Logotipo do repositório
 

Publicação:
O espaço museológico como mediador de conhecimento geográfico no ensino médio

dc.contributor.advisorPancher, Andreia Medinilha [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Adriano Ricardo Casimiro de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-12-09T14:00:43Z
dc.date.available2024-12-09T14:00:43Z
dc.date.issued2024-11-22
dc.description.abstractOs museus são extremamente significativos na história da humanidade, tanto no que diz respeito a sua formação como também a sua evolução. Assim, o uso dos espaços museológicos por alunos e professores em atividades escolares deve ser analisado e demandado, para que estes desempenhem um papel de mediador para o conhecimento significativo sobre o espaço geográfico e suas muitas relações. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo fundamental compreender a importância dos museus e da atividade museológica no contexto escolar, especificamente nos três anos do ensino médio. Para o propósito, a pesquisa se respaldou no método qualitativo, relativo ao tipo de estado da arte, e foi desenvolvida com base na análise bibliográfica referente ao ensino de conceitos e conteúdos geográficos por meio de museus, abrangendo um recorte temporal entre 2009 e 2024. Os resultados obtidos evidenciam a competência do espaço museológico enquanto um aliado ao ensino, além de exaltar a importância do trabalho teórico dentro da sala de aula do qual a visita ao museu permite aprofundar e complementar o conhecimento geográfico.pt
dc.description.abstractMuseums are extremely significant in the history of humanity, both in terms of their formation and evolution. Thus, the use of museum spaces by students and teachers in school activities must be analyzed and demanded, so that they play a mediating role for significant knowledge about geographic space and its many relationships. In view of the above, the present research had as its fundamental objective to understand the importance of museums and museum activities in the school context, specifically in the three years of high school. For this purpose, the research was supported by the qualitative method, related to the type of state of the art, and was developed based on the bibliographic analysis regarding the teaching of geographic concepts and content through museums, covering a time frame between 2009 and 2024. The results obtained demonstrate the competence of the museum space as an ally to teaching, in addition to highlighting the importance of theoretical work within the classroom, in which the visit to the museum allows deepening and complementing geographic knowledge.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258706
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectGeografia (Ensino Médio)pt
dc.subjectAcesso à coleção dos museuspt
dc.subjectCiências sociais - Trabalho de campopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMuseus - Métodos de registrospt
dc.subjectGeography (High school)en
dc.subjectMuseum registration methodsen
dc.subjectSocial sciences - Fieldworken
dc.subjectLearningen
dc.titleO espaço museológico como mediador de conhecimento geográfico no ensino médiopt
dc.title.alternativeThe museological space as a mediator of geographical knowledge in high schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Geografiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
freitas_arc_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
449.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
freitas_arc_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
107.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: