Função do 2º grau no Ensino Médio: uma abordagem a partir das etapas de modelagem matemática
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Ferreira, Guilherme Francisco 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Matemática
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho de conclusão de curso aborda o ensino de função quadrática no Ensino Médio, propondo a modelagem matemática como uma abordagem pedagógica alternativa para se trabalhar com esse tema. A pesquisa foi pensada através da minha preocupação com o ensino mecanizado nas escolas estaduais do Estado de São Paulo, intensificados pela adoção dos materiais digitais que vêm de forma padronizada pelo governo. Embora defendidos pela gestão, esses materiais são criticados pelos professores pela falta de flexibilidade pedagógica, que desconsidera a necessidade de cada turma. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é propor a modelagem matemática como estratégia de ensino para o conteúdo de função do 2º grau, utilizando como base o próprio material digital. A metodologia adotada envolve a análise do material digital da SEDUC do ano de 2025, focado na função quadrática para o primeiro ano do ensino médio. O trabalho se estrutura a partir de uma revisão bibliográfica de modelagem matemática, seguida de duas sequências de aulas adaptadas de função de segundo grau. Concluímos que a modelagem matemática é uma ferramenta potente para superar a abordagem tradicional, promovendo a autonomia dos alunos e uma aprendizagem mais significativa ao conectar a matemática a situações do cotidiano.
Resumo (inglês)
This final project addresses the teaching of quadratic functions in high school, proposing mathematical modeling as an alternative pedagogical approach to this topic. The research was conceived based on my concern about the automated teaching in state schools in the state of São Paulo, intensified by the adoption of digital materials standardized by the government. Although advocated by management, these materials are criticized by teachers for their lack of pedagogical flexibility, which disregards the needs of each class. Given this scenario, the objective of this work is to propose mathematical modeling as a teaching strategy for high school function content, using the digital material itself as a basis. The methodology adopted involves the analysis of the 2025 digital material from the State Education Department (SEDUC), focused on quadratic functions for the first year of high school. The work is structured around a literature review of mathematical modeling, followed by two adapted sequences of lessons on quadratic functions. We conclude that mathematical modeling is a powerful tool for overcoming traditional approaches, promoting student autonomy and more meaningful learning by connecting mathematics to everyday situations.
Descrição
Palavras-chave
Modelagem matemática, Função quadrática, Ensino Médio, Material digital, Mathematical modeling, Digital materials
Idioma
Português
Citação
FRANCHINI, Mirella. Função do 2º grau no Ensino Médio: uma abordagem a partir das etapas de modelagem matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

