Representações de estudantes do Ensino Médio sobre cientistas e a ciência: análise dos impactos de um design extensionista
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Ferrari, Tarso Bortolucci
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista e uma divulgação científica precária. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes, comparamos as visões de alunos de Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Araraquara, anterior e posteriormente a uma atividade extensionista de visita à universidade, no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, acerca das questões sobre ciência e visão sobre o cientista. A atividade científica conta com experimentação, aula e visitas. Os dados foram coletados por meio de desenhos e entrevistas reflexivas com a técnica de lembrança estimulada. Os alunos, em sua maioria, apresentaram no final da intervenção um melhor entendimento sobre ciência e cientistas.
Resumo (inglês)
The conceptions about the nature of science are often deformed and distorted due to a traditionalist teaching model and inadequate scientific dissemination. In order to analyze if there were changes in the students' conceptions, we compared the views of high school students from a State School in the city of Araraquara, before and after an outreach activity visiting the university, specifically the Institute of Chemistry at Unesp Araraquara, regarding issues about science and their perception of scientists. The scientific activity involved experimentation, lectures, and visits. Data was collected through drawings and reflective interviews using the stimulated recall technique. Most of the students, by the end of the intervention, showed an improved understanding of science and scientists.
Descrição
Palavras-chave
Cientistas, Desenho, Imaginação, Estereótipos, Ciência, Scientists, Drawings, Imagination, Stereotypes, Science
Idioma
Inglês

