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Publicação:
Leitura e escrita em educação matemática

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Orientador

Souza, Antonio Carlos de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Matemática - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Norteado pelo questionamento "como a leitura e escrita podem contribuir para a formação do cidadão crítico em Educação Matemática?”, o presente trabalho tem por objetivo investigar potencialidades da leitura e da escrita em Educação Matemática através de textos que abordam relações trabalhistas. Com base nos autores lidos, ressalta-se que práticas comprometidas com as competências leitora e escritora devem abarcar contextos sociais, econômicos e culturais, que promovam o conhecimento, a mobilização de habilidades matemáticas e o desenvolvimento da criticidade. A pesquisa desenvolvida possui aspectos qualitativos, com o uso da metodologia de estudo de caso, uma vez que há múltiplas possibilidades de experiências humanas. Enquanto a abordagem qualitativa percebe o ser humano como um ser que interage, interpreta e explora nuances em um meio dinâmico; o estudo de caso investiga, de modo empírico e particularista questões de aprendizagem dos alunos, entre outros fins. O projeto foi desenvolvido de forma remota, com o auxílio de formulários online e aplicativo de mensagens e contou com a participação de quatro alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Paulo. Ele trouxe a clareza de que o aprendizado é potencializado através da leitura e escrita em Educação Matemática, de que esta amplia a participação efetiva dos estudantes como protagonistas do saber e se configura como uma possibilidade real para promover uma prática pedagógica reflexiva e que favorece o aprendizado em Matemática. Destaca-se que o déficit na leitura dificulta a compreensão de quais dados são relevantes em um texto, bem como o que é pedido. Depoimentos dos participantes reforçam o que diversos autores evidenciam: na Educação Matemática, a leitura e a escrita são imprescindíveis. Cabe ao profissional de ensino buscar estratégias que garantam a diversidade de leitura e escrita no contexto escolar, o ato de planejar deve considerar a formação plena do educando, levando em conta o desenvolvimento das competências leitora e escritora para formação do cidadão crítico e atuante na sociedade.

Resumo (inglês)

Guided by the question "how can reading and writing contribute to the formation of critical citizens in Mathematics Education?", this paper aims to investigate the potential of reading and writing in Mathematics Education through texts that address labor relations. Based on the authors read, it is emphasized that practices committed to the reading and writing skills must encompass social, economic and cultural contexts, which promote knowledge, the mobilization of mathematical skills and the development of criticality. The developed research has qualitative aspects, using the case study methodology, since there are multiple possibilities for human experiences. While the qualitative approach perceives the human as a being that interacts, interprets and explores nuances in a dynamic environment; the case study investigates, in an empirical and particularistic way, student’s learning issues, among other purposes. The project was developed remotely, with the help of online forms and a messaging application and had the participation of four students in the second grade of high school at a state public school. It brought the clarity that learning is enhanced through reading and writing in Mathematics Education, that it expands the effective participation of students as protagonists of knowledge and is configured as a real possibility to promote a reflective pedagogical practice and that favors learning in Math. It is highlighted that the reading deficit makes it difficult to understand which data are relevant in a text, as well as what is requested. Participants' comments reinforce what several authors show: in Mathematics Education, reading and writing are essential. It is up to the teaching professional to seek strategies that guarantee the diversity of reading and writing in the school context, the act of planning must consider the full education of the student, taking into account the development of reading and writing skills for the formation of critical and active citizens.

Descrição

Palavras-chave

Ensino Médio, Matemática Crítica, Contextualização, Competência Leitora e Escritora, Estudo de Caso, High school, Critical Mathematics, Contextualization, Reading and writing skills, Case study, Matemática - Estudo e ensino, Matemática - Pesquisa, Professores de matemática, Estudo e ensino (Ensino médio)

Idioma

Português

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