Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Borghi, Raquel Fontes

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Partindo do pressuposto da avaliação em larga escala como instrumento de mensuração da qualidade da educação ofertada nas escolas públicas, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar a Avaliação Nacional da Alfabetização. A busca por informações se deu através da consulta as Legislações e Documentos que norteiam e embasam a aplicação de avaliações como a Avaliação Nacional da Alfabetização, assim como uma revisão bibliográfica sobre as avaliações educacionais, as avaliações externas, e a avaliação nacional da alfabetização nas plataformas CAPES e Scielo. Além disso, foi feito um estudo dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando identificar as potencialidades e limites para uma efetiva gestão dos resultados e diagnóstico do panorama da educação básica no Brasil, com ênfase no ciclo de alfabetização, que se encerra no 3º ano do ensino fundamental. A partir desses estudos nota-se uma real urgência de pensar os resultados das avaliações e suas implicações dentro do cotidiano escolar.

Descrição

Palavras-chave

Avaliação educacional, Avaliação externa, Avaliação Nacional da Alfabetização

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação