Logotipo do repositório
 

Publicação:
A comunicação das campanhas sociais na televisão: a leitura do jovem sobre o referendo da comercialização de armas de fogo e munição do Brasil

dc.contributor.advisorVicente, Maximiliano Martin [UNESP]
dc.contributor.authorPaixão, Tatiane Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:04Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:04Z
dc.date.issued2007-12-12
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar o papel da comunicação nas campanhas sociais veiculadas na televisão e as leituras das mesmas realizadas pelos jovens expostos a essas mensagens. Tomando como objeto de estudo o referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munição no Brasil, buscou-se compreender o impacto da campanha em cidadãos em idade de voto facultativo da cidade de Bauru - SP. Para tanto, construiu-se um diálogo entre a comunicação realizada na televisão, palco no qual se debateram amplamente os posicionamentos sobre o tema em questão, o poder de transformação do marketing social e das campanhas sociais no intuito de verificar sua repercussão entre os jovens eleitores, isentos por lei da obrigatoriedade do voto, e o impacto das mesmas entre esse público-alvo. O trabalho comprovou a força de penetração das campanhas desenvolvidas pela televisão, mas também mostrou a ineficácia das mesmas no momento de despertar e motivar a participação, entendida como exercício da cidadania, dentro do grupo pesquisado.pt
dc.description.abstractThis hypothesis aims to analyze the role of communication in televised social campaigns and how the youth of Brazil deciphers the messages they are exposed to. By examining the referendum which proposed to outlaw the sale of firearms and ammunition in Brazil, a survey was conducted to undertand the campaign's impact on citizens, who were considered optional voters living in Bauru - SP. Throughout the survey, dialogue was established based on televised communication (a matter in which the participants' beliefs and opinions were highly discussed) as well as the power of persuasion social campaigns and marketing have. Therefore, by analyzing such communication, it is possible to observe the effects these issues ha on the young voters, who by law, are not required to vote. This research's proposal shows the capacity of the campaigns made for TV to penetrate its market; however this analysis also presents the campaign's inefficiency to motivate its audience to participate, as an act of citizenship within the group whom participated in the survey.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent124 f. : il. + 1 DVD
dc.identifier.aleph000546384
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.citationPAIXÃO, Tatiane Oliveira. A comunicação das campanhas sociais na televisão: a leitura do jovem sobre o referendo da comercialização de armas de fogo e munição do Brasil. 2007. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2007.
dc.identifier.filepaixao_to_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes5606170947611867
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89491
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMarketing socialpt
dc.subjectComunicação em marketingpt
dc.subjectTelevisão e juventudept
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectConsumopt
dc.subjectCampanhas sociais de açãopt
dc.subjectSocial marketingen
dc.subjectMarketing communicationen
dc.subjectSocial campaigns to take actionen
dc.subjectTelevision and youthen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectConsumptionen
dc.titleA comunicação das campanhas sociais na televisão: a leitura do jovem sobre o referendo da comercialização de armas de fogo e munição do Brasilpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5606170947611867
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paixao_to_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.4 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format