Logo do repositório
 

Notação musical não convencional para repique

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Domiciano, Cassia Letícia Carrara

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Design

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho propõe a criação de um sistema de notação musical não convencional para o repique, instrumento de percussão. A proposta surge da minha vivência na Naumteria (bateria universitária da UNESP de Bauru) e da percepção das limitações no ensino do instrumento, pautado na oralidade e em registros audiovisuais de baixa qualidade. O projeto tem como objetivo desenvolver uma linguagem visual intuitiva e acessível para auxiliar no ensino e documentação de ritmos. A metodologia inclui pesquisa teórica, análise de similares, construção e refinamento de símbolos por meio de um formulário de opinião, e a produção de um produto final físico: fichas contendo partituras gráficas de cinco ritmos — Levada, Ijexá, Olodum, Arrocha e Reggae. Como resultado, foi desenvolvido um sistema funcional e adaptável, que pode servir tanto como ferramenta pedagógica quanto como instrumento de registro. O material é acessível a músicos iniciantes e oferece potencial de expansão para outros instrumentos e mídias digitais. Conclui-se que a notação criada facilita o ensino musical percussivo e contribui na preservação dos ritmos da Naumteria.

Resumo (inglês)

This project proposes the creation of a non-traditional music notation system for repique, a percussion instrument. The idea originated from my experience with Naumteria (university percussion ensemble at UNESP Bauru) and from observing the limitations of teaching methods based mainly on oral tradition and low-quality audiovisual recordings. The goal of the project is to develop an intuitive and accessible visual language to support the teaching and documentation of rhythms. The methodology involved theoretical research, analysis of similar systems, creation and refinement of symbols through a feedback-based survey, and the production of a physical final product: printed cards featuring graphic scores for five rhythms — Levada, Ijexá, Olodum, Arrocha, and Reggae. The outcome was a functional and adaptable system that can serve both as an educational tool and as a musical documentation. The material is accessible to beginner percussionists and has potential for expansion to other instruments and digital formats. It is concluded that the proposed notation facilitates percussion music learning and contributes to the preservation of the rhythms of Naumteria.

Descrição

Palavras-chave

Design, Notação musical, Percussão (Música), Repique, Musical notation, Information design

Idioma

Português

Citação

TENGUAN, Anna Carolina. Notação musical não convencional para repique. Orientadora: Cassia Letícia Carrara Domiciano. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Curso de graduação
Design
GD


Programas de pós-graduação