Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Representações de estudantes do Ensino Médio sobre cientistas e a ciência: análise dos impactos de um design extensionista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bego, Amadeu Moura

Coorientador

Ferrari, Tarso Bortolucci

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - IQAR - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista e uma divulgação científica precária. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes, comparamos as visões de alunos de Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Araraquara, anterior e posteriormente a uma atividade extensionista de visita à universidade, no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, acerca das questões sobre ciência e visão sobre o cientista. A atividade científica conta com experimentação, aula e visitas. Os dados foram coletados por meio de desenhos e entrevistas reflexivas com a técnica de lembrança estimulada. Os alunos, em sua maioria, apresentaram no final da intervenção um melhor entendimento sobre ciência e cientistas.

Resumo (inglês)

The conceptions about the nature of science are often deformed and distorted due to a traditionalist teaching model and inadequate scientific dissemination. In order to analyze if there were changes in the students' conceptions, we compared the views of high school students from a State School in the city of Araraquara, before and after an outreach activity visiting the university, specifically the Institute of Chemistry at Unesp Araraquara, regarding issues about science and their perception of scientists. The scientific activity involved experimentation, lectures, and visits. Data was collected through drawings and reflective interviews using the stimulated recall technique. Most of the students, by the end of the intervention, showed an improved understanding of science and scientists.

Descrição

Palavras-chave

Cientistas, Desenho, Imaginação, Estereótipos, Ciência, Scientists, Drawings, Imagination, Stereotypes, Science

Idioma

Inglês

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Instituto de Química
IQAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Química


Programas de pós-graduação