Logotipo do repositório
 

Publicação:
#Elenão é Pop: poplarização de uma hashtag no portal UOL no ano de 2018

dc.contributor.advisorSilva, Larissa Maués Pelucio [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Thamires de Souza Trindade
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-09-18T11:21:12Z
dc.date.available2023-09-18T11:21:12Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a analisar como um veículo de comunicação da grande mídia retratou o movimento #Elenão. Para tanto, tomamos o portal UOL como lócus de observação, circunscrevendo o período de levantamento entre setembro a dezembro de 2018. A partir de um rigoroso levantamento dentro do Portal, procuramos entender quais foram os enquadramentos dados a hashtag, posto que, em levantamento já realizado, no qual nos valemos do descritor #elenão, obtivemos como resultado 62 matérias sobre o movimento e 27 matérias na qual a hashtag aparece associada ao mundo do showbiz. Partindo desse resultado, buscamos identificar como artistas do universo pop se relacionaram com o movimento #elenão e como se deu o diálogo das matérias com pautas feministas. Por meio da Análise de Conteúdo e Enquadramento (Framing Analysis) categorizamos essas matérias selecionadas em diversas seções temáticas, de acordo com o assunto retratado em cada e analisamos os enquadramentos presentes nessas matérias. O enquadramento predominante foi o de focar nas celebridades e polêmicas de artistas, associando os posicionamentos e declarações dos artistas ao movimento #Elenão. Os resultados indicam que o portal UOL priorizou pautas de celebridades, sem trazer uma abordagem detalhada sobre o que foi o movimento #Elenão. O portal ressignificou o movimento, associando a artistas e famosos, não informando sobre o protagonismo que começou por mulheres na internet. Para o desenvolvimento da pesquisa foram mobilizados materiais de cunho bibliográfico e documental, explorando os conceitos de cultura pop, ciberfeminismo e política. A presente pesquisa tem o fomento da CAPES, sob o processo nº 88887.673384/2022-00. As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade da autora e não necessariamente refletem a visão da CAPES.pt
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how a mainstream media vehicle portrayed the #Elenão movement. To this end, we took the UOL portal as a locus of observation, circumscribing the survey period between September and December 2018. From a rigorous survey within the Portal, we sought to understand what were the frames given to the hashtag, since, in a survey already carried out, in which we used the descriptor #elenão, we obtained as a result 62 articles about the movement and 27 articles in which the hashtag appears associated with the world of showbiz. Based on this result, we sought to identify how artists from the pop universe related to the #elenão movement and how the articles dialogued with feminist agendas. Through Content and Framing Analysis, we categorized these selected articles into several thematic sections, according to the subject portrayed in each and analyzed the frames present in these articles. The predominant framing was to focus on celebrities and controversial artists, associating the artists' positions and statements with the #Elenão movement. The results indicate that the UOL portal prioritized celebrity stories, without bringing a detailed approach to what the #Elenão movement was. The portal re-signified the movement, associating it with artists and celebrities, not informing about the protagonism that began by women on the internet. For the development of the research, bibliographic and documentary materials were mobilized, exploring the concepts of pop culture, cyberfeminism and politics. This research is supported by CAPES, under process n° 88887.673384/2022-00. The opinions, hypotheses and conclusions or recommendations expressed in this material are the responsibility of the author and do not necessarily reflect the view of CAPES.en
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.673384/2022-00.
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250702
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subject#Elenãopt
dc.subjectPortal UOLpt
dc.subjectEleições presidenciais 2018pt
dc.subjectCultura poppt
dc.subjectCiberfeminismopt
dc.subjectUOL portalpt
dc.subjectPresidential elections 2018en
dc.subjectPop cultureen
dc.subjectCyberfeminismen
dc.title#Elenão é Pop: poplarização de uma hashtag no portal UOL no ano de 2018pt
dc.title.alternative#Elenão is Pop: poplarization of a hashtag on the UOL portal in 2018.en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProcessos midiáticos e práticas socioculturaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_tmp_me_bauru.pdf
Tamanho:
5.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: