Publicação:
Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares

dc.contributor.authorZapater, André Rocha
dc.contributor.authorSilveira, Duani Moraes
dc.contributor.authorVitta, Alberto de [UNESP]
dc.contributor.authorPadovani, Carlos Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, José Carlos Plácido da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:12:58Z
dc.date.available2014-05-20T13:12:58Z
dc.date.issued2004-01-01
dc.description.abstractAvaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.pt
dc.description.abstractThis work had as aim the seat posture evaluation program from first-grade students in elementary school, in a public, private and municipal school, in Bauru. For that 71 students were evaluated (pre-test) about knowledges related to seat posture education after all it was given an education program about it, made by exposured class, proof techniques and feedback associated of an effort program supplied by trained professors and finally the revaluation (post-test) of participants knowledge. As a result: 1) on the pre-test ocurred valuable difference between schools, the municipal school presented less mistakes number than the private and the public schools; 2) the post-test showed that there was a valuable difference showing that the municipal and private schools have had less mistakes number related to the public; 3) in all the schools the mistake situation was bigger before the test than after the test. Comparing schools, according to the mistake situation, when it increased public school has better answers than private schoolt. It's concluded that the program is efficient to increase the school's knowlegde about the seat posture education.en
dc.description.affiliationUniversidade do Sagrado Coração Departamento de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Bioestatística
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Bioestatística
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
dc.format.extent191-199
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019
dc.identifier.citationCiência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 191-199, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-81232004000100019
dc.identifier.fileS1413-81232004000100019.pdf
dc.identifier.issn1413-8123
dc.identifier.lattes8727897080522289
dc.identifier.scieloS1413-81232004000100019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/881
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletiva
dc.relation.ispartofjcr0.757
dc.relation.ispartofsjr0,566
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPrograma de educaçãopt
dc.subjectPostura sentadapt
dc.subjectEscolarespt
dc.subjectPrevençãopt
dc.subjectEducation programen
dc.subjectSeat postureen
dc.subjectScholars and preventionen
dc.titlePostura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolarespt
dc.title.alternativeSeat posture: the efficiency of an educational program for scholarsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8727897080522289[4]
unesp.author.orcid0000-0002-7719-9682[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentBioestatística - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-81232004000100019.pdf
Tamanho:
77.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: