Repository logo
 

Publication:
Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Abstract

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Introdução: neste trabalho objetiva-se descrever as atividades desenvolvidas no Laboratório do Ensino Tecnológico – LET, implantado no Campus da UNESP – Guaratinguetá, dentro do projeto de Melhoria da Qualidade do Ensino Profissionalizante. Este projeto, proposto à FAPESP (processo 97/10855-9) dentro do programa Ensino Público, teve seu início em junho de 1998, e encontra-se no momento (julho/2002) em fase de conclusão. Objetivos: o projeto objetivou, em resumo, investigar novas metodologias e técnicas de ensino, utilizando novas tecnologias do domínio da Informática, em particular, recursos de Multimídia, bem como avaliar o impacto deste ferramental na melhoria da qualidade do ensino técnico profissionalizante. Para este propósito, a equipe de pesquisadores da Universidade trabalhou em conjunto com professores de duas Escolas Técnicas de nível médio: (i) Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – CTIG, e (ii) Escola Técnica Estadual “Professor Alfredo de Barros Santos” – ETE/CEETEPS. Mais especificamente, os objetivos do projeto foram: (i) caracterizar uma forma adequada da implantação de novas metodologias pedagógicas, reformulando as técnicas aplicadas em sala de aula e laboratórios com a utilização de novas tecnologias; (ii) capacitar professores na utilização de novas tecnologias como: microcomputadores, softwares educacionais, projetores, dentre outras; e (iii) avaliar o impacto da utilização de novas metodologias, ferramentas e da capacitação do professor na melhoria da qualidade do ensino. Métodos: neste projeto optou-se pelo método gerencial do PDCA (P: plan, D: do, C: check e A: action) na solução de Problemas pelo alto grau de envolvimento, comprometimento e cooperação de todos os participante. Por exemplo, na fase de verificação (“check”) foram coletadas informações sobre a execução experimental, através de questionários, entrevistas com professores, alunos, os resultados obtidos tendo sido analisados e comparados com os objetivos almejados. Resultados: várias atividades foram propostas e desenvolvidas como Treinamentos, Workshops e Ciclos de Debates. Protótipos didáticos, com a utilização das tecnologias disponibilizadas, foram construídos para utilização em disciplinas como Eletricidade Básica, Eletrônica Básica, AutoCAD e Projeto. Os professores envolvidos no projeto participaram de todo o processo - planejamento, implementação e aplicação do material didático informatizado – havendo assim um comprometimento maior destes com a proposta do projeto. Acrescente-se que o desenvolvimento do projeto possibilitou uma reflexão sobre questões como (i) qual é o papel das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; (ii) quais os melhores momentos para introduzir as no trabalho cotidiano em sala de aula; e (iii) quais as principais mudanças observadas nos professores com relação a abordagem de conceitos em sala de aula, dentre outras.

Description

Keywords

Language

Portuguese

Citation

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs