Publicação: A licenciatura em Física em um contexto de dupla modalidade: alguns aspectos da formação didático-pedagógica de licenciandos em situação de estágio supervisionado
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bozelli, Fernanda Cátia 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa está imersa, especificamente, no contexto de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública brasileira, o qual, após uma trajetória marcada por restruturações curriculares, atualmente é oferecido conjuntamente com a modalidade de formação de bacharelado. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo investigar indicadores da formação didático-pedagógica de licenciandos em situação de estágio supervisionado situados no cenário de formação dupla. Para orientar o processo de investigação definiu-se a seguinte questão de pesquisa: Em que medida o acompanhamento de licenciandos em física, planejando e ministrando aulas durante a realização do estágio supervisionado, pode revelar indicadores da formação didático-pedagógica considerando um curso de Física de dupla modalidade de formação? O corpus da pesquisa foi construído a partir do acompanhamento de uma turma de licenciandos durante a elaboração e execução de uma sequência didática ao longo do ano de 2019. Os dados foram constituídos por meio de gravações audiovisuais de apresentações do planejamento da sequência de aulas dos licenciandos e de encontros de reflexão pós regência. A análise dos dados foi fundamentada no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de vertente francesa, utilizando, principalmente, os textos de Orlandi (2015) e Brandão (2017). Os discursos dos licenciandos analisados e o discurso presente no Projeto Pedagógico do Curso revelaram a promoção de uma formação didático-pedagógica de forma desarticulada, com uma influência significativa do perfil do bacharel sobre o perfil do licenciado, o que contribui para a formação de profissionais mistos, com parte de suas características inerentes ao professor e parcela delas próximas as de um bacharel.
Resumo (inglês)
This research is immersed, specifically, in the context of a degree course in Physics at a Brazilian public university, which, after a trajectory marked by curricular restructuring, is currently offered together with the bachelor's degree training modality. Thus, this research aimed to investigate indicators of the didactic-pedagogical training of physics students in a supervised internship situation located in the dual training scenario. To guide the investigation process, the following research question was defined: To what extent the monitoring of physics students, planning and teaching classes during the supervised internship, can reveal indicators of didactic-pedagogical training considering a Physics course dual training modality? The corpus of the research was built from the monitoring of a group of undergraduates during the preparation and execution of a didactic sequence throughout 2019. The data were constituted by means of audiovisual recordings of presentations of the planning of the sequence of classes of the graduates and of reflection meetings after the regency. Data analysis was based on the theoretical and methodological framework of Frenchstyle Discourse Analysis, using mainly the texts of Orlandi (2015) and Brandão (2017). The discourses of the undergraduate students analyzed and the discourse present in the Course Pedagogical Project revealed the promotion of a didactic-pedagogical training in a disjointed way, with a significant influence of the bachelor's profile on the teacher's profile, which contributes to the formation of mixed professionals, with part of its characteristics inherent to the teacher and a portion of them close to those of a bachelor.
Descrição
Palavras-chave
Formação Inicial de Professores, Estágio Curricular Supervisionado, Análise de Discurso, Dupla Modalidade de Formação, Ensino de Física, Initial teacher training, Supervised internship, Discourse analysis, Double training modality, Physics teaching
Idioma
Português