Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Perspectiva progressista na educação física: caminho para o "problema da articulação" na prática pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Maffei, Willer Soares

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT/IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), teve como objetivo principal desenvolver uma sequência pedagógica a partir da proposição teórico-metodológica Crítico-Superadora, buscando enfrentar a dicotomia entre teoria e prática no ensino da Educação Física, com foco no conteúdo “ginástica”. A motivação da investigação partiu da constatação, no contexto da escola pública paulista, da presença de práticas pedagógicas fragmentadas, descontextualizadas e pouco articuladas com referenciais teóricos críticos. A fundamentação teórica da pesquisa apoia-se na pedagogia histórico-crítica e no materialismo histórico-dialético, com ênfase na proposição crítico-superadora apresentada por Soares et al. (1992), Também dialoga com autores como Saviani (1983, 2003), Bracht (1999) e Libâneo (2012), que contribuem para a análise crítica das políticas educacionais e das contradições da escola pública brasileira. A metodologia adotada foi a pesquisa-participante, com caráter interventivo, realizada em uma escola estadual do interior de São Paulo, junto a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental anos finais. A intervenção consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre ginástica em 18 encontros. Os dados foram coletados por meio de registros reflexivos, observações participantes e entrevistas semiestruturadas com os estudantes, sendo analisados conforme os procedimentos da análise temática, permitindo identificar seis temas principais que sustentam a síntese interpretativa desta dissertação: 1. Educação Física como espaço de transformação social, em que o corpo é compreendido como território político e cultural; 2. Valorização da autonomia e da consciência crítica, com o desenvolvimento de sujeitos reflexivos e capazes de questionar naturalizações; 3. Superação da Educação Física limitada ao biológico, evidenciando a dimensão social e histórica das práticas corporais; 4. Mediação docente como elemento decisivo, reafirmando o papel do professor como articulador entre teoria e prática; 5. Ressignificação do conteúdo “ginástica”, passando de uma abordagem técnica e performativa para uma compreensão ampla e contextualizada; 6. Dimensão emancipatória do ensino, que articula conhecimento, crítica e prática social, em consonância com os fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os resultados indicaram a ampliação da compreensão dos estudantes sobre o conteúdo ginástica, ressignificando suas experiências anteriores, antes limitadas ao tecnicismo e à reprodução de movimentos. Em síntese, a investigação reafirma o potencial formativo da Educação Física quando pautada pela unidade entre teoria e prática, reflexão e ação, conteúdo e contexto. A construção dos indicadores pedagógicos propostos oferece subsídios concretos para que outros educadores possam planejar, desenvolver e avaliar suas práticas sob uma perspectiva progressista e emancipatória.

Resumo (inglês)

This research, developed within the scope of the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (ProEF), had as its main objective to develop a pedagogical sequence based on the Critical-Overcoming theoreticalmethodological proposition, seeking to address the dichotomy between theory and practice in Physical Education teaching, with a focus on the content "gymnastics." The motivation for the investigation arose from the observation, in the context of São Paulo public schools, of the presence of fragmented, decontextualized pedagogical practices that were poorly articulated with critical theoretical frameworks. The theoretical foundation of the research is based on historical-critical pedagogy and historicaldialectical materialism, with an emphasis on the critical-overcoming proposition presented by Soares et al. (1992). It also dialogues with authors such as Saviani (1983, 2003), Bracht (1999), and Libâneo (2012), who contribute to the critical analysis of educational policies and the contradictions of Brazilian public schools. The methodology adopted was participatory research, with an interventional approach, conducted at a state school in the interior of São Paulo state, with a class of 9th-grade students. The intervention consisted of developing and implementing a teaching sequence on gymnastics in 18 sessions. Data were collected through reflective journals, participant observations, and semi-structured interviews with students. Data were analyzed using thematic analysis, allowing us to identify six main themes that support the interpretative synthesis of this dissertation: 1. Physical Education as a space for social transformation, in which the body is understood as a political and cultural territory; 2. Valuing autonomy and critical consciousness, with the development of reflective individuals capable of questioning naturalizations; 3. Overcoming a Physical Education limited to the biological, highlighting the social and historical dimension of bodily practices; 4. Teacher mediation as a decisive element, reaffirming the teacher's role as a link between theory and practice; 5. Re-signification of the content "gymnastics," shifting from a technical and performative approach to a broad and contextualized understanding; 6. Emancipatory dimension of teaching, which articulates knowledge, critique, and social practice, in line with the foundations of historical-dialectical materialism. The results indicated a broadening of students' understanding of gymnastics content, redefining their previous experiences, previously limited to technicality and the reproduction of movements. In summary, the research reaffirms the formative potential of Physical Education when guided by the unity of theory and practice, reflection and action, content and context. The development of the proposed pedagogical indicators offers concrete support for other educators to plan, develop, and evaluate their practices from a progressive and emancipatory perspective.

Descrição

Palavras-chave

Educação Física, Ginástica, Preposição teórico-metodológica crítico-superadora, Aprendizagem, Physical Education, Gymnastics, Critical-overcoming theoretical methodological preposition

Idioma

Português

Citação

MEIRA, Alexandre Ramos de. Perspectiva progressista na educação física: caminho para o "problema da articulação" na prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação