Publicação: A prática de educadores sociais de um estabelecimento de assistência a criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social
dc.contributor.author | Lima, Marina Bevilacqua Alves de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP] | |
dc.contributor.author | Tebaldi, Danilo Lima [UNESP] | |
dc.contributor.author | Uesono, Juliana [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fiochi, Paula Ione da Costa Quinterno [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:37Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:37Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa/intervenção está inserida numa temática mais ampla que é a Análise Institucional de um estabelecimento de assistência à infância e adolescência no interior paulista. No ano de 2002 fomos chamados a intervir neste estabelecimento. Marcamos reunião com a diretoria e coordenadores para ouvir a demanda. Essa se apresentou na queixa da necessidade dos coordenadores terem supervisão de psicólogos para poderem lidar com os problemas apresentados pelas crianças e adolescentes, além de uma multiplicidade de outras problemáticas. Com o referencial teórico/prático da Análise Institucional percebemos que não poderíamos estar privilegiando um grupo do estabelecimento e sim procedendo a uma leitura do modo de funcionamento das relações na organização deste e somente assim intervindo. Para acionarmos o dispositivo grupal procedemos ao método de entrevistas abertas com vinte e três funcionários, dez pais e dez adolescentes. Estas foram gravadas com o consentimento dos sujeitos. Posteriormente transcrevemos a gravação e precedemos à análise dos discursos veiculados pelos agentes institucionais. Através deste procedimento, detectamos que aqueles funcionários que se colocavam como "educadores", apresentavam um discurso muitas vezes incompreensível; palavras desconectadas, falas interrompidas, colocando-se assim, num lugar de saber/poder na instituição, criticando por exemplo a parte operacional (cozinheira, caseiro, serventes) e dizendo que estes não atuavam como educadores. Seus discursos deram visibilidade ao fato de não saberem o significado de ser educador, remetendo o conceito à questões como cumprir horário, oferecer oficinas de marcenaria e bordado entre outras. Explicitou-se também um estabelecimento acéfalo, onde a diretoria se diz cansada de lidar com crianças e adolescentes, e os presidentes se encontram totalmente descomprometidos. Nessas relações com crianças e adolescentes o instituído aparece cristalizado e psicologizado como surge na fala de um dos funcionários: "40% têm problemas de aprendizagem e 60% têm problemas psicológicos". As relações são tensas entre funcionários "educadores" e isso recai sobre a população que freqüenta o estabelecimento. Deste modo, sem um plano pedagógico coletivo, as práticas e os saberes com a criança e o adolescente tornam-se tão burocratizadas e reprodutivistas a ponto desta instituição se orgulhar de estar atendendo a terceira geração da comunidade. As concepções de criança e adolescente que norteiam as práticas dos "educadores" passam pela moral e pelo julgamento através de discursos como: "são miseráveis", "se não estivessem aqui estariam pelas ruas, furtando, roubando e se drogando". As práticas dos educadores em função destes conceitos, são portanto controladoras e disciplinarizadoras. Práticas essas que constituirão os sujeitos enquanto corpos tutelados. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Assis, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Assis, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Direitos_Humanos/Direi04.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148405 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A prática de educadores sociais de um estabelecimento de assistência a criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Psicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLAS | pt |