Publicação: Avaliação Nacional da Alfabetização: uma análise dos resultados
Carregando...
Data
Orientador
Borghi, Raquel Fontes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Partindo do pressuposto da avaliação em larga escala como instrumento de mensuração da qualidade da educação ofertada nas escolas públicas, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar a Avaliação Nacional da Alfabetização. A busca por informações se deu através da consulta as Legislações e Documentos que norteiam e embasam a aplicação de avaliações como a Avaliação Nacional da Alfabetização, assim como uma revisão bibliográfica sobre as avaliações educacionais, as avaliações externas, e a avaliação nacional da alfabetização nas plataformas CAPES e Scielo. Além disso, foi feito um estudo dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), buscando identificar as potencialidades e limites para uma efetiva gestão dos resultados e diagnóstico do
panorama da educação básica no Brasil, com ênfase no ciclo de alfabetização, que se encerra no 3º ano do ensino fundamental. A partir desses estudos nota-se uma real urgência de pensar os resultados das avaliações e suas implicações dentro do
cotidiano escolar.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação educacional, Avaliação externa, Avaliação Nacional da Alfabetização
Idioma
Português