Publicação: A magia das narrativas de storytelling na Disney World: estratégias de comunicação e consolidação da marca como vendedora de sonhos
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Cabral, Raquel 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Relações Públicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo analisa o uso do storytelling como ferramenta de consolidação da imagem da marca Disney a partir de três produções cinematográficas em diferentes épocas que influenciaram a consolidação da marca como vendedora de sonhos. A pesquisa explora como a Disney usa técnicas narrativas, como a Jornada do Herói, e cria experiências imersivas para conquistar o público e estabelecer ligações emocionais. Além disso, discutimos a influência dessas narrativas sobre o comportamento de consumo, com especial ênfase no merchandising e nas experiências proporcionadas nos parques temáticos. A metodologia é qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica e análise de obras consagradas da Disney, como Steamboat Willie, O Rei Leão e Frozen por meio da análise crítica da narrativa. É possível concluir que, através de seu storytelling, a Disney estabelece vínculos emocionais profundos com seus consumidores, consolidando-se como uma marca capaz de transformar sonhos em realidade.
Resumo (inglês)
This study analyzes the use of storytelling as a tool for image consolidation of the Disney brand from three film productions in different eras that influenced the consolidation of the brand as a seller of dreams. Research explores how Disney uses narrative techniques, such as the Hero's Journey, and creates experiences immersive to win over the audience and establish emotional connections. In addition we discuss the influence of these narratives on consumer behavior, with Special emphasis on merchandising and experiences provided in the parks Themed. The methodology is qualitative, based on a literature review and analysis of established Disney works, such as Steamboat Willie, The Lion King and Frozen through of the critical analysis of the narrative. It is possible to conclude that, through its storytelling, the Disney establishes deep emotional bonds with its consumers, consolidating itself as a brand capable of turning dreams into reality.
Descrição
Palavras-chave
Storytelling, Comportamento do consumidor, Public Relations, Merchandising, Experiência do consumidor, Marketing, Hero's Journey
Idioma
Português
Como citar
SPÍRITO, Sarah Maria. A magia das narrativas de storytelling na Disney World: estratégias de comunicação e consolidação da marca como vendedora de sonhos. Orientador: Raquel Cabral. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.