Logotipo do repositório
 

Publicação:
O esforço de guerra americano na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico dos cartazes

dc.contributor.advisorPortela, Jean Cristtus [UNESP]
dc.contributor.authorRoza, Carlos Alberto dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:10Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:10Z
dc.date.issued2017-02-03
dc.description.abstractThis work was developed following the theories of Algirdas Julien Greimas, or Greimasian Semiotics. Our objective was to analyze posters that were created and printed during World War II according to the semiotics developed by Greimas. In order to do so, four posters of the period were selected and analyzed by the content plane and the expression plane approach. Semissimbolism is the result of the articulation of these two planes. In the content plane, fundamental, narrative and discursive levels were analyzed in each poster, then, the plane of expression in its topological, chromatic and eidetic categories were studied. By the time of the world conflict many posters were created and printed, and each of one transmitted the same message, using different elements. The artists of that time sought to innovate their works and resources to achieve the greatest effect and response that the moment required, such as exploring spaces in the area of the poster to convey the verbal message. The upper and lower areas were used, among other reasons to place the verbal text, which consisted of a main sentence in the upper part, and a complement in the lower part. The horizontal vs. vertical opposition also appeared in order to construct the message to be passed on to the population, always articulating the content and expression planes. The colors used in the posters were well exploited to produce varied effects and sensations, because they evoke an emotional content by its impact force and its expressiveness of easy assimilation, thus contributing to the transmission of a message. As to the light vs dark chromatic category, on the contrary to what our western culture usually associates, it was always present, but not always meaning a bad fact for the dark and good for the light, on the contrary, this category presented very divergent data of the common sense. The artists hired by the United States... (Complete abstract eletronic access below)en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar cartazes que foram criados e impressos durante a Segunda Guerra Mundial, segundo a semiótica desenvolvida por A. J. Greimas. Para tanto, foram selecionados e analisados quatro cartazes do período, abordando-se o plano do conteúdo e, a seguir, o plano da expressão. O Semissimbolismo é o resultado da articulação destes dois planos. No plano do conteúdo foram analisados, em cada cartaz, os níveis fundamental, narrativo e discursivo, em seguida, estudou-se o plano da expressão em suas categorias topológica, cromática e eidética. Na época do conflito mundial cada um dos cartazes transmitia a mesma mensagem utilizando-se de elementos diferentes. Os artistas de então procuraram inovar seus trabalhos e seus recursos visando atingir o maior efeito e resposta que o momento pedia, tais como o de explorar os espaços na área do cartaz para transmitir a mensagem verbal. As áreas superior e inferior foram utilizadas, dentre outros motivos, para situarem o texto verbal, que consistia de uma frase principal, na parte superior, e de um complemento na parte inferior. A oposição horizontal vs vertical também apareceu de forma a construir a mensagem a ser passada para a população, sempre articulando os planos do conteúdo e da expressão. As cores usadas nos cartazes foram bastante exploradas para produzir variados efeitos e sensações, pois evocam um conteúdo emocional por sua força de impacto e por sua expressividade de fácil assimilação, contribuindo, assim, para a transmissão de uma mensagem. Quanto à categoria cromática claro vs escuro, ao contrário do que nossa cultura ocidental costuma associar, esteve sempre presente, mas nem sempre significando um fato ruim para o escuro e bom para o claro, pelo contrário, esta categoria apresentou dados bastante divergentes do senso comum. Os artistas contratados pelo governo dos Estados Unidos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.identifier.aleph000885785
dc.identifier.citationROZA, Carlos Alberto dos Santos. O esforço de guerra americano na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico dos cartazes. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-20/000885785.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155551
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGreimas, Algirdas Julien 1917pt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectGuerra Mundial - 1939-1945pt
dc.subjectCartazespt
dc.subjectDiscourse analysispt
dc.titleO esforço de guerra americano na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico dos cartazespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000885785.pdf
Tamanho:
1.68 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format