Publicação: Reintegração escolar de adolescentes drogadictos
dc.contributor.author | Borges, Mirlene Amaral [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Thiago Motta de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:41Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:41Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: o acompanhamento de pessoas drogadictas, em processo de recuperação, requer estratégias que evitem seu retorno à dependência e ofereçam possibilidades de autoconhecimento, favorecendo sua reintegração na sociedade, incluindo-se, nesta, a escola. A Comunidade Terapêutica “Só Por Hoje”, parceira desse projeto, oferece diversas atividades ocupacionais, entre as quais, aulas de algumas disciplinas como, por exemplo, Biologia. Em pesquisa anterior, realizada nessa comunidade, elegeu-se como prioridades de trabalho educativo a opção por uma metodologia que propicie a elaboração de conceitos biológicos, por intermédio de estratégias dinâmicas e diversificadas e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em temas relacionados ao cotidiano do jovem e conectados a assuntos do ensino regular. Objetivo: como objetivo propõe-se a elaborar material didático lúdico, que permita discutir com os adolescentes alguns conceitos relacionados ao ser humano, enfocando sua dimensão biológica (fisiologia e morfologia do corpo humano) e social, no que se refere à sexualidade humana e à relação homem-natureza e disponibilizar o material produzido a educadores que trabalhem com um público semelhante ao atendido pelo projeto. Proposta: em termos de proposta, dispõe-se a: (a) discutir a organização metodológica do conteúdo de ensino; (b) preparar os temas com estratégias didáticas lúdicas e com técnicas expositivo-teóricas e práticas; (c) desenvolver atividades e registrar a participação dos alunos nas mesmas; (d) discutir os resultados. Resultados: como resultados, espera-se a aprendizagem de conceitos morfofisiológicos do corpo humano e a conscientização da importância do homem como agente integrante da natureza. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ105.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148328 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Reintegração escolar de adolescentes drogadictos | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Educação - IBILCE | pt |