Reflexões sobre o binomio professor(a)-artista: a criação da aula como acontecimento artístico
Carregando...
Data
Autores
Orientador
André, Carminda Mendes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte - Teatro - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
We tried to develop a reflection about the theater teacher's acting, and for this we developed a practical theoretical research where we could put some concepts in the field. Performing a decupagem of the possible forms of performance of this teacher, here characterized by metaphors: teacher-artist, teacher-actor, teacher-director and teacher-performer. The performance of the theater teacher requires flexibility and play, since, in most cases, this professional is in a multi-purpose threshold: maestrodirector-actor-artist. Our field of practical experimentation was an educational stage realized at Sesc Belenzinho, next to the educational team of the exhibition YoYo: Tudo que vai Volta.
Resumo (português)
Procuramos desenvolver uma reflexão sobre as formas de atuação no teatroeducação, para isso desenvolvemos uma pesquisa teórico-prática onde pudemos colocar em campo alguns conceitos. Realizando uma decupagem das possíveis formas de atuação desse professor(a), aqui caracterizadas pelas metáforas: professor(a)-artista, professor(a)-ator(atriz), professor(a)-encenador(a) e professor(a)-performer. A atuação do(a) professor(a) de teatro exige flexibilidade e jogo, pois, na maioria das vezes este(a) profissional se encontra num expediente limiar de polivalência: mestre(a)-encenador(a)-ator(atriz)-artista. Nosso campo de experimentação prática foi no estágio educativo realizado no SESC Belenzinho, junto à equipe educativa da exposição YoYo: Tudo que vai volta.
Descrição
Palavras-chave
Arte e educação, Professores de representação teatral, Teatro - Estudo e ensino, Professores - Formação, Teatro na educação, Teachers, Training of
Idioma
Português
Citação
REICHERT, Maiquel Cristian. Reflexões sobre o binomio professor(a)-artista: a criação da aula como acontecimento artístico. 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2019.

