um grupo. Entende-se como memória o registro do vivido, a preservação e resgate de imagens e/ou reconstrução da experiência humana (Bergson, 1990). Em contrapartida, a narrativa de Teresa de la Parra mostra-se híbrida, entre outros aspectos, por mesclar o factual com o ficcional em um texto marcadamente autobiográfico, que contém duas narradoras fictícias. A análise do romance foi realizada sob a luz dos estudos de Philippe Lejeune (2008), que apresenta os mecanismos que sustentam as narrativas fundadas no “eu”, entre elas, a autobiografia e a memória, baseando-se no conceito de “pacto autobiográfico”; e nas considerações de Manuel Alberca (2007), que agrupa os pactos autobiográfico e romanesco, de Lejeune, e disserta sobre a forma de recepção específica do “leitor-ideal”. Para compreender o que é factual e ficcional na narrativa estudada, foi feito um breve levantamento de dados sobre a vida da autora, com base nos estudos de Velia Bosch (1984) e Ana María Caula (2017), além da busca dos acontecimentos que marcaram o momento histórico-político no qual a obra está inserida, enfatizando as transformações da Venezuela, país em que se passa a narrativa. A análise realizada contempla, também, reflexões sobre como o feminismo foi importante para a expansão da literatura de autoria feminina, possibilitando que escritoras como Teresa de la Parra se tornassem parte do cânone literário.ItemDissertação de mestrado O ensino dialógico da escrita: repensando práticas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-18) Gouvêia, Jéssica Lucas de ; Curado, Odilon Helou FleuryA pesquisa assume a adoção de práticas dialógicas no ensino da escrita como objetivo para a proposta de oferecer subsídios à superação de dificuldades expressivas escritas de aprendizes em uma escola municipal de ensino fundamental II no município de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Nosso objeto de estudo tem como foco as produções textuais de um conjunto de alunos do 7° ano da EMEF Francisco Álvares Florence. Partindo do pressuposto de que a maior parte de tais dificuldades provém de um ensino de bases monológicas, voltadas para o trabalho com teorias gramaticais estanques, como os realizados pela então professora da turma, hoje a pesquisadora em causa, buscaremos compreender por meio da pesquisa qualitativa a natureza destas dificuldades, no tocante ao domínio da modalidade escrita formal do português, e, a partir daí, propor atividades que, conectando fala e escrita na medida da importância daquela para o manuseio eficaz desta, possam favorecer aos aprendizes desenvolver, na escola e na sociedade, o papel efetivo de sujeitos discursivos proficientes. Teórico-metodologicamente fundamentado no aporte sociointeracionista, associado ao dialogismo bakhtiniano, e nas concepções do sociólogo Pierre Bourdieu, o estudo assume que o sujeito e a linguagem constituem-se mutuamente em processos de sociointeração discursiva, circunstância poucas ou raríssimas vezes observada, em um contraponto dialógico, na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental, conforme demonstram-nos exaustivamente diversas pesquisas, como as de Koch (2023) e Marcuschi (2010). Posto isso, verificaremos como o ensino dialógico pode ser implantado durante o processo de ensino da escrita, exatamente em oposição ao alinhamento monológico escolar, muitas vezes responsável pela dicotomização, no atual cenário educacional, entre sujeito discursivo e linguagem. A escola, no ensino do português, centraliza sua atenção ou em teorizações formais ou, no que diz respeito à produção textual, no produto final, o texto, sem considerar efetivamente o processo, as relações sociais envolvidas, isolando o indivíduo e o contexto de produção, além de ignorar a complementaridade que envolve escrita e fala. O resultado esperado, na disseminação de novos conhecimentos para o ensino da escrita, é promover meios didáticos e sugerir propostas de práticas pedagógicas que possibilitem ao aprendiz compreender, como sujeito discursivo, a importância da “escrita dialógica”, na sua utilização cotidiana, propiciando-lhe melhores condições de interagir com o mundo de forma crítica. Como fruto das práticas adotadas durante este estudo, verificou-se que tendo como ponto de partida a oralidade, os alunos sentiram-se mais à vontade para registrar, posteriormente, de forma escrita seus conhecimentos; que a prática da escrita se tornou mais agradável e; além disso, que os diálogos em sala permitiram com que eles se reconhecessem nos discursos apresentados pelos colegas e começassem a compreender a Escola como espaço de partilha, de troca, de efetivo aprendizado.ItemDissertação de mestrado Ana Hatherly e o Barroco: um estudo da Claro-Escuro: Revista de Estudos Barrocos (1988-1991)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-16) Pinto, Vivian Aparecida Pereira ; Ferreira, Sandra AparecidaAna Hatherly (1929-2015) atuou no campo dos estudos sobre o barroco durante toda a sua trajetória de artista e escritora, seja na música, na poesia, nas artes plásticas ou mesmo na docência. Desde muito cedo, o cenário de Hatherly foi cercado por referências barrocas. Menos conhecida é a atuação de Hatherly como idealizadora e diretora da Claro-Escuro: Revista de Estudos Barrocos (1988-1991). Para divulgar mais amplamente o projeto proposto, cujo corpus compreende o gênero revista, nosso trabalho contempla a indexação da revista Claro-Escuro, que acolheu artigos de autores de diversas nacionalidades, os quais revisitaram o Barroco em suas várias manifestações literárias e plásticas. Publicada pela editora Quimera, de Lisboa, a revista dirigida por Hatherly destinava-se ao leitor e/ou pesquisador familiarizado com a complexidade do Barroco, dado o caráter denso e erudito dos ensaios, por vezes extensos, estampados nos sete números da publicação. Tal indexação, a ser disponibilizada no Portal de Revistas de Ideias e Culturas, coordenado pelo Prof. Dr. Luís Manuel Crespo de Andrade (FCSH–UNL/Portugal), cujo objetivo é a divulgação de pesquisas realizadas sobre revistas portuguesas do século XX, sendo que, mais recentemente (junho de 2022), o portal abriu espaço para os estudos de revistas brasileiras. Além da indexação da referida revista, nosso trabalho tem por objetivo apresentar os bastidores da publicação, bem como apresentar Ana Hatherly enquanto idealizadora e diretora da Claro-Escuro.